10 métricas de marketing para empresas tech

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10 métricas de marketing para empresas tech

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4 de fevereiro de 2022

Confira quais são as principais métricas de marketing e vendas  para avaliar o desempenho das suas estratégias. Veja também quais ferramentas podem ser usadas para mensurar os resultados.

Por serem muitas métricas, não é incomum que nos perguntemos: Quais usar? Quais têm mais relevância para cada negócio? Onde encontrá-las? Preparamos esse artigo para ajudar você a encontrar o melhor caminho para medir resultados no marketing e no comercial da empresa de tecnologia.

Cerca de 90% dos profissionais de marketing usam métricas para avaliar suas ações. Isso prova que dados são essenciais no seu dia a dia. Dar um passo sem ajuda dos dados é dar um passo em falso. O que pode custar o sucesso da sua empresa.

Aqui na Motor Tech Content  usamos algumas combinações entre asm principais métricas, de acordo com nossos objetivos estratégicos. Aí na sua empresa tech, talvez você precise medir outros resultados. 

Antes de saber quais 10 principais métricas de marketing e vendas, queremos que você note uma classificação muito importante. Aqui nós separamos as métricas sociais e as de negócio.

Principais métricas de marketing e vendas: por que é importante diferenciar as sociais e as de negócio?

Estamos no ramos de tecnologia e sabemos o quanto pode ser desafiante para algumas empresas escalar o próprio negócio. Muitas desenvolvem soluções bastante complexas e precisam valorizar isso na hora de precificar seu trabalho de desenvolvimento. 

Vender tecnologia não é como comercializar roupas ou sapatos!

A compra por impulso e a massificação das campanhas passam muito longe de nós. Então, uma das métricas que pode ser bastante frustrante é a das redes sociais. Por isso, apostar na rede certa é fundamental. Cada uma tem sua vocação e análise das métricas sociais vai mostrar qual é. 

Diferentemente, a estratégia de Inbound Marketing, por exemplo, permite trabalhar as vendas em negócios mais nichados. Talvez você perceba que enviar um e-mail traz um resultado mais imediato do que realizar uma CTA (Call to Action) em um post social. 

Mas isso só os números dirão!

Dito isso, podemos trabalhar com 2 grupos de métricas: as sociais e as de negócio. Ambos são muito importantes e permitem diferentes tipos de análise. Se usados em conjunto, podem gerar insights significativos para complementar suas estratégias de marketing. 

  • Métricas sociais: usam dados como alcance das publicações em redes sociais, engajamento e número de seguidores. 
  • Métricas de negócio: mostram de que forma as ações de marketing estão impactando os resultados da empresa, como conversões, churn, recompra, entre outros. 

É provável que uma empresa de tecnologia que trabalhe com vendas complexas deixe as métricas sociais em segundo plano. O que é faz completo sentido.

Métricas de negócio: quais analisar

Listamos dez principais métricas de marketing e vendas que podem ajudar sua empresa de tecnologia a manter um bom desempenho. Veja quais são e o que significam.

1 – Ticket médio 

Ticket médio = Valor total das vendas / Número total de compras

Essa é a métrica que mostra o valor médio de venda por cliente. Ou seja, basta dividir o total das vendas pelo de compras. O valor resultante ajuda a precificar suas soluções. Ter esse número sempre atualizado oferece uma visão instantânea da saúde da sua empresa. 

2 – Custo de Aquisição de clientes

CAC = Investimentos em marketing + investimentos em vendas / Número de novos clientes 

O CAC é métrica que vai mostrar quanto sua empresa precisa investir para conquistar um novo cliente. Ela deve considerar todos os investimentos feitos em marketing e vendas para aquisição de clientes. É importante contabilizar campanhas outbound e inbound, investimentos em conteúdo e outros custos para saber quanto um determinado cliente é valoroso para a empresa.

3 – Lifetime Value ou tempo de vida do cliente

LTV = Valor ticket médio X Número de transações por cliente (ao ano) X Tempo médio de retenção de cada cliente (em anos)

Não que o cliente tenha prazo de validade. Mas é sempre bom saber por quanto tempo estão durando suas relações e a qual preço. Então, LTV nada mais é doque o tempo de vida médio dos seus clientes. Para realizar o cálculo, sugerimos que você estabeleça um período base anual. Caso os ciclos de venda sejam muito rápidos, calcule pelo valor mensal, mas lembre-se de adequar o cálculo do ticket médio.

4 – Custo por clique

CPC = Valor investido / Número de cliques obtidos

Numa estratégia digital, o CPC (Custo por Clique) é o valor que você paga quando seu anúncio recebe um clique. Um ótimo exemplo são os anúncios que aparecem como resultado na SERP (Search Engine Result Page). 

5 – Retorno sobre investimento do marketing

ROMI = Receita gerada – Valor investido / Valor investido

O Retorno do Investimento (ROI), cá para nós chamado de ROMI (Return on Marketing Investment) é uma das métricas mais usadas antes de novos investimentos. Vai terceirizar a produção de conteúdo? Calcule o ROI ou ROMI dessa ação.

Aproveite para baixar esta planilha de cálculo de ROI

6 – Tráfego orgânico

Busca Orgânica = Visitantes no site que chegaram via busca no Google

Quando uma pessoa busca resposta no Google e encontra a sua empresa, estamos diante de uma busca orgânica. São todas as visitas no seu site, landing page ou perfil social. Conquistar organicamente seus leads significa que eles têm mais interesse na sua marca, maior abertura ao relacionamento e chances maiores de se tornarem clientes em relação aos que chegam a partir das campanhas pagas. 

7 – Taxa de conversão

Taxa de conversão = (Número de visitantes que converteram / Número de pessoas que visitam a página) x 100

A taxa de conversão representa o percentual de visitantes que concluem uma ação desejada em comparação com o número total de pessoas que poderiam ter sido convertidas. Altas taxas de conversão indicam que suas call to action conseguem “fisgar”os leads. 

8 – Click-through rate ou taxa de cliques

CTO = Quantidade de impressões (ou e-mails enviados) / Quantidade de cliques x 100

A métrica CTO serve para analisar a eficiência das suas campanhas em relação ao engajamento dos leads. Demonstra a relação entre o número de impressões de um determinado conteúdo e a quantidade de cliques que o mesmo recebe. Esse indicador é bastante utilizado, por exemplo, para analisar o desempenho das campanhas de e-mail marketing.

9 – Click-to-open-rate ou taxa de cliques por abertura

CTOR = Quantidade de e-mails abertos / Quantidade de cliques x 100

A métrica CTOR mostra a proporção entre os cliques e as aberturas. Esse indicador é importante porque, diferentemente do CTO que tem relação com o volume enviado, e foca nos cliques de quem de fato foi engajado em sua campanha.

10 – Bounce rate, ou taxa de rejeição

Taxa de Rejeição =  Quantidade de sessões de página única / Soma se todas as sessões x 100

Chamamos de rejeição sempre que uma pessoa acessa o seu site mas sai sem olhar para outras páginas e conteúdos. É uma sessão de página única no seu site. Essa “rejeição” pode indicar que o que ela viu lá não foi interessante.

Onde encontrar dados para compor métricas de marketing e vendas?

Aqui fizemos um resumo de quais são as dez principais métricas de marketing e vendas. Mas você encontra todas essas informações de forma detalhada neste ebook. Listamos inclusive em quais ferramentas estão as principais fontes de dados para todos esses cálculos.

Acesse aqui o ebook 10 métricas de marketing e vendas

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