As redes sociais têm sido utilizadas como grandes aliadas na geração de tráfego para os sites e leads qualificados. O marketing de conteúdo faz uso desses importantes recursos para divulgação das postagens dos blogs corporativos. Você sabia que empresas com alta atividade nas redes sociais conseguem aumentar as vendas em 18%? Entenda agora como essa parceria entre marketing de conteúdo e redes sociais pode funcionar também para uma empresa de tecnologia:
Sua empresa tem um blog – se não ainda não tem, é hora de providenciar! – e nele publica conteúdos de qualidade e relevância para seu público-alvo. Ora, se quem não é visto, não é clicado, então você precisa promover sua empresa em todos os canais digitais possíveis. Com as técnicas de SEO, você dá relevância para seu conteúdo. As publicações nas redes sociais, vão incrementar essa visibilidade, atingindo uma audiência mais qualificada, de acordo com o foco de negócio da sua empresa.
Quanto ao perfil de compras para soluções tecnológicas, segundo uma análise detalhada das aquisições de tecnologia nos EUA, entre 2009 e 2015, divulgada pela Forrester Research, estima-se que mais de 33% serão negócios conduzidos em conjunto pela área fim e a área de TI. Isso significa dizer que, participar das redes sociais é uma excelente estratégia, afinal, nelas estão presentes tanto os profissionais de TI quanto os profissionais de negócio (como CFO´s, gestores de RH, engenheiros, gestores de serviço), que têm relação com as soluções que sua empresa oferece.
Para ficar mais claro, selecionamos um exemplo prático, que ilustra bem como a dupla marketing de conteúdo e redes sociais vem ajudando empresas de TI a alavancar seus resultados :
- A Softplan é uma empresa que fornece soluções tecnológicas para o segmento da Construção Civil. Iniciou seu processo de presença digital em 2009 e, há aproximadamente dois anos, o marketing de conteúdo passou a ser um fortíssimo aliado para aumentar os resultados da empresa.
- Possui um blog, onde publica conteúdo relevante constantemente. Seus temas são relacionados à gestão das obras, produtividade, custos, orçamento, gestão financeira, relação com fornecedores, situação econômica e até oportunidades de negócio.
- Está presente no Facebook, e Izabel Matos, responsável pelas estratégias de conteúdo da empresa, afirma: “entendemos que é uma ótima alternativa para engajar e diversificar nosso público. Por exemplo, a divulgação dos ebooks nessa rede traz excelentes resultados em número de acessos e geração de contatos”.
- Também participa da rede social LinkedIn, e disponibilizou estrategicamente para apresentar seu produto, uma showcase que já conta com quase 500 seguidores. A participação nos grupos de discussão é uma excelente estratégia para a empresa, que consegue engajar audiência mais qualificada para o segmento em que atua, a Construção Civil, além de diversificar sua participação em grupos de outros setores, de acordo com a relevância dos temas abordados em cada conteúdo.
- Além disso, a Softplan conta com um perfil sempre (sempre!) atualizado no Google+, que já tem mais de 19.000 visualizações.
A empresa percebe que o marketing de conteúdo ajuda a manter o volume de leads, mesmo com a economia tão retraída. “E os leads repassados para a área de Prospecção e Vendas são muito mais qualificados. Mesmo o primeiro contato já demanda informações mais aprofundadas sobre a solução, e mais rapidamente se chega ao processo de demonstração do software, porque o lead já chega muito bem informado”, comenta Izabel.
Um exemplo como esse comprova as estatísticas sobre marketing de conteúdo e os resultados trazidos por ele. Independente do perfil do seu consumidor, e da rede social a ser utilizada, sua empresa precisa investir em conteúdos de qualidade, publicados frequentemente e compartilhados nos canais sociais onde sua persona está.
Continue acompanhando nosso blog, logo vamos falar mais das redes sociais. Se preferir, fale diretamente conosco!