As mídias sociais da sua empresa cumprem as suas expectativas? Veja, neste post, quais as melhores práticas de redes sociais para empresas tech.
A pergunta que não quer calar: as redes sociais são ideais para as empresas de tecnologia? Elas servem para fazer negócio ou somente para branding?
Embora as mídias sociais sejam um recurso poderoso para compartilhar conteúdos pessoais, como fotos de animais de estimação, essas plataformas também estão na vanguarda do marketing empresarial. Apenas em 2019, um número massivo de empresas usou as redes sociais para fins de marketing: 91%, de acordo com relatório da Statista.
Neste post vamos analisar o potencial das redes sociais para as empresas e trazer dados de mercado que mostrem para quais negócios elas trazem mais resultados.
Aproveite para entender como evitar a Cultura do Cancelamento nas Redes SociaisPrincipais assuntos desta postagem:
Redes sociais para empresas tech: por que elas são importantes?
Estima-se que 3,1 bilhões de pessoas devem usar as mídias sociais em 2021, segundo outro relatório do Statista. As plataformas de mídia social mais populares variam muito com a idade, por exemplo, o YouTube (91%), Facebook (79%) e Instagram (67%) são as plataformas de mídia social mais populares entre jovens adultos de 18 a 29 anos.
Já o Facebook continua o preferido entre adultos de 30 a 49 anos (87%) e entre os com as idades de 50 e 64 (70%). Já o Instagram cai nessas faixas etárias, com 47% e 23%, respectivamente. Os dados são do Pew Research Center.
Em 2021 a experiência do cliente continuará em destaque: 75% dos consumidores investirão mais para comprar de uma empresa que ofereça uma boa experiência, segundo o Zendesk CX Trends Report.
Outras importantes tendências afirmam que os clientes querem uma experiência completa. Eles estão migrando para as conversas por redes sociais e explorando novos hábitos de compras. O relatório apontou que 64% dos clientes começaram a usar um novo canal de atendimento em 2020.
As empresas de tecnologia precisam capitalizar esse alcance usando plataformas de redes sociais para conquistar novos clientes, promover relacionamentos existentes e se tornarem conhecidos pelo público.
Redes sociais para empresas: como gerar mais oportunidades
Ver e ser visto é importante, mas como as empresas tech podem aproveitar as redes sociais para fomentar mais oportunidades? São muitos os canais e tão pouco tempo para testar e descobrir qual é o melhor para sua empresa de tecnologia.
Segundo pesquisa do Content Marketing Institute, 96% dos profissionais de marketing de tecnologia usam as mídias sociais como sua principal estratégia de marketing de conteúdo.
Já o relatório Future of B2B Content 2019, da Walker Sands, revelou que 63% das empresas B2B citaram a mídia social como sua principal forma de atrair novos clientes.
Aproveite para entender como evitar a Cultura do Cancelamento nas Redes SociaisVocê não pode se dar ao luxo de não manter presença. Mas isso também não significa que você deve estar em todas elas. Sim, as redes sociais para empresas são capazes de melhorar o conhecimento da marca e a geração de leads, mas é necessário usá-las com inteligência para não perder tempo e dinheiro.
Veja, abaixo, como utilizar 4 redes sociais para empresas de tecnologia:
O LinkedIn é conhecido por ser a rede social perfeita para empresas.
Na verdade, 78% dos profissionais de marketing B2B consideram o LinkedIn a plataforma de mídia social mais eficaz e 97% o usam para seus esforços de marketing de conteúdo. É também um excelente canal para networking, melhorando a liderança inovadora e gerando leads.
A geração de leads é um dos maiores desafios para as empresas de tecnologia. Então aproveite para dar voz aos gestores com artigos, além de engajar os colaboradores com postagens institucionais que mostram o potencial da empresa.
Para obter leads no LinkedIn, outra estratégia é investir na função de Postagens Patrocinadas. Será necessário configurar a página da sua empresa antes de exibir anúncios.
Com suas opções de segmentação abrangentes, você pode restringir o público que realmente deseja alcançar. Combinado com texto persuasivo, imagens, um bom título e descrição atraente, você será capaz de alcançar um bom CTR.
