Confira aqui 4 dicas para gerar mais leads para a empresa de tecnologia
No inbound marketing, para alguém comprar um produto ou contratar um serviço precisa, necessariamente, passar antes por três etapas: 1) ser atraído pela marca, 2) converter-se como um cliente em potencial e 3) se relacionar com a marca até que esta conexão se transforme numa união de confiança e resulte na compra ou contratação do serviço. Estes três momentos podem ser representados por um funil de vendas.
Este fluxo tem a capacidade de transformar um consumidor ocasional em um cliente fiel. Mas como provocar interesse para que alguém possa acionar o primeiro gatilho do fluxo? Este post traz quatro táticas para você incluir na sua estratégia de marketing de conteúdo a partir de hoje.
1 – SEO
Uma das principais lições do inbound marketing é focar a produção de conteúdo no comportamento dos usuários. Uma pergunta importante que pode auxiliá-lo nesta tarefa é: quais os termos que pessoas estão digitando nos buscadores para chegar a uma solução como a sua? Por exemplo, se a sua empresa de tecnologia oferece soluções como um software focado na área de Recursos Humanos, como você estabeleceria as palavras-chave para o conteúdo?
O Google oferece ferramentas gratuitas para mapear quais são são as palavras-chave mais procuradas. Com o Trend, por exemplo, é possível comparar as palavras escolhidas e tornar a definição mais assertiva. Veja na prática como funciona a pesquisa:
Se, mesmo após a consulta, você tiver dúvida de qual palavra-chave utilizar, o Keyword Planner do Google ajuda você a mapear os termos mais apropriados para o seu negócio de acordo com o segmento. Outras ferramentas que também te auxiliam nesta tarefa são Keyword Tool e o Keyword Revealer.
É importante executar o trabalho de SEO, ou seja, de otimização do conteúdo do seu site, considerando os mecanismos de busca. Para isso, é preciso incluir em seu site e blog, textos que mencionem e destaquem as palavras-chave definidas. Gradativamente, os buscadores associarão os novos termos com as pesquisas já realizadas para que as pessoas o encontrem com mais facilidade.
2 – Social plug’ins
Parece não fazer muita diferença, mas os social plug’ins, aqueles botões para compartilhar o conteúdo do seu blog nas redes sociais, muito comuns em plataformas como o WordPress, podem ampliar o alcance do seu negócio. Segundo a pesquisa Futuro Digital em Foco Brasil 2015 (Digital Future Focus Brazil 2015), realizada pela comScore, 45% dos brasileiros gastam 650 horas em média por mês nas redes sociais, 60% a mais que todo o restante do mundo e é importante que sua marca esteja onde as pessoas estão.
Muitas vezes os social plug’ins nem são lembrados na estrutura de um blog. Necessita-se, no entanto, enxergá-los de maneira estratégica e entender em quais redes sociais a presença da sua empresa de tecnologia faz sentido. Isso impedirá que sua página fique poluída visualmente, com muitas opções diferentes de compartilhamento, sendo que algumas delas podem até ser desconhecidas para o seu público-alvo. Veja como a TOTVS aplica os social plug’ins:
Fonte: http://blog.totvs.com/bloco-k-e-agora/
3 – Publieditorial
Uma das formas mais eficazes para atrair leads digitalmente é o post pago, ou tecnicamente: publieditorial. Na prática, funciona assim:
- Baseado no segmento do seu negócio, identifique quais são os sites, os blogs especialistas e outras iniciativas digitais (podcasts, canais do youtube, fanpages) que são referências neste tema;
- Entre em contato com o responsável pelo canal e peça o media kit, ou seja, o material que irá apresentar a você quem é o público deste site (qual a faixa etária, qual o gênero predominante, entre outras características) e os respectivos valores para você divulgar sua marca naquele espaço;
- Desenvolva um conteúdo ou um anúncio que transmita, da maneira mais impactante possível, as qualidades da sua solução.
O publieditorial é uma prática comum às novas marcas que precisam divulgar um lançamento ou uma solução específica. Como a mensagem precisa de penetração imediata, investir no canal certo, que já conta com um público-alvo interessante, torna sua ação mais assertiva. A chance de gerar leads é maior.
4 – Grupos de discussão
A nova tendência das marcas é investir esforços em fóruns e grupos de discussão em redes sociais. Isso para ganhar espaço na cabeça dos usuários, que cada vez estão mais contra à mensagem: compre, compre e compre mais. Além disso, está cada vez mais difícil para marcas conquistarem espaço em redes sociais que, já mencionamos neste post, representam boa parte do dia a dia dos brasileiros. As formas de pagar para ser visto no Facebook, por exemplo, estão cada vez mais limitadas, por isso, uma estratégia orgânica de participação ativa de grupos de discussão em redes sociais ou fóruns é muito importante.
Dentro destes locais privados, onde novos usuários entram apenas com consentimento dos administradores, existe um espaço interessante de colaboração e troca de conhecimento. Em meio ao bombardeio de informações na timeline, os grupos de discussão, geralmente focado em um determinado assunto, representam a paz que os usuários precisam para construir discussões relevantes e profundas com outros usuários. E por que não participar destes diálogos e estimulá-los?
Nós, da Motor de Conteúdo, somos especialistas em marketing de conteúdo para empresas de tecnologia. Se você gostou das dicas que demos neste texto e quer explorar outras estratégias para captar leads para sua empresa, conte conosco!