O número de visitas ao seu site aumentou muito nos últimos meses. Sua base de contatos de leads está bem servida. Ainda assim, você está quebrando a cabeça para tentar entender porque a taxa de conversão não evolui? Todo o trabalho que seu time de marketing tem realizado com o objetivo de aumentar a geração de leads, aumenta – incontestavelmente – a expectativa e até a necessidade de melhorar as taxas de conversão, certo?
É hora de parar e analisar alguns fatores principais do marketing de conteúdo, que geram impactos diretos na conversão de suas vendas:
- Você produz conteúdo, porém, sem observar a estratégia da jornada de compras!
Ótimo! Você implementou uma estratégia de marketing de conteúdo, que vem gerando leads para sua empresa. Mas não está atento a nutrição destes leads. Com base na jornada de compras de sua audiência, você precisa cativar e engajar, por meio de conteúdos muito bem direcionados.
Como alertado no post SEU BLOG TRIPLICOU A GERAÇÃO DE LEADS, E AGORA?, é fundamental que você se organize para não deixar estas visitas escaparem entre seus dedos.
É importantíssimo conhecer a jornada de compras do seu cliente, e fazer uso dela para planejar campanhas de nutrição, enviando a ele o tipo de informação mais relevante e no momento certo. Quando não qualificado, o cliente não toma conhecimento da sua solução, nem consciência real do problema que ele tem, o que reduz consistentemente as chances de fechamento do negócio.
- Nos seus conteúdos, você não usa as palavras-chave certas!
As palavras-chave são “chave” por que trazem diferencial para o seu conteúdo. Para ser eficiente junto aos buscadores, é pré-requisito que seja feito um excelente uso das palavras-chave.
Veja: não significa que você deve repetir incansável e indiscriminadamente a mesma palavra no decorrer dos seus conteúdos. É saber explorar e otimizar o uso delas de forma consistente e relevante, ajudando os buscadores a encontrar você e suas soluções.
Quanto mais seus leads encontrarem você e seus conteúdos, durante suas pesquisas, mais eles se engajarão com sua sua marca, e mais claro ficará que você entende daquele assunto. Seu lead irá considerar sua empresa como um grande aliado para resolver seus problemas. Certamente, quando ocorrer a abordagem de vendas, seu lead estará muito maduro, e as chances de fechar o negócio, muito maiores.
- Você ainda não conseguiu conhecer profundamente sua persona!
Ah, a persona! Seus conteúdos giram em torno dela, então você precisa conhecê-la.
Desenvolvendo as personas de seu negócio, você consegue entender com profundidade sua audiência, suas necessidades e anseios. Isto facilita muito a abordagem que você usará em seus conteúdos, ajuda a identificar o tema mais relevante, e a utilizar as palavras e argumentos certos, que atingirão sua audiência em cheio.
A persona deve ser presença frequente no desenvolvimento dos conteúdos, além de ajudar também no momento de pensar novos serviços e produtos que sua empresa pode oferecer. Com as ofertas certas e abordagem personalizada, fica muito mais fácil atrair e reter clientes.
Analise o cenário do marketing de conteúdo em sua empresa de tecnologia e verifique se é hora de tomar ações em relação aos itens mencionados acima, e assim acelerar seu ciclo de vendas e aumentar sua taxa de conversão.
Para mostrar mais sobre os resultados do marketing de conteúdo, preparamos um super infográfico para você!