Marketing de Conteúdo para turbinar o seu Endomarketing Digital

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo para turbinar o seu Endomarketing Digital

26 de abril de 2017

Com um cenário altamente concorrido na busca de novos talentos, no qual além de tudo há uma grande rotatividade de funcionários, o desafio do gestor de Recursos Humanos se tornou conquistar e reter os seus bons talentos. Diante desse objetivo, o uso do endomarketing digital já se tornou popular e muito utilizado nas empresas. No entanto, você sabia que o marketing de conteúdo pode fortalecer – e muito – a sua estratégia?

O marketing de conteúdo já é conhecido por atrair e reter clientes, aumentando o engajamento e interação no meio digital. Mas o que você talvez não saiba é que o marketing de conteúdo também pode ser utilizado no endomarketing, gerando ótimo retorno para as empresas. Mas como fazer isso?

Confira a seguir algumas maneiras de como utilizar o marketing de conteúdo para fortalecer e aumentar os ganhos do seu endomarketing digital:

#1 Possua um blog interno

No marketing de conteúdo, o blog serve como porta de entrada dos seus clientes à sua empresa, e é nesse local que são publicados e armazenados os conteúdos que a empresa deseja divulgar. Na estratégia de endomarketing digital é um pouco diferente. No endomarketing, o blog interno serve como forma de produzir conteúdo para o seu time e o foco é auxiliar no dia a dia dos funcionários.

Caso você esteja pensando em criar um blog interno para a sua empresa, aqui vão algumas dicas:

  • Encontre a plataforma ideal

Do WordPress ao Wix, são diversas as plataformas que podem hospedar o seu site e auxiliar na tarefa de criar um blog.

  • Publique regularmente

Tenha uma periodicidade de postagens no blog da sua empresa. Essa é uma forma de mostrar aos funcionários que ele tem uma rotina e que em toda quarta e sexta, por exemplo, terão novos posts a serem acessados.

  • Busque ajudar os seus funcionários

Assim como faz o marketing de conteúdo, o seu endomarketing digital precisa auxiliar e incentivar seus funcionários. Você pode fazer isso postando dicas de aumento de produtividade ou dicas organizacionais para o ambiente de trabalho, por exemplo. Envolver a alta gestão também é importante para divulgar a estratégia da empresa e direcionar ações. Assim, artigos assinados pelos principais gestores são uma valiosa fonte de informação corporativa.

  • Informe sobre coisas importantes na rotina

Datas comemorativas, eventos, e mudanças de regras são temas importantes para que apareçam no seu blog, deixando assim o seu funcionário mais informado possível. Se for necessário, faça uma edição extra ou especial fora da data regular.

#2 Desenvolva pesquisas no seu endomarketing

É importante buscar um ambiente saudável e que seja produtivo a todos os membros da equipe. O desenvolvimento de pesquisas internas ajudam no entendimento de questões referentes ao clima organizacional da empresa. Ou seja, a partir de pesquisas, é possível entender seus pontos fortes e fracos, questões que precisam ser melhoradas e as expectativas que os funcionários têm diante da companhia.

Antes de colocar a mão na massa, é preciso pensar onde se quer chegar com a pesquisa. Qual é o principal ponto? Talvez descobrir questões negativas acerca do clima organizacional ou buscar entender o pensamento dos funcionários? Após essa primeira etapa, é possível dar início a formulação das questões. Existem alguns sites que ajudam no momento de criar uma pesquisa, o Google Formulário, por exemplo, é perfeito para criar e analisar as pesquisas desenvolvidas.

#3 Utilize do e-mail marketing no endomarketing digital

O uso do e-mail marketing no endomarketing não é novidade. No entanto, muitas empresas ainda não utilizam essa estratégia. Com um grande potencial, o e-mail marketing possibilita a segmentação e personalização do conteúdo. Por exemplo: caso você esteja pensando em mandar um conteúdo sobre tecnologia, o público mais correto para esse tipo de conteúdo são os funcionários de TI.

O e-mail marketing possibilita – além de fortalecer o fluxo de informações oficiais – que a sua empresa reforce a sua imagem e fortaleça uma maior vínculo com seus funcionários. Esse vínculo é uma maneira de aproximar a equipe, mantê-la informada e, assim, diminuir índices de rotatividade. Caso você não esteja muito familiarizado com o uso do e-mail marketing, plataformas como RD Station e HubSpot podem ajudar nessa tarefa.

#4 Produza materiais educativos

Uma das funções do endomarketing digital é informar e estimular o desenvolvimento de todo o seu time. Sendo assim, uma maneira de propagar esse pensamento é produzindo materiais que sirvam de auxílio aos funcionários, seja no crescimento pessoal ou profissional.

Seguindo o exemplo da Portobello, uma grande empresa de cerâmicas que criou o Programa de Desenvolvimento e Crescimento interno, no qual o principal objetivo era divulgar um novo plano de cargos, carreiras e salários. A maneira escolhida para o desenvolvimento do programa foi a criação de gibis e jogos de tabuleiro, buscando enfatizar a cultura da empresa e os benefícios da qualificação. Outros tipos de materiais que podem ser produzidos são os eBooks e Infográficos.

#5 Faça conteúdo para entretenimento

No ambiente corporativo, é essencial momentos de descontração entre toda a equipe. Pensando nisso, o seu endomarketing digital deve buscar maneiras de estimular o time utilizando de brincadeiras, jogos ou conteúdos no blog, que sejam divertidos e leves.

Um modo de buscar a descontração e um ambiente mais leve é utilizando de Quiz para testar os conhecimentos dos funcionários. Com o Quiz, você pode informar assuntos importantes de uma maneira leve, ou até mesmo apenas brincar com os funcionários em um momento de descontração. Existem diversos sites que ajudam na criação de Quizzes, escolha o que atende melhor sua necessidade.

#6 Ações de endomarketing digital nas redes sociais

Na busca de uma maior comunicação e interação entre empresa e funcionários, as redes sociais são uma forte aliada do endomarketing digital. É importante acompanhar o crescimento das redes sociais e se tornar atuante nesse meio, incentivando, estimulando e informando seus funcionários.

Além de uma página no Facebook onde você pode compartilhar eventos e acontecimento dentro da empresa, há a possibilidade de criar grupos fechados apenas para funcionários. Nesse grupos, você pode, por exemplo, abordar assuntos de interesse entre funcionários e empresa, incitando discussões e a propagação de novas ideias, aumentando assim o engajamento da equipe.

O endomarketing digital, com o auxílio da estratégia de marketing de conteúdo, consegue fortalecer a comunicação interna das empresas, aumentar a interação e retenção de seus talentos, diminuindo assim a rotatividade de funcionários. Saiba que ao investir no endomarketing, você terá garantia de retornos positivos ao seu negócio.

Comentários