Você busca diversificar os formatos do marketing de conteúdo tech? Essa é uma abordagem importante. Neste sentido, para ampliar o leque de conteúdos, vale a pena produzir podcasts de tecnologia.
Depois do sucesso dos vídeos e canais do YouTube, chegou a vez dos podcasts ganharem os internautas. A audiência dos programas em formato de áudio não para de crescer.
Nos Estados Unidos, de acordo com o estudo The Infinite Dial 2020, 155 milhões de pessoas, ou 55% da população, ouvem podcasts. Além disso, 75% dos norte americanos conhecem o meio. Em média, eles gastam 6:39 horas por semana ouvindo podcasts.
Nos Estados Unidos, no Brasil e no mundo, os números apontam para o crescente interesse das pessoas por esse tipo de formato de conteúdo. Até mesmo porque, para consumir, basta ter um pouco de atenção. Em paralelo, ao mesmo tempo, é possível fazer outras tarefas rotineiras, como lavar a louça, encarar o trânsito pesado ou redigir um e-mail simples.
Em 2019, de acordo com o relatório Podcasting Market Size, Share, Industry Report, o tamanho do mercado global de podcasting foi avaliado em US$ 9,28 bilhões. De 2020 a 2027, estima-se uma taxa composta de crescimento anual de 27,5%. Ou seja, ainda há muito por vir.
Neste contexto, os podcasts já têm sido usados como ferramentas de conteúdo de tecnologia inovador até mesmo pelas gigantes do setor. Em 2019, o Facebook lançou um podcast sobre empreendedorismo. Outras empresas tech, como Microsoft e Lyft, também começaram a produzir programas com sua assinatura.
Neste post, vamos mostrar porque os podcasts de tecnologia são importantes para a estratégia de marketing de conteúdo tech. Continue lendo o artigo!
Principais assuntos desta postagem:
Como surgiram os podcasts?
Embora pareçam uma invenção recente, os podcasts têm história. Em 2004, Steve Jobs criou o formato que, nada mais era, do que uma combinação de iPod com Broadcast. Contudo, o sucesso deste tipo de conteúdo veio a se concretizar somente 15 anos mais tarde.
Ao longo desse período, alguns avanços foram fundamentais para a popularização do formato:
- Massificação de aparelhos digitais, como smartphones e tablets;
- Chegada de alto-falantes equipados com assistentes de voz, como o Google Nest Mini e a linha Amazon Echo;
- Produção de podcasts jornalísticos, inspirados nos modelos americanos.
Vale destacar que o sucesso do primeiro podcast jornalístico da história, o The Daily, do New York Times, impulsionou o consumo deste tipo de conteúdo.
No Brasil, o ano de 2019 foi marcado pela crescente popularidade do formato. De acordo com dados da Voxnest, a produção de podcasts cresceu 85% entre janeiro e novembro do último ano.
Principais características de um podcast
Antes de abordar as características, é importante reforçar o conceito de podcast.
É uma série de episódios falados em formato de áudio, geralmente focados em um tópico ou tema específico, como tecnologia e startups. Atualmente, a maioria dos podcasts entrega apenas conteúdo em áudio, embora existam também podcasts de vídeo.
Na criação de um programa podcast, o apresentador desempenha um papel importante. O ideal é que ele seja um bom comunicador e traga convidados e especialistas em tecnologia para cada episódio.
Embora não exista uma fórmula para produção de um podcast de sucesso, algumas características são essenciais. Você pode adotá-las como boas práticas e começar a criar o seu podcast de tecnologia.
Consistência
Ser consistente com seu podcast é vital, para que seus ouvintes saibam quando acessar o conteúdo novo. Se o seu podcast for diário, semanal ou mensal, siga-o e não pule um dia, uma semana ou um mês. As pessoas gostam de saber que seu podcast esperará por elas em um determinado momento. Se você não respeitar a periodicidade, pode facilmente fazer com que percam o interesse pelo seu conteúdo de tecnologia inovador.
Bons equipamentos
Ter um equipamento de som de qualidade para a produção de seu trabalho é igualmente importante. Além disso, vale certificar-se sobre a qualidade do seu áudio. Afinal, ninguém quer ouvir um podcast de tecnologia com ruídos ou volume baixo.
Público engajado
Construa seu público, se envolva com eles e forneça um espaço para que eles possam interagir uns com os outros.
Como um host de podcast, você precisa falar com o seu público como se eles estivessem ali com você. Para medir o impacto do conteúdo, peça aos ouvintes para que registrem seus feedbacks, deixando uma avaliação no seu site ou enviando e-mails.
Convidados especialistas no assunto
Faça um esforço para buscar o convidado certo para o seu podcast. Um convidado pode interromper ou fazer do seu episódio um sucesso. Tenha em mente que nem todos irão contribuir para que você alcance picos de audiência.
Portanto, descubra se a pessoa irá, de fato, contribuir para o podcast, entregando o conteúdo valioso que seus ouvintes procuram.
Conhecimento é fundamental
Como produtor do podcast de tecnologia, você precisa conhecer os temas abordados em profundidade e dominar o assunto. Para abordar qualquer tipo de tópico, busque estar bem fundamentado. Essa é a única maneira de inspirar seus ouvintes e manter a audiência.
Roteiro de podcast bem elaborado
Construir um bom roteiro de podcast pode melhorar muito a qualidade do conteúdo, aumentando o engajamento dos ouvintes.
O ideal é contar com um profissional especializado em produção de conteúdo de tecnologia inovador para esta etapa. Isso porque um redator especialista em marketing de conteúdo tech possui conhecimento e repertório, para criar roteiros profundos e com a qualidade desejada.
Títulos e descrições fantásticos
A primeira impressão importa muito quando o assunto é a produção de podcast de tecnologia. Por isso, o título e a descrição deve ser capaz de chamar a atenção e convidar as pessoas para que elas ouçam seus episódios. Criar um título cativante, criativo e matador é fator chave para conseguir uma boa audiência.
Mais visibilidade com podcast de tecnologia
Atualmente, na estratégia de marketing de conteúdo tech, você deve considerar incluir a produção de podcast de tecnologia. O formato é cada vez mais popular, atraindo milhares de ouvintes, uma vez que entrega conteúdo de valor que pode ser consumido quando o lead está envolvido em outras tarefas.
Além disso, ao ter o podcast em um agregador, como Spotify ou Deezer, o nome da empresa tech está em uma vitrine de destaque. Ou seja, a marca ganha mais visibilidade.
De outro modo, este tipo de conteúdo estimula o desenvolvimento dos profissionais do setor de tecnologia. Afinal, eles serão os especialistas responsáveis pela condução dos programas.
Se você está pensando em produzir um podcast de tecnologia, saiba que podemos ajudá-lo.
Com a nossa experiência em produção de conteúdo de tecnologia inovador, construímos um ebook que apresenta tudo o que você precisa saber sobre este formato. Desde a história, as etapas de construções, incluindo o roteiro de podcast, até a distribuição dos episódios.
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