Recentemente em nosso blog, falamos o que é o SEO e como suas técnicas podem deixar sua empresa de tecnologia no topo dos resultados dos buscadores. A utilização de SEO – Search Engine Optimization é um item importantíssimo para sua estratégia de inbound marketing. Para ser mais efetivo e aumentar a presença digital da sua empresa, selecionamos três mitos que precisam ser desvendados, para que você faça SEO e marketing de conteúdo de tecnologia que geram resultados.
#1 SEO implica apenas em rankeamento
Aparecer na primeira página dos buscadores será uma consequência natural para sua empresa, se as técnicas de SEO forem bem aplicadas. Pensando nisso, conteúdo de valor para sua audiência, que faça uso das palavras-chave de forma inteligente, e demonstre seu domínio sobre o assunto, precisa ser desenvolvido.
Você precisa planejar sua otimização de modo que seu público-alvo, a partir da listagem oferecida pelo buscador, clique no link de seu site, e que, ao chegar lá, permaneça lá. Para manter os visitantes interessados no seu site, certifique-se que ele seja intuitivo e de fácil navegação. Forneça calls-to-action claras e objetivas, impossíveis de não seguir. Só assim você converterá esses visitantes em leads e poderá aumentar seus resultados.
- E não esqueça: você precisa fornecer conteúdo de tecnologia de altíssima qualidade e relevância para sua persona, caso contrário, não conseguirá prender sua atenção.
#2 Palavras-chave precisam ser muito repetidas e ter correspondência exata
Para encontrar material de interesse, as pesquisas nos buscadores são realizadas por meio de termos específicos sobre o assunto alvo. Para gerar relevância, o desenvolvimento do conteúdo deve utilizar de forma equilibrada as palavras-chave do seu negócio, e outras expressões, que mantenham o sentido e o contexto do seu material. Da mesma forma, é necessário fazer uso de uma ou mais delas, especialmente nos títulos. Claro que, de um modo que faça o maior sentido possível para sua persona e o tema abordado.
É importante saber que o Google não faz apenas a correspondência exata entre as palavras digitadas e as palavras-chave contidas, por exemplo, no conteúdo de seu blog. Os buscadores vêm tentando compreender a intenção por trás da pesquisa informada.
- É isso mesmo: os mecanismos estão buscando correspondências entre a intenção de pesquisa e conteúdo relevante e de alta qualidade.
#3 SEO e inbound marketing não se misturam
Basta lembrarmos que inbound marketing tem como um de seus grandes pilares o marketing de conteúdo, e esse por sua vez é o grande fomentador das ações voltadas ao SEO. Isso comprova que as estratégias do inbound marketing e o SEO estão intimamente ligados.
Fazer inbound marketing implica em uma série de ações, como uso de redes sociais, voltadas a atração de audiência para o blog da sua empresa, com o intuito de fazer negócios e fidelizar os clientes, para que se tornem promotores da sua marca. Produzir seus textos com base em uma estratégia bem estruturada de SEO, aprimora a visibilidade de seu negócio, dá muito mais relevância e o consequente posicionamento nos mecanismos de busca.
- Perceba que, se o inbound marketing visa atrair, converter, transformar e fidelizar, o SEO se torna especialmente importante já na primeira etapa, para atrair o público certo até o seu site.
Derrube esses mitos no marketing de sua empresa de tecnologia e aprimore sua estratégia de SEO, sob uma ótica global da experiência da persona. Essa experiência começa no momento em que se inicia uma pesquisa, mas só é finalizada com consumo de informação relevante e de qualidade.