Muitas empresas precisam de um ‘empurrãozinho’ para se desenvolverem. Saiba o que são as aceleradora de martech, a diferença das incubadoras e como tudo isso potencializa o marketing de tecnologia.
As martechs são as empresas, iniciativas, esforços e ferramentas que utilizam a tecnologia para atingir as metas e objetivos de marketing.
As ferramentas de martech são usadas no marketing digital para automatizar ou otimizar processos, melhorar a performance de conteúdos ao coletar e analisar dados e fornecer vários meios de alcançar e interagir o público-alvo.
As martechs transformaram o marketing de tecnologia, tornando-o muito mais econômico ao permitir a análise contínua que pode facilitar a definição de estratégias e a tomada de decisões.
O marketing moderno simplesmente não existe sem martechs! E muitas vezes essas empresas precisam de um ’empurrãozinho’ para tomarem corpo e serem relevantes no mercado de marketing e tecnologia.
E é aí que entra a aceleradora de martech, que é responsável por investir em startups que desenvolvem soluções para a área de marketing. Aposta em ideias inovadoras que podem revolucionar mercados.
Confira, neste post, mais sobre elas!
Principais assuntos desta postagem:
Entenda a diferença entre incubadora e aceleradora de martech
As incubadoras e aceleradoras oferecem ótimas maneiras das martechs expandirem seus negócios. Porém os termos acelerar e incubar muitas vezes são usados como sinônimos, representando o mesmo conceito.
Em ambos os modelos é possível receber ajuda e, muitas vezes, aumentar as chances de atrair investidores para a empresa. Mas há algumas diferenças entre esses dois tipos de iniciativas.
A primeira delas são as metas de cada um desses tipos de programas. As aceleradoras, como o próprio nome diz, potencializam o crescimento de uma martech existente.
Já as incubadoras desenvolvem ideias disruptivas com o objetivo de construir tanto um modelo de negócios quanto a martech em si. Portanto, os aceleradores se concentram na expansão de um negócio, enquanto as incubadoras geralmente se concentram mais na inovação.
Outra grande diferença é a forma como as iniciativas são estruturadas. As incubadoras começam com empresas que podem estar no início do processo e não operam em um cronograma definido.
Os programas de aceleração geralmente têm um prazo definido no qual as martechs podem passar desde algumas semanas a até meses trabalhando com um grupo de gestores. O objetivo? Desenvolver os negócios e evitar problemas ao longo do caminho.
O processo é sempre muito rigoroso. Importantes aceleradoras americanas como a Techstars e Y Combinator, são altamente seletivas, aceitando menos de 2% dos candidatos em seus programas.
Normalmente as empresas aceitas já demonstraram um rápido crescimento e um produto mínimo viável (MVP). Eles geralmente recebem um pequeno investimento inicial.
Se uma aceleradora de martech é uma estufa para plantas jovens obterem as condições ideais para crescer, uma incubadora combina sementes de qualidade com o melhor solo para que elas brotem e cresçam fortes e saudáveis. |
A importância da aceleradora de martech
O grande ponto positivo da aceleração é principalmente a criação de redes e a realização de mentorias profundas. O programa é tão dinâmico que é capaz de conseguir os resultados de alguns anos em apenas poucos meses.
O período de parceria com uma aceleradora de martech geralmente termina com uma apresentação que compartilha o crescimento e o desenvolvimento alcançado durante as semanas ou meses no programa.
Historicamente, as aceleradoras sempre foram mais focadas em áreas bem estabelecidas e ‘seguras’ de investimento, como fintechs, insurtechs, e-commerce e mobile. No entanto, tem havido um número crescente de programas para martechs.
As empresas que procuram resolver os desafios da medição da audiência e da atividade on-line são as que atraem mais interesse das aceleradoras.
Programas internacionais de aceleração
Exemplos de programas com foco na MarTech incluem:
- Plug and Play Tech Center: uma das líderes mundiais em inovação o lançou um Programa de Mídia e Publicidade em parceria com a Amazon Moments. O foco é captar martechs impactam o ecossistema de mídia e publicidade.
- Mediatech Ventures: grupo de desenvolvimento de empreendimentos baseado em Austin, Texas, procura empresas martech principalmente na área de mídia.
- Nielsen Innovation Fund e The Time: programas baseados em Israel estão catapultando martechs israelenses para o mundo
- Sprockit: plataforma de inovação que conecta empresas de mídia a startups
- Comcast NBCUniversal LIFT Labs: lançou uma aceleradora na Filadélfia que utiliza a estrutura da TechStars.
- Amazon Alexa Accelerator: também conta com tecnologia TechStars e tem foco em empresas que utilizam a tecnologia de voz.
O Brasil no cenário de aceleração de martech
As aceleradoras de martechs se popularizaram em grandes centros de inovação como o Vale do Silício. Mas hoje em dia elas já são encontradas em todo o mundo — inclusive aqui no Brasil.
A pioneira em terras brasileiras é a Circle Aceleradora. Seu objetivo é ser um ecossistema de inovação capaz de fazer a ponte entre startups e as empresas que podem consumir seus produtos e serviços.
Com o slogan “Circle é martech. Martech é Circle” a ideia surgiu a partir da inovação e expansão da Netza (agência de marketing digital e advertising). Focada em negócios criativos, ela procura construir estratégias com visão de futuro ao oferecer mentorias em todas as áreas de uma empresa.
Um diferencial da Circle é fazer uma rede de executivos e grandes marcas dispostos a trocar experiências, analisar e alavancar novos modelos de negócio. Assim, é formada uma parceria sólida e pronta para os mais difíceis desafios.
E o mercado potencial da Circle é promissor. O Distrito AdTech & MarTech Report mapeou 475 empresas que estão atualmente em atividade oferecendo soluções relativas ao mundo da publicidade, marketing digital, comunicação e mídia no Brasil.
Houve um boom nos últimos 6 anos, principalmente pelo resultado do amadurecimento do ecossistema de empreendedorismo no Brasil, que tem fomentado cada vez mais o surgimento de novas empresas.
Porém, nos últimos 2 anos, o número de empresas diminuiu, principalmente pelas dificuldades das ‘recém-nascidas’ terem voz ativa no mercado. E é aí que a Circle Aceleradora é capaz de ajudar.
A relação entre as martechs e o marketing de tecnologia
E como uma empresa de tecnologia pode se beneficiar das martechs? Como já dito no início do texto, hoje marketing e tecnologia têm tudo a ver! Martechs de automação de marketing digital como a RD Station e a HubSpot ajudam na transformação digital ao automatizar diversos tipos de funções dentro do departamento.
E não podemos deixar de falar das martechs de marketing de conteúdo de tecnologia como a Motor Tech Content. O conteúdo é a força motriz das ações de inbound marketing e podemos ajudar sua empresa nesta questão.
Na contratação sob demanda qualquer empresa tech pode acessar nossa plataforma online e gratuita para usar nossa solução e os recursos disponíveis para organizar a produção de conteúdo.
É a economia da recorrência sendo colocada em prática! Quer saber mais sobre o conceito e como ele muda a contratação de tech content especializado? Então não deixe de ler nosso infográfico!
Infográfico: Economia da recorrência muda forma de consumir conteúdo