Saiba quais são as tendências para empresa de tecnologia em 2021

Tecnologia e inovação

Saiba quais são as tendências para empresa de tecnologia em 2021

23 de fevereiro de 2021

O ano de 2021 promete ser bastante transformador por isso é importante prestar atenção redobrada às tendências para empresa de tecnologia

A transformação digital está revolucionando a forma com que as pessoas se relacionam com a tecnologia. Fenômeno esse que foi acelerado por conta da pandemia. 

Por conta disso, o ano de 2020 foi de grandes avanços na tecnologia e o ano de 2021 não deverá ser diferente. A consultoria Gartner realizou um levantamento que buscou identificar quais são as maiores tendências para empresa de tecnologia para esse ano. 

A Motor Tech Content traz para você o compilado dessas informações, adicionando cases nacionais que já retratam essa nova realidade. Confira esse conteúdo imperdível logo abaixo! 

Tecnologias que se complementam 

As tecnologias que abaixo serão apresentadas possuem alguns pontos em comum. São essas características que as destacam e as colocam em um patamar de promessa de tendências para empresa de tecnologia. São elas: 

Centralidade nas pessoas: São tecnologias modeladas para atender as necessidades das pessoas, portanto a praticidade da utilização e a acessibilidade são fatores importantes. 

Independência de localização: Complementando o ponto acima, a independência de localização se faz necessária para um aumento significativo da produtividade, que preza o bem-estar do usuário.

Entrega resiliente: Tecnologias flexíveis, que se adaptam facilmente ao cenário em que forem submetidas. Seja operando presencialmente, ou a distância. 

Confira então quais são as tecnologias detentoras dessas características que prometem surpreender durante o ano de 2021! 

1 – Internet de comportamentos 

A internet de comportamentos possui um potencial muito impactante nas empresas tech, porém precisa ser utilizada da forma adequada. Afinal é uma tecnologia que se depara com aspectos éticos em sua operação. 

Essa tecnologia observa o comportamento dos usuários, desde sua vivência com a internet até os seus hábitos de consumo. Isso possibilita às empresas oferecerem soluções personalizadas para a real necessidade dos usuários. 

Case no Brasil – Empresas de Santa Catarina

Algumas empresas de Santa Catarina conseguiram se reinventar durante a pandemia, aliando o bem-estar dos colaboradores à produtividade e se destacando pela sua capacidade de inovar. Conceitos como o da internet de comportamentos foram primordiais dentro da readaptação do cenário operacional do estado. 

A tecnologia aliou os plenos cuidados com os protocolos de segurança adotados para a contenção da pandemia aos meios de produção, demonstrando que a tecnologia pode se adaptar às pessoas e não o contrário. 

2 – Experiência total

A experiência total prevê a reformulação de todo o processo de negociação de uma empresa para que possa oferecer a melhor experiência possível para todos os envolvidos. 

Da produção ao usuário final, todos devem viver uma experiência positiva na relação. Para esse contexto, leve em consideração a praticidade que tanto o vendedor quanto o cliente terão para realizar a negociação. 

Case no Brasil – Amazon e Netshoes

As empresas Amazon e Netshoes são grande destaque nos cuidados com a experiência total. Gigantes do e-commerce e responsáveis por quebrar os paradigmas de insegurança com compras na internet, continuam revolucionando o mercado, se firmando como tendência de futuro. 

O cliente conta com plataformas totalmente dinâmicas e se sente seguro para realizar suas compras, enquanto os vendedores contam com suporte rápido e eficaz para que possam expor seus produtos.   

3 – Computação que aprimora a privacidade

Mais do que nunca, a preocupação com a segurança digital tem sido tratada de forma bastante enfática pelas mais diversas autoridades, tanto é que foi instaurada no Brasil a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados (LEI Nº 13.709).

A lei prevê que todo ambiente virtual deve ser seguro e pautado em 3 importantes pilares: 

Ambiente confiável: Plataformas seguras onde os dados dos usuários possam transitar;

Descentralização: Execução de análises e processos de maneira descentralizada;

Criptografia: Completa criptografia dos dados para a manutenção da segurança.

Essa importante etapa deverá ser seguida por todas as empresas nacionais, sendo fiscalizada pela nova LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que se iniciou em setembro de 2020. 

Case no Brasil – Lumma Despachante e BoaVista SCPC

Empresas como a Lumma Despachante e a BoaVista SCPC são bons exemplos de empresas que estão seguindo rigorosamente os princípios da lei, adequando protocolos avançados de segurança às suas bases de dados. 

Por ser uma tecnologia razoavelmente recente no mundo, a internet ainda dependia de legislações que protegessem a segurança e a privacidade dos usuários. A LGPD é um grande marco para a história da internet nacional. 

4 – Nuvem distribuída

A nuvem distribuída utiliza diferentes formas de armazenamento em nuvem para operar o banco de dados de uma empresa. 

Enquanto os serviços em nuvem podem ser utilizados em diferentes servidores físicos, a operação e a governança são funções de uma nuvem pública. Essa inovação também é conhecida como nuvem híbrida

Case no Brasil – Reclame Aqui

A plataforma Reclame Aqui é um case de sucesso na utilização de nuvens adaptáveis. A solução encontrada mostra que a adaptatividade da nuvem distribuída é o caminho a ser seguido pelas empresas que trabalham com grandes volumes de dados.

Além do grande volume de dados, a empresa também precisa manter as informações extremamente seguras e acessíveis de qualquer lugar.  

