Planejamento de marketing: 7 dicas de produção

Marketing de Conteúdo

Planejamento de marketing: 7 dicas de produção

26 de dezembro de 2019

Como organizar o planejamento de marketing de conteúdo tech na sua empresa? Estabeleça um fluxo de trabalho com a Plataforma de Gestão de Conteúdo da Motor

As empresas de tecnologia estão em diferentes níveis de maturidade quando o assunto é planejamento de conteúdo de tecnologia. Se você já percebeu isso ao liderar diversos times em vários negócios, é claro que também entende a necessidade de estabelecer um fluxo de trabalho organizado.

Quando o líder de marketing concentra em si todas as ações e se envolve na execução das estratégias, o conteúdo acaba como a última das “prioridades”. Gradativamente, é preciso incluir nessa dinâmica do planejamento de marketing outros parceiros de conteúdo tech, sejam eles uma agência ou novos membros para o time.

A Motor Tech Content já viu essa história acontecer em diversas empresas do segmento tecnológico. Participou e está presente no crescimento de muitas delas. Por isso, além de oferecer conteúdo de tecnologia, criou um ecossistema capaz de garantir mais produtividade e qualidade nas rotinas criação.

Para acessar nosso Ecossistema Tech de Produção de Conteúdo, basta se cadastrar na nossa plataforma gratuitamente. No primeiro uso, você registra os briefings de campanhas ou conteúdos e, em seguida, estabelece etapas de produção. Depois pode customizar as etapas e editar ou cadastrar novas pautas.

Plataforma de gestão de conteúdo gratuita

No nosso dia a dia desenvolvemos conteúdos com mais de 10 estágios de produção. Mas existem alguns que são essenciais para um processo que envolva lideranças de marketing, agências parceiras de inbound e makers — nossos especialistas em conteúdo de tecnologia.

Quer saber quais são as 7 etapas de produção de conteúdo para cumprir (com louvor) o planejamento de marketing? Confira a seguir.

As 7 etapas de produção do planejamento de marketing de conteúdo

Executar um planejamento de marketing de conteúdo é como contar uma história com início, meio e fim. Mas, assim como bons roteiros, existem alguns plot twists ou pontos marcantes dentro dos principais atos. Listamos a seguir, em lables simples, como traduzimos a essência de cada etapa importante do desenvolvimento de conteúdo de tecnologia.

Mas você usa o nome que quiser e os estágios que precisar!

Vamos à número 1!

1 – Sugeridas

Depois de ler muito os blogs dos concorrentes, as notícias de tecnologia e escrever uma série de ideias, chega o momento de planejar os conteúdos do mês. Por isso a primeira etapa é a de registro das ideias e edição dos briefings. 

Desenhar o briefing que irá servir de base para a produção do tech content é uma etapa chave de todo o processo. Aqui serão incluídas características que já estão estabelecidas no formulário da Plataforma da Motor:

  • persona
  • solução,
  • objetivos, 
  • linguagem, 
  • referências, 
  • formato do material, 
  • palavras-chaves e outros.

É importante lembrar de disponibilizar materiais de apoio, como perfil da persona e explicações sobre a solução ou produto da empresa a que o texto se refere. Assim, quem produzir, tem toda a base necessária.

2 – Planejamento da produção

Quando boa parte das informações da etapa 1 foram fornecidas, já é possível planejar a execução. Na plataforma Motor temos um indicador de qualidade: quanto mais completo o briefing, mais perto de 100% é a nota dele. Assim, quando já tiver, pelo menos, 50% das informações, planeje a produção.

Quem faz o que, quando e com qual finalidade?

Use o básico engenharia reversa para resolver isso. Quer o texto publicado em uma determinada data? Some os prazos necessários para executar todas as 5 etapas de produção (que ainda vamos detalhar a seguir) e subtraia do dia estipulado para a publicação. Assim, você sabe a data limite em que a deve começar o conteúdo.

Com essa definição, você distribui tarefas à equipe. Define quem produzirá, qual será o revisor de cada peça e o responsável pela arte.

Feito isso, é hora de passar para a terceira etapa, a de produção!

3 – Em produção

Tudo começa o maker. Ele vai criar a base do conteúdo, seja ele um texto ou um roteiro de vídeo ou infográfico. Esse é o momento de o redator colocar a mão na massa e deixar a criatividade fluir. 

A partir dos detalhes fornecidos no briefing e da comunicação com o restante da equipe para esclarecer dúvidas, o tech content começa a tomar forma. Depois de pronto, é sempre bom recomendar ao maker que faça um checklist antes de passar o conteúdo para o revisor.

4 – Em revisão

Com o texto pronto, é o momento de revisar o conteúdo entregue pelo maker, antes de dar andamento às próximas etapas.

Essa primeira revisão é muito importante, porque permite a verificação de adequação à pauta, linguagem, estrutura do material e a atenção às boas práticas de Marketing de Conteúdo.

Nesta etapa, se necessário, o tech content pode retornar ao redator para ajustes de revisão, ou seguir para as fases seguintes. 

5 – Em ajuste da revisão

Se o maker teve todas as informações necessárias para construir o conteúdo e cumpriu as exigências, pode ser que essa etapa seja pulada. Mas tem sempre algum detalhe para ajustar. E isso faz parte da aprendizagem dos criadores de conteúdo tech. 

Então, antes de o revisor aprovar o material e enviar para arte, é preciso realizar esses ajustes. Assim, os retrabalhos de texto estrutura são minimizados. O que evita gargalos de produção.

6 – Em diagramação

Se o tech content precisa de diagramação, como um infográfico ou um ebook, essa é a etapa em que o designer entra em ação para dar vida a este material e torná-lo atrativo e dinâmico.

Considerar essa etapa é muito importante, afinal, a interação com o designer faz diferença. Essa comunicação permite a troca de referências e insights, além de facilitar a solicitação e o alinhamento das alterações e adaptações necessárias.

E isso vale também para os post de blog. Afinal, as imagens precisam seguir o guia de imagem e quem conhece na prática esse documento é o designer.

7 – Publicada no blog e nas redes sociais

O texto está impecável e completo, com meta description e chamadas de rede social. Se for material rico, tem também Landing Page e sugestão de comunicado para email marketing. A arte foi aprovada. 

Só resta o sucesso do seu tech contente!

É hora de publicar o conteúdo de tecnologia!

Aqui na Motor você acessa o Ecossistema Tech de Produção de Conteúdo e pode sempre contar com os makers, como um reforço do seu time. Temos dois planos de produção de conteúdo para ajudar a sua empresa. 

  • Plano On demand: é o marketing de conteúdo pré-pago, no qual você compra créditos de conteúdo pela nossa plataforma e usa como quiser.
Conheça o Plano On Demand Conheça o Plano Corporate

Se você quer saber mais sobre produção de conteúdo e planejamento, temos modelos de planilha, infográficos e apresentações gratuitos. Basta acessar o link a seguir e escolher seu próximo download.

Materiais gratuitos e especializados em tech

Comentários