Sucesso da Netflix: marketing de conteúdo e a experiência do cliente

Marketing de Conteúdo

Sucesso da Netflix: marketing de conteúdo e a experiência do cliente

22 de junho de 2017

A Netflix tem crescido constantemente desde sua fundação em 1997, com seus investimentos em inovação e cuidados com a satisfação de seus clientes acabou resultando inclusive na falência da Blockbuster sua principal concorrente na época. Graças à estratégias de marketing de conteúdo e web analytics, a empresa fechou o ano de 2016 com 93,8 milhões de assinantes, 19 milhões a mais em comparação aos dados de em 2015 e nos últimos três meses de 2016, obteve um aumento de 41% no faturamento em relação ao mesmo período de 2015.

Durante a crise que o Brasil tem vivenciado, muitos canais por assinatura têm perdido clientes e a Netflix enquanto isso, tem obtido um crescimento constante. Os motivos para esse sucesso vão muito além do catálogo de filmes e séries oferecidos: o catálogo conta principalmente com filmes antigos e em muitas séries, nem  todas as temporadas disponíveis.

Você que lê este texto deve estar se perguntando: qual é o segredo para fazer com que uma empresa tenha sucesso e desfrute de resultados positivos, assim como a Netflix tem desfrutado? A receita não vem pronta, e varia de empresa para empresa, de acordo com o mercado em que está inserida e soluções que oferece. Mas, duas dicas com base nas condutas de sucesso da Netflix podem servir de inspiração para você. Confira!

1. Invista fortemente em marketing digital

Ao realizar estudos para a definição de estratégias a serem adotadas por determinada empresa em seu planejamento de marketing, fica claro a importância desta empresa se adequar aos canais ligados aos principais hábitos de seus clientes. Neste ponto, está  a importância de investir em marketing digital.

Atualmente as pessoas contam com computadores e dispositivos móveis para realizarem todo o tipo de tarefa em sua rotina. Uma pesquisa realizada em 2015, identificou que cerca de 102 milhões de brasileiros têm acesso à internet no país e segundo 89% dos entrevistados o celular é o principal dispositivo utilizado.

As pessoas contam com o Google para sanar suas principais dúvidas antes de tomar decisões em suas vidas, inclusive decisões de compra. Muito mais do que ter um preço competitivo, as empresas inteligentes têm buscado ter uma forte presença digital, priorizando estar entre os dez primeiros sites apresentados pelo Google em suas respostas.

A Netflix é uma dessas empresas. Identificou cedo a necessidade de estar presente neste meio e passou a investir fortemente em marketing digital. Uma de suas atitudes de sucesso, foi admitir diversas estratégias digitais e estar presente em diversas redes sociais, com o intuito de fortalecer a marca e estar cada vez mais perto de seus clientes.

Outra atitude foi contar com ações de web analytics para definir muitas de suas decisões, como por exemplo, a criação da série “House of Cards”. Aplicando duas ações básicas de web analytics a empresa sabia que a série seria um sucesso antes mesmo de ser lançada, sendo essas ações:

  • Coleta de dados: coletou dados de todo o mercado com pesquisas de comportamento, cliques e pausas, tempo de retenção no seu catálogo de séries e filmes, aceleração ou desaceleração de frames, entre outros, para entender qual tipo de série iria repercutir melhor.
  • Análise de dados: após coletar os dados a empresa os analisou e verificou que seu público gostava de séries envolvendo política, mas que a política em si não era o foco principal e com isso definiram o “House of Cards”, indo muito além da política, abordando outros temas de interesse do público contando com a participação de personagens fortes. Foi por meio dessa análise de dados que a empresa pôde ter certeza do sucesso da série antes mesmo de lançá-la.

O marketing de conteúdo no meio digital, permite que as empresas sejam capazes de atingir clientes qualificados para o seu negócio e oferecer seus produtos e serviços, no momento em que esses cliente realmente necessitem. Desta forma, há muitos ganhos financeiros, como por exemplo diminuição nos custos de aquisição de clientes, economias nos processos de venda, ganhos de autoridade envolvendo a marca, entre outros.

Ou seja, investir em marketing de conteúdo, permite que sua empresa adquira uma forte presença na internet e esteja entre os principais sites indicados pelo Google em suas buscas. Com isso, sua empresa será capaz de atingir mais clientes qualificados e oferecer seus produtos e serviços, na hora em que seu cliente precise. E com a aplicação de web analytics poderá analisar todos os resultados obtidos e tomar decisões com maior precisão.

2. Priorize uma experiência de qualidade entre seus clientes e sua empresa

Não é novidade que o principal mantenedor de um negócio é o cliente. Muitas empresas sabem disso, mas nem todas dão toda a atenção que deveriam para melhorias na experiência que estes clientes vivenciam em suas empresas. Os empresários que são capazes de identificar esta necessidade e aplicar ações eficientes nessas experiências, não só conseguem encantar seus clientes, como atraem cada vez mais novos clientes todos os dias.

A Netflix investe constantemente em melhorias na experiência vivenciada pelos seus clientes também utilizando estratégias oriundas de web analytics. A empresa envia pesquisas de satisfação de forma periódica, para assinantes e ex-assinantes, para estar sempre em busca de identificar pontos que precisam ser melhorados na opinião de seus clientes e desta forma, prosseguir com o que for necessário.

A empresa conta também com um ótimo SAC e também com atendimento ao cliente nas redes sociais. Sua comunicação é informal e pessoal e suas soluções são rápidas, sempre priorizando a satisfação de seus clientes. Graças à essas atitudes, a Netflix ganhou um sentimento de amor por parte de seus clientes, gerando inclusive depoimentos de carinho sobre estas experiências extraordinárias na internet. Como no caso de um brasileiro do Rio Grande do Sul que foi surpreendido pela simpatia do atendente e que resolveu seu problema em menos de quatro minutos de ligação, o que foi bem diferente das experiências que ele estava acostumado a ter nos SACs de outras empresas no Brasil.

As ações e estratégias de web analytics, de marketing de conteúdo e da experiência vivenciada pelos seus clientes na sua empresa devem ser prioritárias, assim como são para a Netflix. Ao aplicar estas estratégias de forma eficiente, sua empresa estará no caminho certo para fidelizar os clientes, crescer cada vez mais e desfrutar de resultados positivos.

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