Como analisar conteúdo de tecnologia?

Marketing de Conteúdo

Como analisar conteúdo de tecnologia?

16 de dezembro de 2019

Descubra quais categorias você deve levar em consideração no momento de analisar conteúdo de tecnologia para inbound marketing.

O mundo é digital. As pessoas buscam por informações o dia inteiro. Neste cenário, o conteúdo produzido e distribuído pelas empresas ganha papel de destaque nas estratégias de Inbound Marketing. Por isso, o tech content precisa ser relevante e pensado para a sua persona, de acordo com as características e necessidades dela.

É muito comum empresas de tecnologia produzirem uma grande quantidade de materiais sem estratégia e sem estudar os melhores caminhos. Mas analisar de forma inteligente a produção de marketing de conteúdo é fundamental.

Quem encontrar o seu conteúdo precisa se envolver com ele. Do contrário, os esforços do seu marketing de tecnologia não terão um grande impacto nos resultados da companhia. Não basta apenas atrair o usuário, é preciso prender a sua atenção com um tech content diferenciado e adequado para o momento daquele lead no funil de marketing.

Confira neste artigo 5 categorias que devem ser levadas em consideração no momento de analisar o conteúdo que a sua empresa de tecnologia oferece.

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1. Distribuição de conteúdo tech por etapas do funil de marketing

Para que o Marketing de Conteúdo tenha impactos positivos para a empresa, é fundamental entender a fundo o funil de marketing desenhado e quais os melhores conteúdos e quantidades para cada etapa.

Esta é uma ótima forma de analisar com inteligência o conteúdo tech produzido pela sua empresa. No momento de definir as pautas e os formatos selecionados, o time de marketing deve estudá-los a partir do seu propósito dentro do funil.

E aqui é muito importante distribuir bem as quantidades de conteúdo em cada etapa da jornada do lead. Independentemente do número de conteúdos que a sua empresa consegue produzir por mês, é possível desenhar uma estratégia mais assertiva a partir da análise periódica do desempenho de cada material.

É comum produzir mais conteúdos de topo de funil, afinal, cabe a eles a atração do lead e isso pode acontecer a partir de diferentes assuntos. Portanto, materiais de fundo de funil não são tão abundantes, mas desempenham papel fundamental para a conversão de leads em clientes e precisam existir na sua estratégia.

Se você quantificar a sua produção hoje, como estaria essa distribuição de conteúdo? Ela está condizente com os objetivos do seu negócio e contribuindo para a geração de leads e para conversão em clientes?

Outra dica essencial é categorizar os temas abordados pela sua relevância para o negócio. Isso porque, é possível identificar assuntos que merecem ser mais explorados e outros que podem ser menos abordados.

Todas essas análises e mapeamentos permitem ter novas ideias e encontrar oportunidades. Além disso, contribuem para a tomada de decisões mais assertivas, baseadas em dados. 

2. Estudo de palavras-chaves

As palavras-chaves são parte muito importante de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, principalmente quando falamos de SEO (Search Engine Optimisation). Escolher as melhores palavras-chaves para guiar a sua produção de tech content ajuda a posicionar melhor a sua página nos resultados de pesquisa do Google. Quanto mais próximo da primeira página, maior a chance de atrair visitantes e conversões.

Essa é uma ótima maneira de analisar de forma inteligente o material produzido. De nada adianta, por exemplo, produzir um blog post super completo sobre determinado assunto se ele não utilizar as palavras-chaves corretas para “brigar” por uma boa posição nos buscadores.

O estudo de palavras-chaves contribui ainda trazendo ideias de como abordar determinados tópicos a partir da forma como as pessoas mais procuram sobre aquele assunto.

As palavras-chaves podem ser categorizadas em baixo, médio e alto volume de pesquisa. Um alto volume indica que muitas pessoas procuram por aquele termo, o que torna a concorrência por uma boa posição no Google mais acirrada.

Analisar as keywords (termo em inglês para palavras-chaves) do seu negócio dentro dessa divisão é fundamental. Isso ajuda a definir que tipo de conteúdo será produzido para cada uma delas.

