Entenda como a Sociedade 5.0 se tornou um fator importante para a Inovação no marketing, principalmente nas empresas de tecnologia
As gerações nascidas após o advento da internet praticamente não conseguem imaginar como era a vida sem as facilidades do 3G (ou 4G, ou 5G…).
A realidade é que a transformação digital veio para ficar e as novas tecnologias estão mudando radicalmente o mundo no qual a geração X e os Baby Boomers nasceram e cresceram.
Atualmente já se fala em Sociedade 5.0 que, numa breve explicação, é o modelo social que utiliza novas tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial (IA), impressão 3d e afins de modo mais humanizado.
O objetivo principal desta nova sociedade é utilizar a tecnologia e a conectividade como forma de levar mais conforto e qualidade de vida para os seres humanos.
A seguir, mostraremos mais amplamente como foi a evolução da Sociedade 4.0 para a atual e como todas estas mudanças em relação à conectividade trouxeram inovação ao marketing, principalmente ao marketing de conteúdo. Aproveite!
Principais assuntos desta postagem:
Sociedade 5.0 e a inovação no marketing
Todos os anos acontece um grande evento que reúne importantes nomes da área de tecnologia para compartilhar informações de qualidade aos congressistas e demais participantes inscritos. É o IT Forum X.
Um dos eventos teve como tema central a Sociedade 5.0, com o objetivo de mostrar de que forma questões como conectividade, inclusão e inovação estão intrinsecamente relacionadas ao mundo corporativo.
A Motor Tech Content esteve presente no evento para aprender um pouco mais sobre toda esta evolução social. Afinal, nos importa saber como ela está impactando no dia a dia do marketing de conteúdo.
Mas antes de focarmos nas inovações no marketing, abordaremos um pouco mais sobre as diferenças entre a sociedade atual e a anterior:
Sociedade 4.0
Como dissemos acima, estamos vivendo uma transição de sociedades entre a 4.0 e a 5.0. A primeira delas foi chamada de “sociedade da caça”, a segunda de “sociedade agrícola”, a terceira “sociedade industrial” e a quarta de “sociedade da informação”.
É claro que a sociedade 4.0 já era digital. Mas essa adoção da tecnologia e dos processos de automação e automatização ganhou muito mais campo na indústria do que na sociedade. Nesse caso, o compartilhamento de conhecimento e informação não foi suficiente e nem tão veloz. O que dividiu as pessoas entre “antenadas” e analfabetas digitais.
Em relação ao mundo corporativo, as empresas já se beneficiavam da conectividade e da possibilidade de compartilhamento de informação. Porém, o que acontecia era que o armazenamento e a velocidade de propagação destes dados dificultava e muito as análises.
Na sociedade 4.0 os robôs também já existiam e tornavam o dia a dia industrial mais fácil e produtivo. Porém, o seu funcionamento dependia de ações humanas que trabalhavam sob inúmeras limitações físicas e mentais.
Sociedade 5.0
O termo Sociedade 5.0 foi apresentado durante o 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia no Japão em 2016.
Enquanto nos anos anteriores a informação era coletada via rede e analisada por seres humanos, agora pessoas, coisas e sistemas estão todos conectados no ciberespaço.
Os dados analisados por meio de inteligência artificial e Big Data excedem a capacidade humana e são interpretados com muito mais rapidez e precisão pelos algoritmos. Estes trabalham 24h por dia sem pausas nem cansaço.
Todo este processo agrega novo valor à indústria e à sociedade, de modo inédito.
A sociedade 5.0 ainda se preocupa em utilizar estas novas tecnologias em benefício próprio, criando formas de levar qualidade de vida e inclusão social para a população mundial.
Quanto à forma com que a sociedade atual consome a tecnologia, só no Brasil existem mais de 230 milhões de smartphones em uso. As videolocadoras e lan-houses se tornaram raridade, pois o acesso facilitado à internet e à economia da recorrência estão mudando a forma de fazer negócios.
Sociedade 5.0 versus inovação no marketing
Já não é de hoje que os softwares e aplicativos se atualizam automaticamente sem envolver CDs de instalação ou qualquer tipo de manutenção. Nós só precisamos pagar uma taxa mensal para receber em retorno um serviço de qualidade.
Esta lógica faz parte da nova economia da recorrência, em que a conectividade e a facilidade na troca de informação permitem que os negócios sejam feitos de forma on-line e eficiente. E tem sido assim com músicas, filmes e marketing de conteúdo.
O marketing tradicional tem perdido seu espaço para o marketing digital. As empresas, principalmente de tecnologia, estão preferindo investir nesse novo tipo de estratégia para atrair leads e conquistar novos clientes. Enquanto isso, a indústria ainda caminha a passos de tartaruga quando o assunto é colocar em prática uma estratégia de marketing de atração, que já nasceu digital.
São as empresas de tecnologia que estão a frente da evolução do modo como vendemos e propagamos as nossas marcas. E não seria diferente com a produção de conteúdo, que é a alma do marketing de atração. Tem muita coisa acontecendo, mas vamos destacar uma grande novidade. Então, confira no próximo tópico um pouco mais sobre o novo marketing de conteúdo.
Novo modo de produção no marketing de conteúdo
Já ouviu falar em marketing de conteúdo pré-pago? Essa é uma tendência lançada pela Motor Tech Content. Como empresa especializada na produção de conteúdo de tecnologia, está sempre antenada às últimas novidades do mundo tech. Por isso, decidiu unir as particularidades da sociedade 5.0 ao marketing e criou um novo jeito de oferecer conteúdo: o plano on-demand.
Ao optarem por esse tipo de serviço, as empresas compram créditos de produção de diferentes formatos de conteúdo que podem ser usados sempre que necessário. Para saber mais sobre essa tendência on demand no marketing 5.0, acesse este infográfico. No botão a seguir você faz o download dele, gratuitamente.
Como comprar conteúdo pré-pagoÉ a sociedade 5.0 impactando diretamente nas inovações de marketing e no mundo corporativo.