Descubra quais categorias você deve levar em consideração no momento de analisar conteúdo de tecnologia para inbound marketing.
O mundo é digital. As pessoas buscam por informações o dia inteiro. Neste cenário, o conteúdo produzido e distribuído pelas empresas ganha papel de destaque nas estratégias de Inbound Marketing. Por isso, o tech content precisa ser relevante e pensado para a sua persona, de acordo com as características e necessidades dela.
É muito comum empresas de tecnologia produzirem uma grande quantidade de materiais sem estratégia e sem estudar os melhores caminhos. Mas analisar de forma inteligente a produção de marketing de conteúdo é fundamental.
Quem encontrar o seu conteúdo precisa se envolver com ele. Do contrário, os esforços do seu marketing de tecnologia não terão um grande impacto nos resultados da companhia. Não basta apenas atrair o usuário, é preciso prender a sua atenção com um tech content diferenciado e adequado para o momento daquele lead no funil de marketing.
Confira neste artigo 5 categorias que devem ser levadas em consideração no momento de analisar o conteúdo que a sua empresa de tecnologia oferece.
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Principais assuntos desta postagem:
1. Distribuição de conteúdo tech por etapas do funil de marketing
Para que o Marketing de Conteúdo tenha impactos positivos para a empresa, é fundamental entender a fundo o funil de marketing desenhado e quais os melhores conteúdos e quantidades para cada etapa.
Esta é uma ótima forma de analisar com inteligência o conteúdo tech produzido pela sua empresa. No momento de definir as pautas e os formatos selecionados, o time de marketing deve estudá-los a partir do seu propósito dentro do funil.
E aqui é muito importante distribuir bem as quantidades de conteúdo em cada etapa da jornada do lead. Independentemente do número de conteúdos que a sua empresa consegue produzir por mês, é possível desenhar uma estratégia mais assertiva a partir da análise periódica do desempenho de cada material.
É comum produzir mais conteúdos de topo de funil, afinal, cabe a eles a atração do lead e isso pode acontecer a partir de diferentes assuntos. Portanto, materiais de fundo de funil não são tão abundantes, mas desempenham papel fundamental para a conversão de leads em clientes e precisam existir na sua estratégia.
Se você quantificar a sua produção hoje, como estaria essa distribuição de conteúdo? Ela está condizente com os objetivos do seu negócio e contribuindo para a geração de leads e para conversão em clientes?
Outra dica essencial é categorizar os temas abordados pela sua relevância para o negócio. Isso porque, é possível identificar assuntos que merecem ser mais explorados e outros que podem ser menos abordados.
Todas essas análises e mapeamentos permitem ter novas ideias e encontrar oportunidades. Além disso, contribuem para a tomada de decisões mais assertivas, baseadas em dados.
2. Estudo de palavras-chaves
As palavras-chaves são parte muito importante de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, principalmente quando falamos de SEO (Search Engine Optimisation). Escolher as melhores palavras-chaves para guiar a sua produção de tech content ajuda a posicionar melhor a sua página nos resultados de pesquisa do Google. Quanto mais próximo da primeira página, maior a chance de atrair visitantes e conversões.
Essa é uma ótima maneira de analisar de forma inteligente o material produzido. De nada adianta, por exemplo, produzir um blog post super completo sobre determinado assunto se ele não utilizar as palavras-chaves corretas para “brigar” por uma boa posição nos buscadores.
O estudo de palavras-chaves contribui ainda trazendo ideias de como abordar determinados tópicos a partir da forma como as pessoas mais procuram sobre aquele assunto.
As palavras-chaves podem ser categorizadas em baixo, médio e alto volume de pesquisa. Um alto volume indica que muitas pessoas procuram por aquele termo, o que torna a concorrência por uma boa posição no Google mais acirrada.
Analisar as keywords (termo em inglês para palavras-chaves) do seu negócio dentro dessa divisão é fundamental. Isso ajuda a definir que tipo de conteúdo será produzido para cada uma delas.
