O Microsoft Ignite 2021 aconteceu entre os dias 2 e 4 de março, em formato totalmente online devido às restrições do COVID-19. Na empresa de tecnologia o evento já é bastante conhecido, pois reúne palestrantes de toda rede de profissionais de TI da Microsoft.
Se você não pôde comparecer, mas quer saber tudo o que aconteceu, está no lugar certo. A seguir, compartilhamos com você os destaques mais importantes. Confira!
Principais assuntos desta postagem:
1 – Atributos da nuvem
O Microsoft Ignite 2021 foi aberto por Satya Nadella, CEO da Microsoft, que reforçou a aposta na empresa – há 10 anos – no cloud. Para ele, chegou o momento de refletirmos sobre o futuro da tecnologia na nuvem, especialmente pensando no crescimento econômico.
Sabemos que para a transformação digital nas empresas tech a nuvem se torna essencial. Por isso, compartilhamos os cinco atributos que Nadella destacou no evento, considerados por ele como o futuro do cloud:
- Computação ubíqua e descentralizada: nas palavras do CEO, “estamos passando por uma mudança radical na arquitetura de computação (…). O resultado de tudo isso será o crescimento exponencial contínuo da capacidade de computação.”
- Dados soberanos e inteligência ambiente: o volume, a variedade e a velocidade dos dados passarão por um crescimento explosivo na nuvem.
- Criadores e comunidades capacitados em todos os lugares: para que essa previsão se torne realidade, Nadella acredita que as economias encontrarão um novo equilíbrio entre consumo e criação. Além disso, ele prevê que “a próxima década exigirá avanços tecnológicos que democratizem radicalmente a criação”.
- Oportunidade econômica expandida: definindo a produtividade de forma muito mais ampla e com flexibilidade de quando, onde e como as pessoas trabalham.
- Confiança por design: sobre este item, Nadella diz acreditar que um provedor de tecnologia deve ter sucesso apenas quando ajuda o mundo ao seu redor a ter sucesso.
2 – Melhorias no Microsoft Teams
Não é surpresa que o Microsoft Teams seja um dos destaques do Microsoft Ignite 2021. Se a sua empresa de tecnologia utiliza a ferramenta, dê uma olhada nos recursos que foram apresentados no evento:
- Melhorias na colaboração com pessoas e grupos externos
- Novas visualizações de galeria e de apresentador
- Hardware para equipes certificadas
- Criptografia de ponta a ponta para chamadas de equipes
- Aprimoramentos de webinar e suporte para até 1000 participantes, para públicos dentro e fora da organização do anfitrião.
Sobre os webinars, a Microsoft anunciou também recursos como registro personalizado, controle do host sobre a desativação de vídeo e bate-papo dos participantes, uma variedade de opções de apresentação avançada e relatórios pós-evento.
Outra melhoria, e também com relação aos webinars, é que, ao ultrapassar o limite de mil participantes, as equipes irão “escalar perfeitamente” para uma experiência de dez mil pessoas (somente visualização).
3 – Microsoft Mesh
Para muitos, o Microsoft Mesh roubou a cena no Microsoft Ignite 2021. Trata-se da mais nova plataforma de comunicação de realidade mista baseada em holograma.
Como explicado no evento, o Mesh permite que você interaja holograficamente com outras pessoas. E para mostrar tudo isso na prática, várias pessoas se “teletransportaram” para o Ignite 2021 usando a plataforma.
Aliás, se falarmos em transformação digital nas empresas tech, sem dúvidas o Microsoft Mesh tem o potencial de mudar a cara dos negócios atuais. Isso porque, como anunciado no evento, ele é capaz de permitir que as pessoas participem de um ambiente compartilhado para conversas ou reuniões de um local físico diferente.
Dê uma olhada no vídeo apresentado durante o Microsoft Ignite 2021 para entender melhor:
4 – Atualizações do Azure
Com relação ao Microsoft Azure, o anúncio no Microsoft Ignite 2021 foi o lançamento do Azure Percept. Segundo explicado pela empresa, é um novo portfólio de hardware e serviços projetados para permitir percepções em tempo real orientadas por Inteligência Artificial.
O Azure Percept inclui um kit de desenvolvimento com Azure Percept Vision, com uma câmera inteligente, e Azure Percept Audio (que vem separadamente).
Azure Data
Nossa lista de destaques do Microsoft Ignite 2021 também inclui as várias atualizações na plataforma de análise e ferramentas que permitem aos desenvolvedores de dados extrair mais insights. Como exemplos, a Microsoft listou a disponibilidade e as atualizações gerais relacionadas ao Azure Synapse Pathway, Azure Stream Analytics, Azure Purview e Azure Cosmos DB.
5 – Microsoft Viva
Conforme citado pelo site da empresa, o Microsoft Viva é a primeira Plataforma de Experiência do Funcionário a trazer diretamente para o fluxo do trabalho ferramentas para engajamento, aprendizagem, bem-estar e descoberta de conhecimentos dos funcionários.
O Viva reúne Conexões, Insights, Tópicos e Aprendizagem, conforme apresentamos:
- O Viva Connections mantém todos informados e conectados com painéis personalizados.
- O Viva Insights oferece, como o nome sugere, insights que ajudam a organização a ir na direção certa.
- O Viva Topics torna mais fácil para as pessoas encontrarem informações.
- O Viva Learning promove o desenvolvimento contínuo de carreira apresentando módulos de treinamento e aplicativos de construção de habilidades.
Ainda, no Microsoft Ignite 2021 o Viva foi abordado como um grande negócio para organizações que optaram pelo home office ou por fazer a transição para estratégias de trabalho híbridas.
E aí, do que você mais gostou no Microsoft Ignite 2021?
Foram várias as novidades para a empresa de tecnologia. Como você deve imaginar, a lista de assuntos apresentados no evento foi extensa. Neste post elencamos o que acreditamos ter merecido mais destaque e esperamos que você tenha aproveitado.
Você pode conferir mais sobre o que aconteceu na própria página do Ignite 2021. Para não perder mais nenhum evento de tecnologia deste ano, não deixe de ver nossa seleção de Eventos de tecnologia e marketing de 2021.