Beatriz, que é gerente de marketing de uma empresa de TI desenvolvedora de softwares, já sabe as vantagens do marketing de conteúdo para empresas do segmento de tecnologia. Depois de estudar a fundo o assunto e conhecer as melhores práticas, ela conversou com vários colegas de outras empresas do segmento, que compartilharam suas experiências e resultados positivos.
Empolgada com as possibilidades, Beatriz pensou em iniciar o processo do marketing de conteúdo, através da produção de peças de conteúdo pelo seu próprio departamento. Porém, depois de avaliar com calma, entendeu que esse não seria o melhor caminho. Ocorre que o departamento de marketing já possui uma extensa lista de atribuições, e seria um desafio gigante produzir conteúdos internamente para alimentar os canais de divulgação como o blog da empresa, a newsletter, e os canais de redes sociais Facebook, Twitter, Slideshare e LinkedIn.
Internamente, na empresa, Beatriz sabe que pode contar com a ajuda de pessoas do time de produto e desenvolvimento, e também das áreas de tecnologia e inovação. Porém, por mais que tenham vontade em ajudar e falar de assuntos interessantes para o público da empresa, estas não conseguem dar foco à produção de conteúdo de alta qualiade e com continuidade pois são cobradas por outras metas corporativas. Além disso, existem outras barreiras como:
- É difícil para quem respira tecnologia, traduzir os temas em liguagem que não seja técnica;
- Boa parte das pessoas da empresa não possui contato com o cliente final, dificultando a tradução do que fazem em linguagem atraente;
- Falta de tempo para a produção de conteúdo;
- Produção de conteúdo pontual (ou seja, quando dá) sem continuidade e sequência.
Ocorre que não é só isso: existem outros desafios. Beatriz já entendeu que, existe um trabalho muito importante que é preciso ser feito antes de iniciar o desenvolvimento de conteúdo para ter o melhor resultado com o Inbound Marketing. É preciso conhecer bem a audiência da sua empresa.
Todos estes desafios, deram a Beatriz a certeza de que ela estava diante de uma grande oportunidade. Exatamente! Fazer o marketing de conteúdo não é difícil. Difícil mesmo é fazer com qualidade, na linguagem certa para a audiência certa. Que é um trabalho pautado no acompanhamento ininterrupto dos resultados, na busca melhora contínua.
Quando se viu diante deste cenário: de um lado muitos desafios para começar a produzir conteúdo, e do outro, a riqueza de informações sobre como as soluções da sua empresa podem ajudar as pessoas a ter mais qualidade no seu dia a dia, Beatriz entendeu que precisava de ajuda. Buscou apoio de profissionais especializados em marketing de conteúdo para o segmento de tecnologia. A partir daí, ficou muito mais fácil. Conteúdos contínuos e sequenciais para as diferentes audiências das suas diferentes soluções.
Se sua empresa também precisa de uma mãozinha para obter melhores resultados por meio do marketing de conteúdo, conte com a Motor! Nosso objetivo é tornar conteúdo sobre tecnologia leve e interessante para sua audiência.