Confira o que user experience e marketing de conteúdo têm em comum.
A experiência do cliente (user experience em inglês, ou UX), tem sido um dos termos mais citados na esfera corporativa nos últimos anos. Ainda mais em tempos onde o ‘novo normal’ estabeleceu maneiras inovadoras de se comunicar e se relacionar com o cliente.
Segundo a pesquisa State of Connected Customer, realizada em 2019 pela Salesforce Research, 84% dos consumidores afirmam que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos e serviços.
Mas afinal o que é essa tal experiência do usuário? E como ela pode ser usada em conteúdos para empresas de tecnologia?
Principais assuntos desta postagem:
Entenda o que é user experience
A experiência é uma abordagem multidisciplinar que tenta identificar a maneira como os usuários se sentem ao usar (ou antecipar o uso) de um produto, sistema ou serviço.
Embora a maioria das pessoas que se referem à experiência pensem no processo em termos de trabalho de design – por exemplo, se a aparência de uma página da web cria uma impressão positiva nos visitantes – também pode incluir a realização de pesquisas de mercado, a execução de testes e análise de dados.
Mas, em sua essência, a experiência é sobre entender a maneira como algo faz os usuários se sentirem, pois são esses sentimentos que os levam a agir.
Uma interface de usuário (IU) de um aplicativo limpa e moderna, por exemplo, pode subconscientemente sinalizar para os usuários que eles estão comprando o melhor produto.
Pense, por exemplo, no design de um blog de uma empresa de tecnologia que usa cores ricas e elementos imponentes. Isso pode, inconscientemente, passar uma imagem de prestígio e poder para aqueles que procuram os serviços.
Transmitir esses sinais aos possíveis clientes pode reduzir a resistência em entrar em contato com a organização, pois eles podem se sentir mais confiantes de que escolheram a melhor fonte de assistência para suas necessidades.
Qual a relação entre UX e marketing de conteúdo tech
O marketing de conteúdo para empresas de tecnologia continua sendo uma das práticas de marketing mais populares porque dá credibilidade às marcas, envolvendo os clientes e dando a oportunidade de construir relacionamentos mais fortes e duradouros com eles.
No entanto, a abordagem do marketing de conteúdo mudou. Enquanto no passado bastava publicar artigos periodicamente para ter uma boa performance, hoje isso não é possível.
A cada 60 segundos milhões de novas peças de conteúdo são publicadas . Como suas personas agora têm uma variedade gigantesca de materiais para consumir, suas demandas também aumentaram. Elas agora buscam conteúdo de alta qualidade que tanto forneça dicas práticas como as ajude a resolver problemas específicos.
E a qualidade dos seus conteúdos para empresa de tecnologia não é a única coisa com a qual as personas se importam. O design e o apelo geral do blog, por exemplo, também são fatores de experiência imensamente importantes, ajudando-os a formar a percepção de sua marca em apenas alguns segundos.
Portanto, para se manter competitivo em um ecossistema tão superlotado e conquistar seu público-alvo, você precisa se concentrar na criação de uma estratégia de marketing de conteúdo que prioriza o cliente.
E é aí que entra a relação entre user experience e marketing de conteúdo. Não importa o quão bom seja o seu conteúdo, se um usuário não puder acessar, ler e compartilhar facilmente, ele não se sentirá envolvido.
Características da UX para os conteúdos de tecnologia
A experiência é frequentemente mal interpretada como tendo apenas a ver com a mecânica de um site ou interface de aplicativo. Na verdade, a UX está mais ligada a elementos como confiança, conforto e sucesso.
Ela orienta o usuário ao longo do caminho, ajudando-o a atingir seus objetivos, pois esses objetivos estão alinhados aos seus. E não envolve apenas usuários, é realmente um conceito de valor em três partes:
- A pessoa que consome os conteúdos tem que perceber que o é valioso para ela;
- Essa percepção será validada pelo consumo;
- Quando as duas coisas acontecem, o valor volta para a empresa: maior participação no mercado, fidelidade do cliente, dinheiro ganho ou economia de dinheiro.
Em outras palavras, uma boa experiência do usuário significa um bom ROI e clientes satisfeitos.