Em alguns cenários é possível que uma palavra com baixo volume de buscas traga ótimos resultados. Por isso, é muito importante ter uma variedade de keywords entre todas essas categorias para uma estratégia assertiva e resultados positivos.
3. Foco nas personas ao analisar conteúdo de tecnologia
As personas do seu negócio devem guiar toda a sua produção de conteúdo tech. Entender a fundo as suas características, dores e necessidades é fundamental para garantir a relevância dos materiais.
Os conteúdos produzidos são interessantes para a sua audiência? Fazem sentido dentro da realidade do seu público-alvo? O que a minha persona procura e precisa? Como a minha empresa pode de fato ajudá-la?
Esses são exemplos de perguntas que devem guiar a produção de conteúdo em qualquer empresa de tecnologia e ajudam a analisar de forma inteligente o que está sendo produzido. A partir das respostas encontradas, é possível fazer ajustes na estratégia e torná-la mais assertiva.
E como responder a essas perguntas? Analisando os dados que cada plataforma de distribuição de conteúdo fornece em tempo real. Nas mídias sociais, por exemplo, é possível verificar número de cliques, engajamento, impressões, CTR, dentre outros.
Quando falamos de blog, acompanhar de perto a origem dos acessos e posts mais lidos são duas métricas fundamentais. E-mails e plataformas de anúncios pagos também fornecem uma série de dados relevantes, como cliques e taxa de abertura.
Mais do que compilar essas métricas, é essencial interpretar o que esses números têm a dizer para medir o desempenho de cada material. Esses dados trazem insights importantes sobre o comportamento, necessidades e interesses da persona em questão.
4. Conteúdos divididos por solução
Grande parte das empresas de tecnologia trabalha com mais de um produto ou solução em seu portfólio. E cada um deles possui uma persona própria (ou mais). O que exige estratégias de Marketing de Conteúdo distintas.
Se a sua empresa deseja aumentar as vendas de um produto de ticket médio maior, é preciso centrar esforços na produção de conteúdos a respeito deste item, por exemplo. Isso está sendo feito? Ou os conteúdos tratam de temas genéricos e de produtos menos relevantes do ponto de vista comercial?
Para fazer essa análise do conteúdo, o time de marketing de uma empresa de tecnologia precisa mergulhar de fato no seu universo e conhecer a fundo os seus produtos. Somente desta forma é possível analisar com propriedade o caminho seguido e propor novas ideias consistentes.
E aqui, dados e números são fundamentais. Analisar quais conteúdos são mais relevantes para uma solução específica e a melhor abordagem para cada produto ou serviço é muito importante.
Acompanhar o desempenho e rever a estratégia adotada periodicamente é o diferencial das equipes de marketing campeãs. E, para que isso seja efetivo, o alinhamento com o departamento comercial e os objetivos macro da companhia é essencial.
5. Insights sobre o que escrever após analisar conteúdo de tecnologia
Entregar tech content de qualidade passa pela definição dos temas abordados. Portanto, neste momento, conhecer a fundo o seu mercado e a sua solução é fundamental. Isso porque, a partir dessa prática é possível pensar em boas pautas que irão gerar materiais relevantes.
Além de analisar, o que fazer para se inspirar:
- Leia notícias e conteúdos do setor de tecnologia;
- esteja por dentro das tendências e novidades do mercado;
- participe de eventos;
- acompanhe os principais canais e empresas;
- veja o que seus concorrentes e grandes companhias estão fazendo no Inbound Marketing;
- Leia o blog da Motor Tech Content, temos mais de 500 conteúdos publicados. Acesse nosso blog de marketing tech
Essas atitudes, além de trazerem insights e ideias novas para o seu time de marketing, permitem que você analise de forma inteligente o conteúdo que produz. Afinal, é possível comparar a linguagem, os temas abordados e a forma como o seu tech content é entregue com outros materiais.
Se você analisa resultados, consegue se manter sempre inspirado a fazer mais e melhor!
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