Antes mesmo de possuir uma versão beta do seu aplicativo no ar, a Mint, uma startup de finanças pessoais, conquistou mais de 20 mil pré usuários cadastrados em seu site. Sabe como ela fez isso? Com uma ótima estratégia de marketing de conteúdo. Assim como a Mint, você também pode utilizar o marketing de conteúdo para turbinar a sua startup.
Mas antes de tudo é preciso entender por onde a Mint começou a estruturar a sua super estratégia de marketing digital. “Por onde eu começo?” e “o que eu preciso fazer?” são dúvidas frequentes que surgem no momento de dar os primeiros passos.
Para acabar de uma vez por todas com as dúvidas, resolvemos listar alguns pontos essenciais que devem ser analisados para estruturar uma estratégia de marketing de conteúdo na sua startup:
Principais assuntos desta postagem:
#1 Avalie os temas dos conteúdos para a sua startup
Levando em consideração o segmento de atuação, avalie quais são os temas de mais interesse dos seus clientes e potenciais clientes. Assim, é possível desenvolver um plano editorial para o seu marketing de conteúdo, buscando sempre fazer a diferença e ser relevante aos seus clientes.
A partir desse momento, a estratégia direciona o conteúdo para resolver necessidades e problemas dos clientes, e para fazer isso é preciso avaliar questões como: quais são os problemas que os clientes enfrentam? Como é possível ajudá-los nesse momento? Com o meu serviço ou produto pode fazer a diferença?
#2 Monitore seus concorrentes
Pode parecer óbvio, mas quando se trata de marketing digital, muitas empresas esquecem dessa etapa fundamental. Para você ter êxito na sua estratégia, é mais que importante entender os pontos fracos e fortes dos seus concorrentes. Onde eles atuam?; como é o seu atendimento ao cliente?; qual a visão e valor da empresa?; eles possuem um diferencial?. Ao responder essas perguntas, fica mais fácil entender como você pode posicionar a sua empresa no mercado em relação aos seus concorrentes, e esse posicionamento deve estar presente em seu conteúdo.
#3 Possua objetivos claros
Antes da tão sonhada viagem de férias, precisamos pensar direitinho para que tudo saia do jeito programado, certo? Com o marketing para startups também funciona dessa maneira. Antes de colocar a mão na massa e começar a produzir conteúdo, tenha em mente quais objetivos e metas você deseja alcançar.
Os objetivos podem passar por aumentar as vendas, desenvolver a identidade da marca, elevar as visitas no site/blog, aumentar o engajamento com os clientes, melhorar o atendimento e aumentar a taxa de conversão. Ufa! Esses são alguns dos objetivos, existem outros que até mesmo você pode criar para a sua startup. E é importante lembrar que, independente do objetivo escolhido, a sua equipe deve estar alinhada e orientada para alcançar os mesmos resultados.
#4 Prepare o site da sua startup
Por se tratar de um meio onde muitos dos seus clientes irão conhecer o seu negócio, é essencial possuir um site que seja agradável e que proporcione boas experiências aos visitantes. Mais do que isso, ao se preparar para investir no marketing digital na sua startup, alguns cuidados precisam ser tomados.
Esses cuidados são:
- Blog: marketing de conteúdo sem blog não funciona! O blog é uma maneira dos seus clientes e potenciais clientes, ao procurarem algo no Google, encontrarem a sua startup e conhecer o seu negócio.
- Landing page: a landing page é onde você consegue converter um visitante em lead. Então mais que certo, não pode faltar a construção de landing page para o seu blog!
- CTA: se a landing page converter seus visitantes em leads, o CTA envia seus visitantes até a sua landing page. Por conta disso, é essencial seu site possuir CTA, claras e objetivas, para melhor orientar os seus visitantes.
- Site intuitivo: ter visitas é muito bom, mantê-las no seu site é melhor ainda. O site intuitivo ajuda aos seus visitantes a ficarem a vontade e facilmente conseguirem se encontrar em outras páginas, assim permanecendo por mais tempo e visitante novos conteúdos.
#5 Estude os possíveis parceiros para a sua startup
Como você pôde perceber, estruturar o marketing digital na sua startup pode ser mais difícil do que parece. Mas mesmo assim não é algo impossível. Por isso uma boa saída para ter o melhor marketing de conteúdo para a sua startup é procurando parceiros que possam ajudar nesse desafio.
Ao procurar parceiros qualificados e que sejam especialistas na produção de conteúdo, é uma garantia que você terá a melhor estratégia sendo adotada para o marketing do seu negócio. Além do mais, você não precisará contar com uma super equipe interna e estruturada para executar a sua estratégia, você apenas precisará de bons parceiros.
Caso você precise de uma ajudinha na estruturação e produção de conteúdo na sua startup, pode contar com a gente aqui da Motor de Conteúdo para melhor orientar a sua estratégia. Entre e contato agende uma conversa com a gente 🙂