Principais assuntos desta postagem:
Aprenda, com 9 exemplos, a importância de utilizar filmes e séries na construção de personas no marketing de conteúdo.
A utilização da persona no marketing de conteúdo é uma das maneiras mais disseminadas de alcançar assertividade na comunicação. É a partir dela que se desenvolve praticamente toda estratégia de marketing de conteúdo, nela se baseiam os processos de atração, conversão, vendas e fidelidade, entre outros.
Ao utilizar os desafios que você mapeou na construção da persona, os conteúdos das suas campanhas serão úteis e interessantes para os possíveis clientes, gerando assim mais leads. Eles verão em você uma referência nos assuntos abordados e, consequentemente, em soluções para seus problemas.
Já a falta de um lead fictício impacta negativamente no resultado das ações realizadas. Usando metáforas, é como dar um tiro no escuro ou usar uma bala de canhão para matar uma mosca.
Criar uma persona é pensar, construir uma figura que represente o público-alvo da sua empresa ou serviço/ produto específico. Equivale a brincar de bonecas e imaginar toda uma vida para cada uma delas: quais são suas dores, particularidades e interesses?
Esse detalhamento e entendimento deve ser periodicamente atualizado, até porque os desejos e medos de qualquer pessoa mudam. Entender as preocupações, aspirações e desafios diários de quem compra serão insumos perfeitos para direcionar campanhas e fazê-las serem assertivas.
Percebeu como o processo de construção de uma persona no marketing de conteúdo se assemelha a pensar em um personagem de filme ou série? Assistir mais produções pode ajudar demais não somente na sua composição, mas também a libertar a imaginação.
Quer conhecer alguns personagens icônicos que o ajudarão na formação da sua persona? Confira abaixo 9 exemplos:
#1 Filme: Zelig (Woody Allen – 1983)
O filme se passa na década de 1920 e conta a história de Leonard Zelig, um homem que possui a capacidade de alterar a sua personalidade conforme as pessoas que o cercam. Essa habilidade foi notada pela primeira vez em uma festa, onde Zelig, ao mesmo tempo que circula entre os convidados da alta classe usando sotaque refinado e esnobe, minutos depois está entre os funcionários da cozinha. Seu comportamento se altera, vociferando odiosamente contra os “gatos gordos” da festa.
O filme, analisado pelo prisma da comunicação, deixa claro a importância de se adequar e entender os diferentes grupos em seu redor. Sendo assim, a persona além de mapear e entender o seu público, tem como função aumentar os ganhos da sua empresa, entendendo quem são os seus clientes, quais as suas dores e seus desafios diários. Dessa forma, é possível adotar uma forma de comunicação mais direcionada, aumentando a assertividade do seu negócio.
#2 Filme: Do que as mulheres gostam (Nancy Meyers – 2000)
A trama gira em torno de Nick, um publicitário que, em virtude de um acidente, acaba adquirindo o estranho dom de ouvir o pensamento das mulheres. Após uma pequena resistência contra esse dom, Nick começa a usá-lo a seu favor, frequentando lugares do público feminino, para ouvir seus pensamentos e usá-los em suas estratégias de marketing.
Como não é possível ter a mesma habilidade de Nick, a saída é entender o público e buscar ajudá-lo, e mais uma vez a persona nos auxilia nessa tarefa. A persona é uma interlocutora, podendo direcionar a comunicação com o conteúdo correto, educativo e no momento certo, tornando assim a sua estratégia mais assertiva e eficaz.
#3 Série: La Casa de Papel (Álex Pina – 2017)
Em La Casa de Papel o Professor, personagem principal, arma um assalto à casa da moeda da Espanha. Mas para que o planos sejam colocados em prática ele estuda e avalia cada pessoa que terá que alcançar para ajudá-lo. Será o maior roubo da história ou uma missão em vão? Essa série, que possui uma temporada, foi criada por Álex Pina para as redes televisão espanhola Antena 3. Logo após o término, entrou em cartaz na Netflix, que dividiu a produção em duas partes. Até então não existia possibilidade de dar continuidade. No entanto, por consequência do seu sucesso, a rede de streaming confirmou a produção da terceira parte.
Sua relação com a definição da persona é que a série retrata perfis psicológicos totalmente diferentes e cativantes tanto entre o grupo de criminosos, quanto entre os reféns e os policiais – e como cada uma delas age e pensa de uma maneira distinta. É um bom exemplo da importância de detalhar ao máximo as características de um lead fictício e pensar em conteúdos que possuam formatos e abordagens diferentes que impactem cada uma delas.
#4 Filme: Clube da Luta (David Fincher – 1999)
Considerado por muitos um clássico cult, Clube da Luta desenvolve a história em torno de um narrador entediado e de pouca atitude. Em uma viagem, conhece Tyler Durden, um cara agressivo e inteligente. Juntos criam o Clube da Luta, um lugar onde brigam entre si para aliviar o estresse diário. No decorrer do filme, uma história psicológica e complexa transforma o enredo, que ao final guarda uma surpresa para o público.
