Se sua empresa de tecnologia tem presença digital, seja simples (mantendo um site e enviando promoções ao mailing, por exemplo) ou mais elaborada (tem blog, conteúdo recorrente, atua nas redes sociais, envia ebooks aos clientes e cria landing pages), alguma vez você já precisou criar um call to action (CTA). Ele é o “botão de captação”, é o estímulo final da sua mensagem, a chamada para a ação, em tradução livre. Por meio dele, seu leitor será encaminhado para uma página de conversão ou para o lugar de interesse, seja na sua página de produtos ou no comparativo entre os planos do software que sua empresa oferece. O CTA é, em outras palavras, o famoso clique aqui.
Mas será que um simples “clique aqui” é suficiente para que alguém se sinta convencido a clicar na sua chamada e fazer valer seu investimento nessa estratégia? Será que ele é compatível com a mensagem que o antecede e diz o suficiente sobre o lugar para onde o usuário será encaminhado? Será que dá resultado desta forma? Tudo isso deve ser pensado antes da criação de um CTA de qualidade, principalmente pelo risco que sua mensagem corre de não ser lida até o fim. Você pode concentrar toda a comunicação com uma única expressão, e é importante que não desperdice esta oportunidade optando pelo clichê clique aqui.
Texto:
Para começar, é importante que seu call to action seja específico em cada ação. Se você está promovendo um produto, use frases como: “Conheça os benefícios do produto X” ou “Saiba tudo sobre o produto X”. Caso esteja divulgando um ebook, a chamada para a ação poderia ser algo como: “Faça o download gratuito do ebook” ou “Quero fazer o download do ebook”.
Tenha o cuidado de não passar mensagens vagas como “Conheça agora” e “Saiba mais sobre o assunto”. Nas duas expressões, não há um claro entendimento sobre para onde o usuário será encaminhado. Pense no call to action como um convite que você faz a alguém. Como você convidaria o potencial cliente para entrar na sua página de serviços, por exemplo? Lembrando que o CTA é uma ferramenta concisa, sendo eficaz se for desenvolvido de maneira objetiva, com cerca de 30 caracteres.
Visual:
Mesmo com uma chamada eficaz, é interessante se atentar a outro atributo do call to action: o visual. É importante que o texto ou o box no qual o CTA está inserido tenha uma cor que o diferencie do restante do site ou do e-mail. De preferência, uma cor que chame atenção. E não tema incluir símbolos, setas e imagens que induzam ainda mais o usuário a clicar. Isso tudo, claro, respeitando a harmonia visual, para que o call to action não se perca.
Agora, faça o exercício: revise os últimos e-mails enviados e as páginas principais e internas do seu site levando em consideração mensagem e imagem, os dois segredos do call to action de sucesso.
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