Motivação no marketing: desafio para o CMO na crise

Marketing de Conteúdo

Motivação no marketing: desafio para o CMO na crise

4 Minutos

24 de outubro de 2018

Economia retraída torna o mercado mais competitivo, e os times de marketing são ainda mais pressionados para fazer mais com menos.

São metas arrojadas aliadas a cobrança de redução de custos, inclusive com pessoal. Em meio a esse cenário, manter o time motivado e produtivo é um grande desafio para Beatriz, gerente de marketing de uma empresa da área de TI.

Beatriz assumiu o cargo de gestão da área, porque reúne as qualidades técnicas, conhecimento do mercado de tecnologia, experiência no negócio, especializações e  habilidades comportamentais que um líder precisa ter. E é nesse momento de crise, que o poder de transmitir segurança e mostrar o caminho para o time, transformará as dificuldades em oportunidades.

Que bom que Beatriz percebeu rapidamente que o inbound marketing seria seu grande aliado nessa batalha! Com inbound marketing, a equipe conseguiu engajar o público-alvo, aumentar a geração de leads e ajudar a empresa a se manter competitiva no mercado.

Campanha de Inbound Marketing na crise

Beatriz e seu time promoveram campanhas para falar das principais dores de sua persona, apresentaram os principais ganhos que as empresas podem obter ao utilizar a tecnologia para suportar e organizar seus processos, assim como deram dicas de quais as principais características que uma solução de ponta precisa ter.

O time de marketing ficou muito animado com todas as possibilidades que o inbound marketing traz. Os conteúdos foram desenvolvidos com as técnicas de SEO aprendidas, promovidos nas redes sociais e conseguiram aparecer nas primeiras posições do Google, mesmo sem investir em campanhas pagas. Isso fez a diferença para mostrar uma equipe de marketing com alta performance.

Mais leads com menor investimento, mais motivação no marketing

A empresa de tecnologia na qual Beatriz trabalha, já conta com 45% dos seus leads gerados por meio do inbound marketing, e melhor, com 47% a menos de investimento, caso fossem realizadas ações tradicionais de outbound marketing.

Os leads gerados pelo trabalho do time da Beatriz também são consistentemente melhor informados sobre a empresa e suas soluções, mesmo antes de ter qualquer contato com os profissionais da área de vendas. Essa familiaridade dos potenciais clientes ajudou a reduzir a duração do ciclo de vendas da empresa e a aumentar o ticket médio dos negócios.

“Bons líderes fazem as pessoas sentirem que elas estão no centro das coisas, e não na periferia. Cada um sente que ele ou ela faz a diferença para o sucesso da organização. Quando isso acontece, as pessoas se sentem centradas e isso dá sentido ao seu trabalho”. E foi isso que Beatriz conseguiu promover em seu time.

Warren G. Bennis

Motivação no marketing é questão de resultado

Ao utilizar de forma estratégica tudo que o inbound marketing pode oferecer, eles conseguiram gerar ótimos resultados mesmo em um momento tão peculiar da economia nacional.

As cobranças com redução de custos foram minimizadas e, ao  mostrar resultados e serem reconhecidos, o time ficou com ainda mais vontade de produzir e muito mais motivado!

Faça como a Beatriz: use inbound marketing na sua empresa de tecnologia, mostre que marketing é muito importante para o negócio e mantenha seu time motivado mesmo em tempos de crise. Se precisar de apoio nessa missão, conte com a Motor Tech Content! Será uma alegria fazer parte desse caminho com você!

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