Cada vez mais as empresas aumentam os esforços para ganhar destaque no meio digital e alcançar maior número de clientes. Por isso, hoje vamos abordar como o uso de palavras-chave, especialmente o uso da cauda longa (long tail keywords), ajuda a melhorar o posicionamento do conteúdo de marketing da sua empresa de tecnologia – seja pela busca orgânica ou paga.
Afinal, o que é long tail?
Long tail keywords, ou palavras-chave cauda longa, são geralmente formadas por três ou mais palavras que juntas criam uma pequena frase e permitem realizar uma busca mais personalizada. O uso de long tail permite especialmente a segmentação de visitas lá no topo de funil, focando a atração dos leads. Por representar um volume bem menor de busca, e atingir um número menor de pessoas, pode parecer arriscado, certo?
Ocorre que se avaliarmos pelo outro lado, a estratégia de uso da cauda longa representa uma busca mais direcionada e assertiva, afinal, a pesquisa é feita de forma mais próxima da oferta da empresa da empresa.
Vamos a um exemplo prático para ilustrar melhor:
Sua empresa de tecnologia possui soluções voltadas para o mercado de manutenção de frotas. Seu objetivo é ter seus serviços mencionados de forma orgânica na primeira posição, ou no caso de anúncio no Adwords, nas primeiras posições, é claro. Usar palavras-chave como manutenção, tecnologia, software, dentre outras que são bem generalistas, pode fazer com que o gerente de manutenção não encontre sua página. Isso ocorre porque esses termos já são bastante utilizados, ou seja, bem concorridos. Quando se trata de mídia paga, fica ainda pior, porque cada clique poderá custar uma quantia considerável de verba sem atrair o público certo.
Nesse caso, algumas de palavras-chave cauda longa que atenderiam a necessidade da sua persona, que nesse exemplo é o gerente de manutenção, seriam: software para manutenção industrial, tecnologia de manutenção industrial e solução tecnológica para manutenção industrial.
Sem dúvida, essas palavras são pesquisadas em volume muito menor quando comparadas as palavras mais generalistas. Por outro lado, são palavras que aumentam a chance do seu conteúdo ser encontrado pela pessoa certa, afinal, o interesse está muito mais claro, garantindo uma taxa de conversão maior. É garantia de melhor custo-benefício, afinal o investimento será usado com a isca certa que de quebra ainda garantirá menor taxa de rejeição no seu site!
Usar as palavras-chave cauda longa é uma ótima forma de chegar mais facilmente ao seu objetivo e também de aumentar o índice de qualidade do seu anúncio no Google Adwords.
Sabendo o que é long tail, fica mais simples entender o que é short tail, ou cauda curta. Em caso de dúvidas, vamos lá:
As short tails variam de uma a três palavras nas pesquisas, ou seja, são termos bem menos específicos. Quando trabalhamos com short tails temos uma maior concorrência para conseguir posições no Google, além de menor possibilidade de conseguir ser assertivo. Ou seja, possui maior procura e menor taxa de conversão. Assim, o uso das short tails é mais indicado quando o intuito é trabalhar o posicionamento da marca. Voltando ao nosso exemplo, as short tails seriam: software ou software de manutenção. Perceba que são palavras mais genéricas, que não deixam clara a finalidade do seu produto/oferta (software para manutenção de frotas) e, por isso, podem atrair um público que não é de seu interesse.
Pense nisso no momento de produzir o seu conteúdo de marketing para o processo de inbound marketing na sua empresa de tecnologia. E lembre-se: se precisar de apoio, estamos aqui para ajudar!