Como no filme, o marketing de conteúdo lida com personalidades (personas) diferentes e, para ter uma assertividade maior, é preciso conhecê-las bem. Além disso, a comunicação é uma via de mão dupla, ao mesmo tempo que você se comunica, a sua persona irá gerar um feedback em resposta, importante para entender seus anseios e pensamentos que serão úteis para a estratégia de comunicação.
#5 Filme: Na natureza selvagem (Sean Penn – 2007)
Recém-formado e com espírito aventureiro, Christopher McCandless doa todo o seu dinheiro para a caridade e parte em busca de uma viagem onde deixaria para trás todo o materialismo, a tecnologia e até sua família. O filme conta como Christopher foi atrás de uma experiência genuína, mesmo diante de todos os desafios que a viagem proporcionou.
O marketing constantemente está na busca de entender a personalidade das pessoas, ou seja, do seu público. Essa etapa se faz importante pois, dentro de milhões de pessoas, existe o seu público ideal, com sua personalidade e características. Quando há a criação da persona para cada área, se torna possível orientar o seu conteúdo para as pessoas e situações adequadas, assim aumentando a assertividade da sua estratégia.
#6 Série: House of Cards (Beau Willimon – 2013)
O conteúdo do NetFlix é um marco para o serviço de streaming. Criado a partir de pesquisas feitas com os conteúdos assistidos pelos assinantes, tem como protagonista Kevin Spacey como Francis Underwood, um político ambicioso que almeja um alto cargo público em Washington, D.C.
Na política, como em um jogo de estratégias, antecipar movimentos é vital. É assim que você deveria ser, como um mestre que prevê tendências, sempre para o bem dos leads.
#7 Filme: Clube dos cinco (John Hughes – 1985)
Por cometerem pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados na escola em um sábado com o objetivo de escrever uma redação de mil linhas, dizendo o que pensam sobre si mesmos. Diante dessa situação e mesmo com personalidades e pensamentos completamente diferentes, os jovens aos poucos vão se abrindo, fazendo confissões e, no final do dia, se tornam amigos.
O filme retrata personalidades totalmente diferentes, e como cada uma age e pensa de uma maneira distinta. É um bom exemplo de como a comunicação pode assumir diferentes formatos e abordagens para impactar diferentes tipos de pessoas. Por isso, mapear o seu público e entender melhor suas dores é muito importante para o seu negócio.
#8 Filme: Fragmentado (M. Night Shyamalan – 2017)
O filme fala sobre Kevin, um jovem que possui 23 personalidades distintas e tem a capacidade de alterná-las quimicamente em seu organismo, apenas com a força do pensamento. Certo dia, Kevin sequestra três adolescentes e as mantém em cativeiro, ao mesmo tempo que as jovens conhecem todas as facetas de Kevin, elas buscam um meio de tentar fugir do cativeiro.
Com um orçamento de apenas US$ 9 milhões e arrecadação mais de US$ 278 milhões, o filme terá uma continuação. A previsão é de chegar aos cinemas brasileiros em janeiro de 2019.
Todas as personalidades de Kevin mostram as suas diferenças e, na comunicação, é necessário se adaptar à elas. Independente do ramo, é importante para o seu negócio a etapa de definição de persona, uma vez que para conseguir os resultados almejados, é necessário focar a sua estratégia de comunicação no público correto, tornando o seu conteúdo mais assertivo e relevante para a sua persona.
#9 Série: Breaking Bad (Vince Gilligan – 2008)
Breaking Bad foi uma premiada série que retrata a vida do químico Walter White, um homem brilhante frustrado por dar aulas para adolescentes do ensino médio, enquanto lida com um filho sofrendo de paralisia cerebral, uma esposa grávida e dívidas intermináveis. Ele, então, é diagnosticado com um câncer no pulmão – o que o leva a sofrer um colapso emocional e abraçar uma vida de crimes para pagar suas dívidas hospitalares e dar uma boa vida aos seus filhos.
Ao longo de toda a série, o personagem passou por diversas fases, de mocinho a vilão, de professor de química à mega traficante de metanfetamina. Toda essa transformação leva a pensar sobre as mudanças de comportamento da persona no marketing de conteúdo durante o tempo e a necessidade de modificar suas dores periodicamente.
Definir e conhecer a persona resulta em uma comunicação mais transparente e incisiva, que aumenta potencialmente os resultados e estreita os laços entre o cliente e a empresa. Sua produção exige muita pesquisa, entrevistas e estudos sobre quem consome seu material.
Caso esse seja seu desafio, a Motor pode ajudar!