O LinkedIn também adicionou ‘formulários de geração de leads‘ para usuários em dispositivos móveis, de forma que eles não sejam direcionados a uma página externa. Esta é uma ótima maneira de atração, mas cuidado, você terá que carregar manualmente essas listas, a menos que sua plataforma de automação de marketing esteja integrada ao LinkedIn. A vantagem é o aumento nas conversões.
O Facebook é incrível se você quiser divulgar sua marca! Porém, se quiser ter um bom engajamento, poderá ser necessário comprar anúncios.
Você pode perguntar: somos uma empresa de tecnologia, por que deveríamos estar no Facebook? A questão é: você tem tempo para ficar atrás de seus concorrentes?
Você não precisa investir continuamente em publicidade no Facebook, mas, no entanto, precisa gastar uma quantia maior nos três primeiros meses. Escolha materiais ricos que possam interessar às suas personas e segmente o público.
Investir em anúncios resultará em curtidas e seguidores na página (além de cliques em seu blog ou site, é claro). Depois disso, você terá público para interagir organicamente.
O Facebook agora é usado com o objetivo de obter engajamento e, posteriormente, o conhecimento da marca avançando o funil até gerar leads. Além disso, essa rede social para empresas é bastante ‘pessoal’. Recomendamos colocar um conteúdo de nível de conscientização ou consideração, ao invés da fase de decisão.
Outra rede social para empresas é o Twitter. O canal pode ser utilizado para dividir informações valiosas com os seguidores, como também oferecer suporte.
Comece pesquisando pelas hashtags mais populares em seu setor. Depois disso, descubra as hashtags mais comumente usadas (e relevantes) pelas suas personas. Crie e configure fluxos de monitoramento separados para rastrear as menções dessas hashtags.
Com estes insights sua empresa tech pode:
- Retuitar conteúdos relevantes aos seus seguidores;
- Responder a esses tweets para mostrar sua liderança inovadora e se colocar no radar;
- Ficar por dentro dos tópicos de tendência que podem inspirar as próximas peças de conteúdo.
No Twitter, uma mistura de postagens de vendas e educacionais funcionam bem, todas com links para os seus conteúdos. Sempre que possível, tente responder aos tweets de outras pessoas e envolver seu público de forma mais pessoal.
Usar essa mídia social como ferramenta de atendimento ao cliente pode ser complicado. Faça certo e seus clientes vão adorar a empresa por isso, porém, se não souber fazer, você pode atrair o tipo errado de atenção para seus esforços.
O Instagram tem uma identidade visual online difícil de competir, oferecendo muitas oportunidades para empresas do nicho de tecnologia. Integrar essa rede social para empresas em sua estratégia de marketing é crucial para ganhar atenção online e atrair clientes em potencial.
O Instagram em sua essência é um aplicativo de compartilhamento de fotos e o conteúdo é o fator mais importante da estratégia. Com cerca de 1 bilhão de usuários mensais, criar conteúdo exclusivo e autêntico é a chave para se destacar entre os concorrentes.
Mais importante ainda, mantenha a personalidade, as cores e a cultura de sua marca em mente ao postar conteúdo. O conjunto deve ser coeso e fazer sentido para a sua empresa. Priorize qualidade ao invés da quantidade.
Criar uma hashtag de marca exclusiva para sua empresa também é uma ótima maneira de permitir que seus seguidores participem da conversa sobre sua empresa, marca ou produto.
E não se esqueça dos stories: eles também são recursos importantes de sua estratégia de marketing no Instagram. E como ficam no topo de sua página inicial, em vez de em seu feed, são mais visíveis para seus seguidores.
Há uma série de maneiras com as quais as mídias sociais podem beneficiar empresas de tecnologia de todos os formatos e tamanhos. O que é importante decidir é exatamente como e quais canais são os melhores.
Sua empresa precisa ter sempre uma estratégia clara e isso é sustentado principalmente pelos objetivos das atividades em cada rede social para empresas.
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