Empreendedorismo feminino na criação de conteúdo tech

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Empreendedorismo feminino na criação de conteúdo tech

13 de maio de 2021

Como o empreendedorismo feminino mudou o marketing de conteúdo de tecnologia? Veja neste artigo.

Se falarmos para você que as mudanças promovidas pela tecnologia – especialmente no campo da TI – existem graças a nomes como Irmã Mary Kenneth Keller e Jean Sammet, você concordaria? E se falarmos em Bill Gates e Steve Jobs, o que você diria?

Talvez para você, que é da tecnologia, as mulheres citadas não sejam desconhecidas. Mas é quase certo que se perguntarmos para pessoas de outras áreas, elas não saberiam sobre quem estamos falando. O mesmo não aconteceria se citássemos Bill Gates e Steve Jobs. Por quê?

Uma resposta que podemos dar: as mulheres ainda são minoria no setor tech. A boa notícia é que sabemos que existem várias excelentes profissionais na área! Sabemos, também, que o empreendedorismo feminino na indústria de tecnologia é uma realidade. 

Uma prova disso é a Motor Tech Content, empresa especializada em conteúdo em tecnologia. No entanto, antes de contarmos para você o que temos a ver com essa história toda, vamos dar uma olhada na presença feminina na tecnologia.

Qual a posição das mulheres na tecnologia?

Apesar de as mulheres terem um papel de destaque nas mudanças promovidas pela tecnologia, uma pesquisa conduzida pela plataforma de recursos humanos Revelo constatou que as mulheres respondem hoje por 12,2% dos postos de trabalho da área (conforme noticiado aqui). O número ainda é baixo, mas há três anos elas ocupavam 10,9% das vagas.

Um outro levantamento, realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) corrobora os números. Engana-se quem pensa que isso é um panorama apenas brasileiro. Conforme esta notícia do Uol Meu Negócio, nos Estados Unidos as mulheres ocupam 25% dos empregos em TI. O Google também revelou que elas ocupam apenas 30% de seu quadro de colaboradores.

Por outro lado, o sexo feminino é um grande consumidor de tecnologia. Então, se elas são consumidoras, nada mais justo que comecem a ter uma participação mais ativa, concorda? 

É certo que existem vários negócios e iniciativas que envolvem mulheres na área de tecnologia. Uma delas nasceu em 2014.

Motor Tech Content: empreendedorismo feminino para criar conteúdo em tecnologia

A Motor Tech Content nasceu no ano de 2014 quando Elisangela, Jaqueline e Tania decidiram começar um negócio próprio. As três estavam vivendo um momento parecido em suas vidas pessoais e profissionais: queriam fazer mais, entregar mais e desenvolver pessoas, mas não tinham mais o espaço que precisavam nas empresas em que trabalhavam.

Quando decidiram fundar a Motor, elas já tinham muita bagagem no meio corporativo. Foi toda essa experiência que contribuiu para que a empresa, focada no planejamento em criação de conteúdo tech, fosse se firmando e conquistando o mercado. 

Mas, como é empreender e falar sobre tecnologia em marketing em um setor predominantemente masculino? Para conhecer um pouco mais da Motor Tech Content, separamos para você alguns trechos de uma conversa que realizamos entre as fundadoras. 

Gestão do time sob a ótica da liderança feminina

Se no panorama geral os homens ainda dominam o segmento tech, aqui na Motor o time é composto em maior número pelo sexo femino. Elisangela é quem está à frente da operação das equipes e, para ela, existe algo que traz um diferencial na questão de ser mulher e liderar.

Ela acredita que a maternidade seja um ponto-chave. Isso porque ser mãe a ajudou a ter mais empatia para entender melhor o momento de cada um da equipe e desenvolver melhor as pessoas (algo que considera como essencial em uma empresa).

Outro ponto interessante sobre o time da Motor, e que vale compartilhar, é com relação à proporção entre homens e mulheres na equipe. No início recebíamos mais procura de redatoras de conteúdo tech. Como aqui entregamos também o design, quando começamos havia mais homens do que mulheres atuando como designers. Hoje a proporção já está mais equilibrada.

Contudo, falar sobre profissionais homens e mulheres no time é apenas para que possamos trazer essa comparação em termos de quantidade. Como diz Elisangela, “não existe diferença no dia a dia. É (o trabalho) da habilidade, da característica do ser humano. Não do sexo que ele tem”.

Trabalhar em sociedade

Se tem uma frase que diz que “1 é pouco, 2 é bom e 3 é demais”, aqui na Motor a regra não se aplica. Mas, como conseguir equilibrar a opinião de três pessoas diferentes?

Tania comenta que um dos pontos principais para que a sociedade dê certo é o cuidado na comunicação. Esse cuidado é o que faz com que a divergência de opinião seja saudável e até necessária para trazer olhares diferentes. 

Assim como qualquer tipo de relação, na que existe entre sócias, entender e respeitar a opinião alheia é fundamental para que a empresa dê certo. Na visão de Jaqueline, a Motor consegue ser consistente porque além de haver esse respeito, as fundadoras sabem que precisam ser objetivas nas tomadas de decisão.

O que esperar do futuro

Foram muitos os desafios da Motor desde o início de sua jornada. Todos foram até hoje superados porque buscamos olhar para as oportunidades ao invés de focarmos nos problemas.

Uma dessas oportunidades identificadas dentro da produção de conteúdo em tecnologia foi o conteúdo sob demanda. Trata-se de um marketing de conteúdo pré-pago no qual as empresas adquirem crédito de conteúdo para usar conforme suas necessidades.

Inclusive, o conteúdo sob demanda foi um dos produtos que surgiram para atender uma tendência que víamos surgir na produção de conteúdo tech. Todavia, sabemos que a Motor fará ainda muito mais. 

Como dizem as fundadoras, uma empresa é um organismo vivo. O desafio como empreendedor é estar disposto a acordar todo dia e olhar para as novas necessidades que o negócio pede, tendo disposição para encontrar oportunidades. 

O desafio do segmento de tecnologia

As fundadoras da Motor são apaixonadas pelo setor tech (não é à toa que estão por dentro das tecnologias em marketing) e possuem vivência na área. Essas características fazem com que consigam ter uma visão mais acurada do setor. 

Elas entendem, por exemplo, que como as mudanças promovidas pela tecnologia são inúmeras, a Motor precisa estar atenta para reagir (como é o caso quando criaram o marketing de conteúdo pré-pago). A beleza disso tudo está no fato de que somos uma empresa em movimento e queremos que nossos clientes também se movimentem.

Desafios estão por toda parte e fazem parte do empreendedorismo feminino. Por isso, precisamos não apenas ter preparo para lidar com eles, como ter calma para agir de modo correto e não sair atropelando nada. É isso que nós, da Motor, fazemos todos os dias.

Gostou de conhecer mais sobre nossa história de empreendedorismo feminino?

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