5 – Operações em qualquer lugar

A pandemia do COVID-19 trouxe significativos avanços para a forma com que as empresas lidam com o modelo de trabalho home office. O que antes pode ter sido tratado como falta de produtividade, hoje é visto como uma estratégia de sucesso.

Já ficou bastante evidente que a independência de localização geográfica é um fator motivador, que proporciona um aumento na produtividade dos colaboradores. 

Empresas como Facebook e outras grandes empresas tech decidiram fazer parte da transformação digital e manter o modelo de trabalho mesmo após o fim da pandemia. 

Case no Brasil – Nubank

Fintechs como o Nubank se destacam pela liberdade geográfica oferecida aos seus colaboradores. O unicórnio brasileiro, reconhecido pela sua capacidade inovadora, percebeu que ao aliar o bem-estar do home office às rotinas de trabalho, os colaboradores tiveram ganhos expressivos de produtividade.

O maior contato com a família e a possibilidade de organizar seus próprios horários, são fatores que trazem uma carga motivacional ao profissional. 

6 – Malha de segurança cibernética

A malha de segurança cibernética funciona como um conjunto de medidas protetivas que operam de forma centralizada na proteção de pessoas, sistemas e dispositivos em geral. 

Essa arquitetura prevê a adição de protocolos de segurança responsivos, que visam proteger a segurança das informações, contra eventuais ataques cibernéticos. 

Cases no Brasil – Bancos 

Os bancos são grandes referências na utilização de malhas de segurança cibernética no Brasil e no mundo. Ao mesmo tempo que as técnicas criminosas de sequestros de dados evoluem, a tecnologia protetora deve se aprimorar de forma ainda mais ágil. 

Os bancos se destacam pela capacidade de complementar seus serviços com malhas de segurança cibernética para garantir um alto nível de confiabilidade no armazenamento de dados. 

7 – Negócio inteligente combinável

Os negócios inteligentes combináveis são compostos por uma série de práticas que vinculam plataformas flexíveis e adaptáveis para que possam obter significativos ganhos na estratégia de negócios. 

O objetivo dessa união de plataformas é conhecer mais sobre o público-alvo, compreender boas oportunidades de negócio e adaptar-se a novas soluções tecnológicas quando necessário.

Case no Brasil – Magazine Luiza

O Magazine Luiza é uma das grandes referências nacionais na utilização de negócios inteligentes combináveis. A plataforma do Magazine Luiza é altamente responsiva e flexível, isso possibilitou a sua adequação a uma série de outros serviços, o que consequentemente alavancou (e muito) o potencial comercial da empresa. 

Plataformas que fazem a integração desses serviços também são grandes tendências tecnológicas  para 2021, bons exemplos são o IFTTT e o Zapier

8 – Engenharia de IA

A engenharia de IA (Inteligência Artificial) visa tornar a relação com a inteligência artificial mais prática e utilizável. Práticas essas que estão contidas nos modelos de trabalho DevOps. 

Essas práticas visam trazer ganhos no desempenho, na escalabilidade e na interpretabilidade dos sistemas, tornando a utilização e o reparo muito mais práticos. 

Cases no Brasil – MRV, Banco Bradesco e Leroy Merlin

Algumas empresas que se destacam na utilização da inteligência artificial no Brasil são a MRV, Banco Bradesco e a Leroy Merlin. 

A inteligência artificial utilizada por essas empresas em formato de chatbots demonstra que a tecnologia da IA é uma grande propulsora da indústria 4.0, sendo uma ferramenta indispensável para a automação de tarefas. 

9 – Hiperautomação 

Modelo muito apreciado pelas empresas tech, a hiperautomação visa automatizar absolutamente tudo o que for possível dentro de um ambiente de trabalho. Para que isso seja possível, a utilização de tecnologias integráveis se faz necessária. 

A hiperautomação traz ganhos na produtividade, na agilidade, na eficiência e principalmente no custeio dos projetos em execução. 

Case no Brasil – Mercado Livre

O Mercado Livre, marketplace mais acessado da América Latina, é uma plataforma que vem se reinventando e automatizando suas tarefas, ao unir uma série de serviços que tornam o serviço mais prático para a empresa e para o consumidor. 

Para que se tenha noção da importância da automatização de tarefas na plataforma, o Mercado Livre possui mais de 224 milhões de produtos e 19 milhões de vendedores. Em um cenário de ausência da automação de processos, imagine o tamanho da estrutura necessária para suportar tamanha demanda! 

As empresas que quiserem focar em produtividade e alto desempenho não terão outra escolha, a não ser encontrar formas de automatizar suas tarefas em larga escala, se concentrando mais em gestão e menos em operação. 

Tendências para empresa de tecnologia: o futuro é agora

Conforme observado, as realidades apresentadas no post já são parte do cotidiano de inúmeras empresas do Brasil. Isso demonstra claramente que a transformação digital já não é apenas mais uma das tendências para empresa de tecnologia e, sim, parte do momento atual. 

Para complementar o tema, a Motor Tech Content convida a conhecer o material produzido pela IBM, que ressalta 5 metas de inovações científicas que são capazes de transformar a sociedade mundial dentro dos próximos 5 anos.

Confira quais são as 5 mudanças promovidas pela tecnologia que são capazes de transformar o mundo para melhor

Para continuar por dentro das novidades referentes às inovações e tendências tech, continue acompanhando o blog da Motor. 

Comentários