Como aplicar os conhecimentos de user experience no marketing de conteúdo
As pessoas formam as primeiras impressões do que encontram na vida diária em um período de tempo extraordinariamente curto. De acordo com uma pesquisa do Google, os usuários adoram designs simples e familiares.
Em menos de 50 milissegundos os usuários criam um “pressentimento” inicial que os ajuda a decidir se ficarão ou sairão de uma página. Essa primeira impressão depende de muitos fatores: estrutura, cores, espaçamento, simetria, quantidade de texto, fontes e muito mais.
Por isso seu site, blog e conteúdos precisam passar uma excelente boa impressão. É o ditado ‘menos é mais’, dito sempre pelo chef Henrique Fogaça desde a primeira edição do Masterchef.
A verdade é que todos nós fazemos julgamentos precipitados – e tanto a user experience quanto o marketing de conteúdo contribuem para melhorar essas primeiras impressões.
Portanto, sabendo o que fazemos sobre a usabilidade, responsividade, o impacto estético visual e a estrutura de experiência do usuário esperadas, como podemos aplicar o user experience à estratégia de marketing de conteúdo para garantir que as primeiras impressões dos visitantes sejam positivas?
Por mais contraditório que pareça, a solução é ser novo, de maneiras convencionais. A pesquisa do Google sugere que a novidade excita diferentes partes de nossos cérebros, levando a um interesse mais forte e a um melhor envolvimento.
Mas se a prototipação desempenha um papel nas impressões do usuário, você deve equilibrar ser original e convencional – e você pode fazer isso com seu conteúdo.
Por exemplo, você pode tentar manter o design do seu blog e conteúdos de acordo com as expectativas convencionais, enquanto também usa uma linguagem inesperada para despertar o interesse.
Apenas não use as evidências que sustentam a prototipação como uma desculpa para ser entediante. Embora maximizar as primeiras impressões seja importante, suas campanhas de conteúdo podem se beneficiar mais a longo prazo, sendo perturbadoras e ainda carregando significantes convencionais.
Avalie sempre a experiência do cliente
Um dos principais motivos pelos quais as pessoas se afastam de empresas e marcas online é devido aos processos de conversão excessivamente complicados.
Por exemplo, se o seu site ou blog têm uma seção de vendas é importante que o processo seja rápido e fácil . A mesma regra se aplica ao download de conteúdos ricos e comentários em posts. Para começar, é difícil incentivar os usuários a interagir – certifique-se de que o design UX seja um aliado às necessidades deles.
E como então verificar se está tudo certo nas páginas do site ou landing pages? Alguns caminhos são a realização de testes A/B, a utilização tanto do Google Analytics quanto de ferramentas como Hotjar e plugins de avaliação dos Vitals dessas respectivas páginas.
Considere também as métricas de bounce rate e conversão como balizadoras de uma boa experiência do cliente. Geralmente elas apontam para uma estratégia de sucesso quando estão dentro ou acima dos parâmetros de mercado/benchmarking.
Tenha uma interface do usuário minimalista
Elementos como pop-ups, formulários de inscrição e ofertas de vendas, entre outros, devem ser reduzidos ao mínimo quando se trata da experiência de leitura do usuário.
Da mesma forma, seus materiais multimídia devem sempre ser hospedados em plataformas de terceiros e vinculados ao seu site para carregamento mais rápido e fácil.
Você pode introduzir frases com call to actions no início e no final de seus materiais como uma forma de levar os usuários à conversão. Pop-ups ou outras mensagens podem ser perturbadores e não acrescentarem nada ao conteúdo em foco. Confie que seus leitores são capazes de converterem sozinhos se eles gostarem do design e da navegabilidade de seu blog.
O user experience e o marketing de conteúdo simplesmente andam de mãos dadas. O design funcional, atraente e centrado no usuário leva seu conteúdo para o próximo nível. Ajuda os visitantes a criarem primeiras impressões positivas, os envolve e inspira a conversão.
No entanto, a experiência do cliente não significa nada se não for combinada com um conteúdo altamente relevante que agregue valor.
Esperamos que este conteúdo ajude a alinhar a usabilidade e responsividade com sua estratégia de marketing de conteúdo para empresas de tecnologia. Quer continuar a trazer mais inteligência para as suas ações? Então não deixe de ler o e-book 10 métricas de marketing e vendas!
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