Transformação digital: como a IA ajuda as PMEs a crescerem?

Tecnologia e inovação

Transformação digital: como a IA ajuda as PMEs a crescerem?

7 de julho de 2020

A transformação digital tem oferecido aos pequenos e médios negócios muitas possibilidades. Veja quais e como usufruir delas!

O Brasil possui aproximadamente 1,285 micro, pequenas e médias empresas, que são responsáveis por gerar 96,7% dos negócios e empregar 58,4% da população do país. 

Apesar dos inúmeros desafios que a abertura de empresas vive no Brasil, como dificuldades no acesso a linhas de crédito, carga tributária complexa e burocracia extrema, essa importante fatia da economia continua crescendo. 

Com foco nessas empresas, todos os anos a Deloitte desenvolve uma pesquisa que mostra no que as pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil estão investindo. E a busca pela transformação digital tem sido a aposta para manter o crescimento acelerado.

Segundo a pesquisa de 2019, 78% das pequenas e médias empresas de maior crescimento investem em novas tecnologias, e 56% delas disseram que a criação de novos produtos ou serviços foi a principal responsável pelo crescimento.

Quem vende serviços e soluções de tecnologia para as PMEs deve estar sempre atento sobre o que oferecer e como utilizar a transformação digital a seu favor. Com isso em mente, apresentaremos, no decorrer do post, as principais tendências de uso da inteligência artificial para pequenas e médias empresas. Acompanhe!

Possibilidades de transformação digital nas PMEs 

Assim como o advento da internet mudou a forma com que o mundo sempre fez negócios, as tecnologias emergentes, sobretudo inteligência artificial, blockchain, Big Data e IoT estão, aos poucos, adentrando o cotidiano das PMEs. 

A questão deixou de ser quando a transformação digital chegará em todas as pequenas e médias empresas, mas sim quais tecnologias serão imprescindíveis e o que deve ser priorizado. 

A inteligência artificial pode ser usada em corporações de diversos segmentos, e os exemplos a seguir podem servir de base para que os líderes de empresas de tecnologia entendam melhor as oportunidades de prestar serviços para as PMEs.

Inteligência artificial na contabilidade 

O dia a dia dos profissionais da contabilidade sempre foi burocrático e complexo. Impostos, tributos, mudanças na legislação, todos estes processos são demorados, onerosos e passíveis de erros humanos.

Atualmente já existem ferramentas baseadas em inteligência artificial que executam tarefas automáticas como envio de faturas e busca por faturas não pagas, por exemplo. Além disso, alguns softwares já conseguem contabilizar automaticamente os pagamentos recebidos nos registros contábeis por meio de integrações na conta bancária. 

Outros sistema têm a capacidade de sugerir ações preventivas baseadas em tendências e comportamentos e detectar riscos tributários e trabalhistas. As possibilidades são infinitas e a contabilidade certamente é um setor que só tem a ganhar com o aumento de produtividade e acuracidade proporcionados pela tecnologia

Inteligência Artificial no marketing

Outro setor muito beneficiado com o uso da inteligência artificial na automação de processos é o marketing. Atualmente alguns sistemas já utilizam machine learning para aprimorar a segmentação de clientes, construir ações mais precisas e descobrir insights de acordo com análises de comportamento. Além disso, o setor de marketing ganha muito mais eficiência quando consegue direcionar os esforços para o público-alvo certo. 

Inteligência Artificial em vendas

No setor de vendas a inteligência artificial tem sido usada sobretudo em plataformas de treinamento que ajudam as equipes a vender melhor. Uma das funções da tecnologia é automatizar os registros e transcrições de vendas que podem ser usados para comparar as estratégias de cada representante e criar insights de práticas bem-sucedidas. 

Outra possibilidade do uso de machine learning nas plataformas de vendas é a análise de variáveis no momento das vendas, como escolha de palavras de um pitch ou proporção de tempo gasto em contato com o cliente. O software, então, consegue avaliar o desempenho de cada funcionário e treinar os vendedores de acordo com as ações de mais sucesso. 

Em relação às ferramentas de inteligência artificial que podem beneficiar todos os tipos de empresas podemos citar:

Chatbots

Os chatbots têm sido escolhas muito populares atualmente porque são versáteis e oferecem comunicação com os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. A inteligência artificial conversacional pode executar tarefas de políticas de devolução, tirar dúvidas sobre informações da empresa, interagir com o público em sites e mídias sociais e encaminhá-los aos destinos certos, entre outros. É claro que as ações são diferentes dependendo da necessidade da empresa, mas as vantagens de aumento da produtividade e melhora da experiência do cliente são gerais. 

Ferramentas de Cibersegurança

Atualmente as ferramentas de cibersegurança baseadas em inteligência artificial conseguem proteger dados e combater ameaças para garantir a segurança. Com o aprendizado de máquina, as empresas podem detectar qualquer comportamento estranho e identificar novas ameaças e possíveis vulnerabilidades. Vale lembrar que as PMEs são grandes alvos de ataques cibernéticos por nem sempre seguirem à risca as verificações de segurança adequadas.

Expectativas de uso da Inteligência Artificial

Os exemplos acima nos mostram as possibilidades de uso desta tecnologia para pequenas e médias empresas em busca de inovação e crescimento acelerado. Mas as expectativas de uso da inteligência artificial vão muito além! 

Como exemplos, podemos citar o Watson, da IBM, que consegue “aprender” a partir das ações dos colaboradores de modo que o software, sozinho, consiga executar os aprendizados por conta própria.

Outra possibilidade muito animadora criada para inovar a experiência do consumidor é o chatbot Lago, produzido pela empresa Cognitive. Esta tecnologia é um assistente virtual que consegue analisar expressões dos usuários e executar ações com até 70% de assertividade, um valor bem superior aos demais chatbots.

É claro que estes dois tipos de tecnologia ainda não são realidade nas pequenas e médias empresas, mas o uso de chatbots e outras ferramentas são excelentes formas de aproveitar a transformação digital para alavancar resultados.   

Junto da transformação, várias mudanças acontecem. A Economia On Demand é uma delas. Já ouviu falar dessa tendência? Confira tudo neste Whitepaper.

Whitepaper: Economia on demand, o que é e como funciona

Comentários