Em alguns cenários é possível que uma palavra com baixo volume de buscas traga ótimos resultados. Por isso, é muito importante ter uma variedade de keywords entre todas essas categorias para uma estratégia assertiva e resultados positivos.

3. Foco nas personas ao analisar conteúdo de tecnologia

As personas do seu negócio devem guiar toda a sua produção de conteúdo tech. Entender a fundo as suas características, dores e necessidades é fundamental para garantir a relevância dos materiais.

Os conteúdos produzidos são interessantes para a sua audiência? Fazem sentido dentro da realidade do seu público-alvo? O que a minha persona procura e precisa? Como a minha empresa pode de fato ajudá-la?

Esses são exemplos de perguntas que devem guiar a produção de conteúdo em qualquer empresa de tecnologia e ajudam a analisar de forma inteligente o que está sendo produzido. A partir das respostas encontradas, é possível fazer ajustes na estratégia e torná-la mais assertiva.

E como responder a essas perguntas? Analisando os dados que cada plataforma de distribuição de conteúdo fornece em tempo real. Nas mídias sociais, por exemplo, é possível verificar número de cliques, engajamento, impressões, CTR, dentre outros.

Quando falamos de blog, acompanhar de perto a origem dos acessos e posts mais lidos são duas métricas fundamentais. E-mails e plataformas de anúncios pagos também fornecem uma série de dados relevantes, como cliques e taxa de abertura.

Mais do que compilar essas métricas, é essencial interpretar o que esses números têm a dizer para medir o desempenho de cada material. Esses dados trazem insights importantes sobre o comportamento, necessidades e interesses da persona em questão.

4. Conteúdos divididos por solução

Grande parte das empresas de tecnologia trabalha com mais de um produto ou solução em seu portfólio. E cada um deles possui uma persona própria (ou mais). O que exige estratégias de Marketing de Conteúdo distintas.

Se a sua empresa deseja aumentar as vendas de um produto de ticket médio maior, é preciso centrar esforços na produção de conteúdos a respeito deste item, por exemplo. Isso está sendo feito? Ou os conteúdos tratam de temas genéricos e de produtos menos relevantes do ponto de vista comercial?

Para fazer essa análise do conteúdo, o time de marketing de uma empresa de tecnologia precisa mergulhar de fato no seu universo e conhecer a fundo os seus produtos. Somente desta forma é possível analisar com propriedade o caminho seguido e propor novas ideias consistentes.

E aqui, dados e números são fundamentais. Analisar quais conteúdos são mais relevantes para uma solução específica e a melhor abordagem para cada produto ou serviço é muito importante.

Acompanhar o desempenho e rever a estratégia adotada periodicamente é o diferencial das equipes de marketing campeãs. E, para que isso seja efetivo, o alinhamento com o departamento comercial e os objetivos macro da companhia é essencial.

5. Insights sobre o que escrever após analisar conteúdo de tecnologia

Entregar tech content de qualidade passa pela definição dos temas abordados. Portanto, neste momento, conhecer a fundo o seu mercado e a sua solução é fundamental. Isso porque, a partir dessa prática é possível pensar em boas pautas que irão gerar materiais relevantes.

Além de analisar, o que fazer para se inspirar:

  • Leia notícias e conteúdos do setor de tecnologia;
  • esteja por dentro das tendências e novidades do mercado;
  • participe de eventos;
  • acompanhe os principais canais e empresas;
  • veja o que seus concorrentes e grandes companhias estão fazendo no Inbound Marketing;
  • Leia o blog da Motor Tech Content, temos mais de 500 conteúdos publicados. Acesse nosso blog de marketing tech

Essas atitudes, além de trazerem insights e ideias novas para o seu time de marketing, permitem que você analise de forma inteligente o conteúdo que produz. Afinal, é possível comparar a linguagem, os temas abordados e a forma como o seu tech content é entregue com outros materiais.

Se você analisa resultados, consegue se manter sempre inspirado a fazer mais e melhor!

Você já acompanha esses cinco pontos de análise? Coloque todos eles no seu radar e tenha mais resultados na publicação de conteúdo de tecnologia.

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