Inovação na empresa de tecnologia: qual caminho seguir?

Marketing Digital

Inovação na empresa de tecnologia: qual caminho seguir?

4 de maio de 2021

A inovação na empresa de tecnologia é um tema recorrente. Mas como a empresa tech tem inovado? Ou, ainda, você saberia dizer como estão os esforços de inovação na organização para a qual trabalha?

Em uma época na qual os cristais do tempo entram no mundo real da matéria condensada, o recado que temos é: nós precisamos ser como os cientistas que descobriram uma forma de filmar os cristais do tempo. O que isso significa?

Inovação na empresa de tecnologia e os cristais do tempo

Para você entender, os cristais do tempo quebram a simetria translacional do tempo (onde um instante no tempo é equivalente a qualquer outro) em vez da simetria espacial, como os cristais comuns fazem. Como explica uma reportagem na Galileu, para os físicos essa quebra de simetria é um dos conceitos mais complexos que existem.

Na verdade, a descoberta deu início em 2012, quando Frank Wilczek, físico ganhador do Prêmio Nobel, publicou seu artigo seminal sobre “cristais do tempo quântico”. No texto, ele pontuou a questão provocativa sobre se a simetria translacional no tempo poderia ser espontaneamente quebrada no estado de energia mais baixa de um sistema mecânico quântico. 

Bom, mas para encurtar a história, em 2016 um grupo de físicos que trabalhava na Estação Q de pesquisa da Microsoft, na Universidade de Santa Bárbara, conseguiu comprovar a teoria de Wilczek. Anos depois, mais precisamente em 2021, cientistas conseguiram filmar os cristais do tempo pela primeira vez

Mas, na prática, como os cristais do tempo poderiam melhorar nossas vidas? Citando um exemplo, esses cristais podem permitir que os carros se comuniquem via radar, melhorando os computadores quânticos. 

No entanto, o que queremos mostrar aqui é que os esforços de físicos e cientistas, desde 2016 até a filmagem dos cristais cinco anos depois, representam o quanto não podemos deixar a inovação na empresa de tecnologia virar um tema clichê.

Afinal de contas, se pararmos para analisar, assim como os cristais do tempo criam um novo estado da matéria, nós também conseguimos criar novas formas e tecnologias (sem que precisássemos ser cientistas para isso). 

Whitepaper: O que você deve mudar para fazer a transformação estratégica do marketing tech?

Exemplos de inovação na empresa tech 

Elencamos três tópicos para você acompanhar e ver que aí, dentro da sua empresa de tecnologia, é muito possível inovar: 

Cloud Office

O termo Cloud Office, ou “escritório em nuvem”, faz referência a um conjunto de ferramentas de comunicação para um trabalho colaborativo. O famoso trabalhar “a qualquer hora, em qualquer lugar” tem tudo a ver com o conceito.

Como você provavelmente sabe, o termo foi impulsionado pela necessidade de manter colaboradores trabalhando remotamente. Para que conseguissem seguir operando, muitas organizações tiveram que se adaptar às necessidades do home office.

Toda essa adaptação gerou a necessidade da inovação na empresa tech. Isso porque muitas organizações criaram suas próprias ferramentas ou reinventaram processos e formas de garantir a segurança das informações, aumentar as oportunidades de colaboração entre as equipes, otimizar a arquitetura geral do Cloud Office e assim por diante.

Sobre o tema, vale destacar que para conseguir manter a produtividade dos colaboradores o escritório em nuvem pode contar com o apoio de algumas ferramentas. Se precisar de ajuda, neste artigo listamos as principais. 

Novas formas de computação

Em uma das edições do nosso Boletim Tech comentamos que estudiosos do Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia e da Universidade de Cambridge desenvolveram uma nova forma de computação por meio da multiplicação de ondas de luz. Esse tipo de computação possibilitará à ciência resolver problemas do mundo real que não estão ao alcance dos computadores clássicos até o momento.

Outro exemplo, e voltando a falar sobre os cristais do tempo, vem de uma equipe baseada no Japão. Ela propôs um método para usar cristais do tempo para simular redes massivas com muito pouco poder de computação.

Como explicado aqui, o time examinou especificamente como a natureza quântica dos cristais do tempo pode ser usada para simular grandes redes especializadas, como sistemas de comunicação ou inteligência artificial. Será, portanto, uma nova maneira de analisar a computação quântica.

Para as organizações, toda essa melhora na computação quântica pode ajudar na inovação na empresa de tecnologia uma vez que permitirá a previsão de cenários a partir de dados muito mais complexos. Na criptografia, poderemos ter uma proteção bem mais poderosa de nossos ativos digitais. 

Gig economy em marketing e vendas

A inovação na empresa de tecnologia não poderia deixar de melhorar os resultados do marketing e, claro, das vendas. Impulsionados pela economia gig, negócios de diversos setores sentiram a necessidade de mudar alguns processos para se adequar às mudanças. 

Para as vendas, isso representou ter uma estratégia mais unificada com o marketing. Na prática, significa contar com a tecnologia para ambas as estratégias (isto é, marketing e vendas). 

Em vendas, a principal é o CRM (Customer Relationship Management), o qual pode ser integrado com uma ferramenta de marketing. O marketing, por sua vez, não pode ficar sem uma ferramenta de automação, principalmente para fazer o Inbound, além de outras ferramentas igualmente importantes. Todavia, a inovação vai além.

Acompanhe o raciocínio: para uma estratégia de vendas bem executada e um marketing de resultado, o funil de vendas precisa ser muito bem trabalhado. Lembra que comentamos sobre o Cloud Office?

Pois bem, uma inovação na empresa de tecnologia, e que tem tudo a ver com economia gig, o Cloud Office é bem comum nos negócios digitais. Para eles – mas para outros modelos de negócios igualmente – operar no molde do funil de vendas, em que se trabalham estratégias para alertar, impressionar, entusiasmar, engajar e, por fim, vender um produto ou serviço, é fundamental.

Bons resultados do marketing e de vendas podem ser obtidos com a criação de conteúdo, que é uma das ações adotadas para todos os estágios do funil. Mas, logicamente, não se encerra aí. 

Por isso, seja como os cientistas do cristal do tempo!

Os cientistas conseguiram encontrar um modo de filmar os cristais do tempo e, assim como eles, nós também podemos encontrar maneiras de trazer mais resultados. Para se ter uma ideia, existem várias oportunidades de inovação no marketing tech que, além de garantir um marketing de resultado, trará melhores resultados nas vendas. 

Então, que tal agora conhecer um pouco mais sobre como você pode inovar? Saiba tudo neste artigo e veja como levar ainda mais a inovação para sua organização de tecnologia.

Whitepaper: O que você deve mudar para fazer a transformação estratégica do marketing tech?

Comentários