E-mail marketing: 7 boas práticas para sua estratégia

Marketing Digital

E-mail marketing: 7 boas práticas para sua estratégia

25 de janeiro de 2023

Saber como explorar o e-mail marketing tende a potencializar o alcance de resultados da empresa tech. Descubra como, neste artigo! 

Afinal, quem ainda usa uma estratégia de e-mail marketing com novas campanhas regularmente? As empresas que buscam se manter em destaque. Essa só parece uma abordagem antiga.

Mesmo com muitas marcas mudando seu foco para redes sociais como Facebook e Instagram, o e-mail marketing é um dos canais de comunicação mais eficazes e promissores.

Segundo dados da Statista, em 2020, o número global de usuários de e-mail totalizou quatro bilhões e deve checar à marca para 4,6 bilhões em 2025. 

Os números mostram a força deste canal. Cerca de 306 bilhões de e-mails foram enviados e recebidos diariamente em todo o mundo, em 2020. Para 2025, a projeção é de 376 bilhões de e-mails diários.

Como os números apontam, uma estratégia de e-mail marketing merece atenção das empresas tech. 

Por isso, neste artigo, listamos sete boas práticas que irão ajudar você a construir um relacionamento com clientes e leads, usando o e-mail marketing.

Confira!

7 boas práticas para ter sucesso com e-mail marketing

Antes mesmo de começar a pensar em uma estratégia de e-mail marketing, pesquise seus clientes e revise sua abordagem.

Reflita sobre algumas questões como:

  • Com que frequência você envia e-mails para os clientes e leads? 
  • Quantos deles são abertos e clicados? 
  • Em que momentos os destinatários são mais propensos a ler seus e-mails?

Tais informações ajudarão você a criar e-mails com maior probabilidade de receberem cliques. Afinal, mensagens não lidas representam um desperdício de recursos, incluindo tempo, energia e dinheiro.

Em seguida, descubra onde seus clientes estão no ambiente online: 

  • Quais redes sociais eles usam? 
  • Quais sites eles provavelmente visitarão?
  • Onde fazem perguntas e buscam conselhos? 

Você pode usar todas essas informações para criar uma estratégia de e-mail marketing eficaz.

#1 Ao criar o e-mail marketing, seja pessoal e transparente

Todos nós já encontramos o temido e-mail produzido em massa, que vai para milhares de pessoas e parece que foi escrito por um robô. É tudo o que quem lê não quer!

Para melhorar as taxas de abertura de um e-mail marketing, você precisa ser pessoal e transparente.

O segredo é usar uma linguagem que pareça real e soe como se estivesse conversando com os clientes e prospects.

#2 Mantenha seus e-mails contextuais

Em média, as pessoas recebem mais de 120 e-mails por dia. Com tantas mensagens, o seu pode facilmente se perder na multidão. 

A melhor maneira de se destacar é manter seus e-mails contextuais, tornando-os mais relevantes para seus usuários, para despertar o interesse e levar à ação. 

Por exemplo, um cliente que adquiriu um software de RH com sua empresa poderá se interessar pela aquisição de outro sistema. 

Para contextualizar, é importante segmentar seus usuários em diferentes grupos com base em suas ações e comportamentos.

#3 Personalize seus e-mails usando a segmentação

A personalização de e-mail marketing é uma tática de alta conversão que deve ser mais explorada. Uma campanha hiper personalizada e microssegmentada pode fazer maravilhas pelo seu negócio.

Crie segmentos que capturem as preferências e o comportamento do usuário. Com essas informações, você pode enviar e-mails personalizados que atendam às maiores necessidades ou problemas das personas. 

São estratégias de segmentação de e-mail marketing:

  • Segmentação por idade, sexo e localização;
  • Mapeamento dos interesses usando pesquisas;
  • Histórico de compras do cliente;
  • Análise do comportamento do cliente em seu aplicativo ou site.

