Já explicamos aqui no blog o que são as long tail keywords, ou seja, palavras-chave de cauda longa. Palavras-chave long tail podem impulsionar seu marketing de conteúdo, fazendo com que seu blog atinja um público mais específico e diminuindo a concorrência que existe quando se utilizam termos muito vagos, como “marketing” ou simplesmente “tecnologia”. Hoje, vamos mostrar como utilizá-las da melhor forma.
Usar palavras-chave mais específicas significa que um público mais entrosado com seu conteúdo chegará até ele, certo? Por sua vez, palavras-chave mais generalistas farão seu conteúdo se perder num turbilhão de materiais relacionados, deixando sua publicação em uma posição desfavorável nos sites de busca. Isso se agrava quando se trata de mídia paga. Nesse caso, sem palavras-chave certas, um clique pode acabar custando muito dinheiro.
Mesmo que o número de acessos possa ser menor do que o das short tail keywords, as pessoas atraídas por long tail keywords estarão melhor ambientadas e seu engajamento será maior. Confira como usar as palavras-chave de cauda longa:
#1 Escolha das palavras-chave: neste momento, é preciso pensar no conteúdo do seu blog e nos interesses da sua persona. Existem algumas ferramentas on-line, como a Keyword Planner do Google, que podem auxiliar na escolha das melhores palavras-chave. Não seja genérico, palavras-chave muito abstratas e abrangentes colocarão seu conteúdo em meio a um oceano de materiais com as mesmas keywords. Assim, a competição é maior e as chances do seu conteúdo ser visto em sites de busca são reduzidas.
#2 Sinônimos: o dicionário é seu amigo, use-o sem medo. Palavras relacionadas ou variações em plural e singular aumentam a chance da sua persona encontrar o seu conteúdo na rede, além de tornar o texto mais rico em qualidade e fluidez. Contudo, caso o sinônimo seja pouco utilizado, dificilmente será usado em buscas, sendo assim, é dispensável.
#3 Não use palavras-chave muito longas: segundo pesquisas da Search Engine Watch, keywords entre 11 e 20 caracteres geram mais resultado. Então, pense em palavras-chave maiores que “software” e menores que “soluções de software para sua empresa de tecnologia”.
Quando bem trabalhadas, as palavras-chave long tail têm tudo para gerar mais resultados para o marketing de conteúdo da sua empresa de tecnologia. Mas para que isso aconteça, é essencial lembrar: você está escrevendo para pessoas, indivíduos, não para robôs movidos por mecanismos de buscas. Portanto, o foco do conteúdo deve estar sempre voltado à qualidade.