ESCOLHA O FORMATO CERTO E GARANTA O SUCESSO DO SEU CONTEÚDO DE TECNOLOGIA

Marketing de Conteúdo

ESCOLHA O FORMATO CERTO E GARANTA O SUCESSO DO SEU CONTEÚDO DE TECNOLOGIA

25 de setembro de 2015

O marketing de conteúdo, força motriz do inbound marketing, já ajuda muitas empresas de tecnologia a despertar o interesse do público-alvo em suas soluções, aumentando seus resultados de geração de leads qualificados. Pesquisas mostram que 82% dos profissionais de marketing B2B vão aumentar a produção de conteúdo nos próximos meses.

Um requisito muito importante para sua empresa de tecnologia fazer conteúdo bem assertivo é escolher o formato certo para passar as informações. Além de definir os temas a serem abordados com muita precisão, conhecer e analisar qual é a formatação mais adequada para cada tema e etapa da  jornada de compras pode implicar em maior ou menor consumo do seu conteúdo, assim como no sucesso da sua campanha. Neste post, vamos ajudá-lo com dicas para escolher o melhor formato e atingir mais resultados com cada material.

Um dos formatos mais conhecidos é o post: textos que tratam sobre o conteúdo do seu negócio e tem o objetivo de alimentar seu blog corporativo. Aborda de forma mais concisa, assuntos que envolvem os desafios do dia a dia de sua persona. Posts atrativos em seu blog, geram relevância e melhoram o posicionamento de seu site nos buscadores, como o Google. Depois de escrever de 21 a 54 posts em seu blog, sua geração de tráfego pode aumentar em até 30%.

Outro formato bastante utilizado é o ebook, um livro digital, composto de conteúdo mais detalhado sobre determinado tema. Esse recurso lembra uma revista com textos, imagens e gráficos, e permite maior interação com o conteúdo, ao utilizar links e mídias adicionais.

Existem ainda os whitepapers, conteúdos mais condensados, utilizados para para expor resultados e outros elementos quantificáveis sobre um assunto. Os whitepapers são, por exemplo, ótimas opções para cases de clientes de sua  empresa de TI. Também é uma ótima alternativa para demonstrar diferenciais das suas soluções, com aprofundamento em uma determinada característica.

O infográfico é caracterizado por ilustrações explicativas sobre um tema ou assunto. Busca transmitir a mensagem por meio de uma representação visual, apoiada por textos informativos. Eles são uma ótima alternativa para explicar assuntos de mais difícil compreensão ou temas que sejam mais densos. Por serem tão visuais, os infográficos permitem uma leitura mais rápida e dinâmica, e podem garantir o consumo da informação mesmo por quem está sempre correndo.

Ebooks, whitepapers e infográficos são comumente oferecidos gratuitamente e funcionam como iscas digitais, que atraem sua persona para uma página de conversão ou landing page. Nessas páginas, a estratégia é fazer um conteúdo tão atrativo e importante para o leitor, instigando-o a deixar dados como e-mail, nome e telefone, em troca do material. Assim, sua empresa alimenta a lista de contatos e pode dar início a uma comunicação direta com a persona. Landing pages aumentam suas taxas de conversão em torno de 80%.

A utilização do audiovisual como parte das estratégias digitais também está cada vez mais forte. Publicando vídeos online ou vídeos marketing sua marca cria posicionamento. Os vídeos passam informações para engajar consumidores, alcançar novas audiências e aumentar o tráfego de seu site de forma muito eficiente. Resultados de buscas de vídeos tem uma taxa de cliques 41% maior do que resultados de buscas de textos simples.

Podem ser promovidos webinars, recursos audiovisuais como uma webconferência, para disponibilizar conteúdo educativo para seus clientes. Sua empresa pode, por exemplo, realizar um webinar para desmistificar o eSocial, se o tema tiver relação com suas soluções de negócio. Já um podcast será uma ferramenta valiosa para a entrega de informações para sua audiência online, por meio de arquivos de áudio digital, publicados como podcastings. Você pode utilizar o conceito de podcast para disponibilizar dicas para ter uma área de gestão de frotas mais eficiente, por exemplo. Ou para se tornar um gestor de recursos humanos mais estratégico. É só escolher os  temas mais relevantes para seu público-alvo.

O formato escolhido para sua estratégia de publicações pode fazer toda a diferença no consumo de suas informações e no posicionamento digital de sua empresa. “Aperte o play” do marketing de conteúdo de qualidade e bem estruturado, e veja os resultados!

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