#4 Combine estratégias de e-mail marketing com outros canais

As linhas que separam o mundo físico e digital são tênues e os dois meios estão se fundindo em um só. O marketing deve ser orientado pelo conceito de ‘Phygital’, que combina experiências físicas do cliente com estratégias de comunicação digital. 

Por exemplo, você pode criar campanhas de e-mail marketing com segmentação de perfil entregues quando o usuário cumpre com as características da persona. Use uma notificação push ou um SMS com o cupom de descontos faça o acompanhamento da jornada do consumidor até a conversão. 

Neste exemplo, o e-mail marketing faz parte de uma estratégia de marketing omnichannel, que mantém cada canal com conteúdo diferente e relevante para o consumidor

#5 Melhore a capacidade de entrega de e-mail

Para os profissionais de marketing, o desafio é aumentar a capacidade de entrega de e-mail para leads segmentados: você só deve enviar e-mails para os grupos de pessoas com maior probabilidade de abri-los.

Isso, por sua vez, informa ao algoritmo que suas mensagens não são spam, mantendo-os na pasta ‘atualizações’ (ou melhor ainda, na pasta ‘caixa de entrada’).

Na prática, o tipo de segmentação e o tipo de público que você tem em seu banco de dados desempenham um papel fundamental para a capacidade de entrega, que também é afetada por outros fatores aparentemente desconexos, como conteúdo e criatividade. 

Esse cuidado contínuo é importante porque quando os e-mails vão para a lixeira, a capacidade de entrega futura do e-mail marketing também é afetada.  Também é crucial escolher uma plataforma de e-mail marketing que tenha boas taxas de entrega em geral.

#6 Revise periodicamente suas listas de e-mail

Muitos profissionais ainda enviam seus boletins por e-mail marketing para o maior número possível de pessoas, pensando em maximizar as conversões. Contudo, o que um e-mail não solicitado ou irrelevante não será aberto, prejudicando a reputação do IP. 

A única maneira de manter altas as taxas de abertura é ser seletivo com sua lista de e-mail. Envie e-mail marketing apenas para pessoas interessadas no conteúdo.

#7 Aprenda a lidar com os cancelamentos de inscrição

Construir uma lista de e-mail é difícil, e ver as taxas de cancelamento de inscrição aumentarem pode ser desanimador. Contudo, é fundamental que os seus leads tenham um mecanismo de exclusão acessível. 

Se você dificultar o processo, gera prejuízo para a marca e o descontentamento do cliente. Quando consumidores desinteressados deixam a base, sua lista de e-mail marketing permanece saudável e exige menos revisão.

E-mail marketing: como fazemos na Motor Tech?

Entregar conteúdo de valor direto na caixa de e-mails do cliente: essa é a nossa proposta com o envio de e-mail marketing. 

Aqui, sempre buscamos novas abordagens e aprendemos com elas. Os testes são importantes. Eles nos indicam se o conteúdo está, de fato, auxiliando os leads e clientes ou não.

Uma estratégia de e-mail marketing consistente auxilia na manutenção do engajamento do lead, para que ele fique sempre por dentro de atualizações. 

Na prática, entendemos que o e-mail marketing é a ferramenta certa para a manutenção do meio (ou até fundo) do funil de vendas.

Além disso, priorizamos a qualidade, e não o volume de e-mail marketing. Nossa periodicidade de mensagens é bem definida com um conteúdo diferenciado, que gera valor para as personas. 

Por fim, evitamos o excesso também. Afinal, não dá para correr o risco de perder um inscrito pela frequência inapropriada de disparo.

Pensando em revisar e potencializar sua estratégia de e-mail marketing? Conte com o suporte do time da Motor Tech. Além dos materiais ricos e artigos, temos no nosso portfólio a produção de fluxos de e-mails, planejados e redigidos para potencializar o engajamento e a conversão de leads.

Uma estratégia completa pode trazer resultados ainda mais positivos para a empresa tech. Além dos artigos, materiais ricos e e-mail marketing, nosso time de makers produz conteúdos em outros formatos.  Entre em contato e saiba mais!

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