A produção de conteúdo é parte fundamental da estratégia de marketing industrial. Saiba porque no artigo.
A evolução da tecnologia chegou à manufatura. A transformação digital avança em ritmo acelerado nas indústrias também. A PwC estima que, graças ao uso da inteligência artificial, podem ser gerados US$ 15,7 trilhões na economia global até 2030.
Isso porque com o amplo uso das tecnologias disruptivas, as corporações têm ao seu alcance recursos para aumentar seu potencial competitivo. Dessa maneira, elas podem investir em uma estratégia de crescimento sustentável. Na prática, esse projeto deve ter como alicerce os três “P”s: Pessoas, Planeta e Profit (lucro).
Mas, apenas planejar e executar esse plano não basta. É preciso pensar em como o marketing industrial pode potencializar o sucesso das empresas tech. Mais do que isso: quais profissionais do setor estão aproveitando o momento para para se atualizar sobre tecnologia para indústrias?
Agora é hora de inovar e as pessoas têm papel fundamental neste processo de digitalização dos negócios. Cada vez mais, o mercado vai demandar profissionais de marketing capacitados para o desenho de ações voltadas para internet industrial.
Neste post, veremos como 2020 impulsionou a digitalização dos negócios e porque pensar em marketing e indústria agora.
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Principais assuntos desta postagem:
Marketing e indústria: a transformação digital ganha velocidade em 2020
Com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, uma série de mudanças foram registradas nos hábitos de consumo e no comportamento dos brasileiros.
O home office, por exemplo, aumentou a demanda pela conectividade e pelas plataformas de reuniões em tempo real. Desde o início da pandemia, o aplicativo Zoom cresceu 169%.
A busca pelos serviços de streaming como o Netflix, que oferecem opções de entretenimento, também disparou. A marca conquistou 10 milhões de novos assinantes desde o início da pandemia.
Além disso, o isolamento social também incentivou as compras pela internet. De acordo com o índice MCC-ENET, criado pela Câmara-e.net e pelo Movimento Compre & Confie, o e-commerce registrou aumento de 137,35% nas vendas durante a pandemia.
Essas e outras tantas transformações se tornaram viáveis graças à aplicação intensa de novas ferramentas disruptivas nos processos.
As novas soluções impactam nos negócios, no entretenimento, na educação, na saúde e no convívio social. É assim que as empresas de tecnologia viabilizam a entrega de produtos e serviços que facilitam a vida das pessoas. Mais do que isso: entregam bem-estar, saúde e qualidade de vida.
Marketing e indústria: os passos da inovação
Se no dia a dia dos brasileiros a tecnologia está presente, como está esse movimento na indústria? De que maneira as empresas estão incorporando novas ferramentas e digitalizando os negócios?
Programa piloto realizado pelo Senai, mostrou que as novas tecnologias digitais da Indústria 4.0 aumentam em 22% a produtividade de micro, pequenas e médias empresas.
Na prática, as empresas de tecnologia digitalizam os negócios de três maneiras:
1 – Desenvolvimento de novas soluções
A partir do uso das novas ferramentas, como inteligência artificial, machine learning e computação em nuvem, as indústrias criam novos produtos e serviços. As soluções são pensadas sob medida para a realidade dos clientes. O mundo muda, a tecnologia avança e a indústria se reinventa.
2 – Aquisição de startups
Indústrias que atuam em segmentos tradicionais do mercado buscam acelerar a transformação digital por meio da compra de startups. No setor bancário, por exemplo, instituições sólidas investem na compra de fintechs. Assim, elas ganham mercado e atuação digital.
3 – Participação em associações relacionadas
Para manter um ritmo de crescimento constante e orientar a digitalização do negócio, nada melhor do que estar entre empresas que fazem o mesmo. Por isso, um dos meios de potencializar o marketing industrial é participar de associações.
Assim, é possível ter acesso a conteúdos e cases sobre transformação digital nos diferentes setores. Essa é uma ótima maneira de buscar referências sobre marketing e indústria e o papel da tecnologia como catalisadora da mudança.
Marketing industrial: a importância da produção de conteúdo
A revolução da tecnologia na indústria está acontecendo! Agora, além de digitalizar o negócio, as empresas precisam comunicar esse movimento para os seus clientes.
Ao explorar a internet industrial e formular uma estratégia consistente, os profissionais de marketing devem ter em mente o peso do inbound marketing.
Gerar conteúdo relevante é a melhor maneira de ajudar o mercado a entender como estas soluções são aplicadas na prática, no dia a dia das pessoas e empresas. Além disso, esse tipo de material contribui para a conquista de parceiros de desenvolvimento de negócios e de novos talentos.
O conteúdo mostra o propósito das empresas de tecnologia. É por isso que ele precisa ser construído por especialistas no assunto.
Os profissionais do marketing industrial podem contar com o apoio de um parceiro para o planejamento editorial e a produção de conteúdo. Isso porque o desenvolvimento dos materiais exige domínio técnico e repertório.
Ou seja, vale a pena buscar um prestador de serviço altamente especializado com experiência em conteúdos tech.
É possível apresentar um conteúdo inteligente em diferentes formatos. O marketing industrial contempla a criação de diversos materiais. Dentre os principais, vale citar blogposts, infográficos, webinars, e-books, whitepapers e podcasts.
Como especialista em produção de conteúdo para empresas de tecnologia, a Motor Tech Content é associada à Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII). Além disso, também é responsável pelos conteúdos que o leitor encontra no blog.
Quer saber mais sobre o poder da internet industrial e da produção de conteúdo? Veja como o marketing industrial acelera as vendas!