UX Writing: sua empresa precisa de um?

Tecnologia e inovação

UX Writing: sua empresa precisa de um?

30 de março de 2021

A experiência do usuário precisa de atenção redobrada, por isso toda empresa tech tem um UX Designer. E o UX Writing é uma prioridade para o seu negócio também?

Todas as empresas de tecnologia precisam de interfaces para solucionar os desafios de seus clientes. Entre o problema e uma solução existe a tela de um dispositivo. Nela, estão dispostos elementos visuais, que podem ser formas e até mesmo palavras. Estas ficam sempre em segundo plano, certo? Por isso, precisamos prestar mais atenção na linguagem escrita que levará os clientes da empresa tech a tomarem ações.

Existe uma linguagem além da programação que também é muito importante para a Experiência do Usuário, a escrita. Por isso, a UX Writing está em alta no mercado de tecnologia. Depois do profissional de UX Design, o de escrita das interfaces tem ganhado cada vez mais destaque.

Será que você precisa de um UX Writing na sua empresa para criar interfaces mais intuitivas?

Analise a sua empresa e saiba como resolver esse gargalo. Para isso, vamos dar algumas dicas neste post.

Como saber se você precisa de um UX Writing?

Trabalhar com tecnologia é sinônimo de resolver desafios para os clientes, sejam eles consumidores finais ou outras empresas. Mas não existem fórmulas prontas para alcançar a excelência. A tentativa e o erro fazem parte do processo. Fazer, testar e refazer é um ciclo que jamais termina — e se acaba, decreta o fim da empresa tech.

Melhoria contínua, DevOps, usabilidade andam sempre juntas, assim como conflitos entre back e front end. Por isso, a empresa de tecnologia precisa de profissionais que trabalhem a Experiência do Usuário e entendam de desenvolvimento e programação. O UX Designer deve traduzir em formas e símbolos a estrutura. Já o UX Writing precisa indicar ações aos usuários e explicar a solução quando símbolos e imagens visuais não forem suficientes.

Confira os cinco sinais de que você precisa de um UX Writing:

1 – O design está sempre sendo atualizado, mas o texto não

Todos os dias existem demandas de alteração para serem implementadas pelos UX Designers, mas nem sempre elas envolvem alteração de texto. Mudam-se as cores, formas, tamanhos, posições, ícones, no entanto, o texto sempre permanece igual.

2 – São feitos testes A/B para redefinir apenas cores, formas, posições de botão

Para saber se uma alteração deve ser feita, podemos fazer testes com variantes A/B. Ao alterar botões, por exemplo, deixamos que 50% dos usuários vejam a forma antiga e que o restante veja a nova. A variante que tiver maior número de cliques provavelmente é a opção que mais atrai o usuário.

3 – O UX Designer é cobrado a participar ativamente da escrita e revisão

Sabemos que ser transdisciplinar é fundamental para trabalhar em uma empresa de tecnologia. Mas o UX Designer não pode ser cobrado por desempenhar a função de escrita do site. Contribuir com ideias faz parte, mas ser encarregado da escrita ou alterar deliberadamente o texto não é adequado. Afinal, se for retirada uma palavra-chave do site, é possível que isso impacte o ranqueamento. O mesmo vale para a troca de dashboard por painel dentro de um botão. O Designer deixou o botão menor e precisava de uma palavra menor? Tem, então, que pensar em outra solução com a ajuda do UX Writer.

4 – Os mapas de calor do site e da solução são frios onde deveriam gerar mais acesso

Parece que o usuário não interage muito com a sua solução. Mesmo que você altere cores, usando tons mais chamativos onde o olhar deveria ser levado, nenhuma ação é executada. Já pensou que pode ser falta de texto ou de uma palavra mais imperativa, que conduza o usuário a realizar uma ação? Isso é bem comum, então sempre que analisamos mapas de calor, precisamos considerar além das formas, as palavras que usamos para descrever as ações que devem ser executadas.

5 – Existem sessões, páginas, dashboards e recursos que nem são usados

A partir da lógica dos mapas de calor, certamente você percebe que existem muitas sessões frias no seu site ou na sua solução. Isso ocorre por vários motivos. O primeiro que vem à sua mente seria falta de interesse do usuário. Mas é papel das interfaces gerar esse interesse. No entanto, não existe essa visão mais “marketeria” na área de Experiência do Usuário, pois os profissionais dedicados a fazer alterações de usabilidade têm outras demandas. 

Quem é o profissional ideal de UX Writing

A escrita de uma solução precisa desempenhar alguns papéis para o usuário, como:

  • Atrair
  • Conduzir
  • Informar 
  • E ajudar

Para ter o poder de desempenhar todas essas ações, o profissional de UX Writing precisa dominar a linguagem escrita, além de compreender muito sobre desenvolvimento e programação. Quem mais se aproxima desse perfil na empresa de tecnologia é o profissional da área de marketing e comunicação.

Mas se na sua empresa, essas funções já estão sobrecarregadas e não conseguem assumir mais as tarefas de UX Writing, talvez você precise de um profissional exclusivamente para isso ou de uma parceria.

Quando escolher um profissional?

Existem alguns indícios de que se sua empresa pode se beneficiar mais ao escolher um profissional exclusivamente para cuidar da UX Writing. Se:

  • Sua empresa desenvolve mais de uma solução tech.
  • O índice de satisfação do cliente é baixo.
  • Existem novos projetos de software para serem desenvolvidos.

É sinal de que uma pessoa deve centralizar as estratégias de escrita da solução e do site. E o ideal é que seja alguém com experiência em marketing e tecnologia. Mas mesmo contratando um único profissional ou até um time todo para escrever suas soluções, tem horas que a demanda aumenta. Aí é o caso de escolher uma parceria.

Quando escolher uma agência de conteúdo terceirizada?

A agência terceirizada pode ajudar empresas que encontram gargalos na UX Writing, sejam elas criadoras de uma única solução ou de várias. No momento de avaliar uma agência de conteúdo terceirizada, considere se ela tem especialização no ramo de tecnologia, pois isso é fundamental para evitar retrabalhos e ter mais sucesso.

Além da especialidade da agência ser tecnologia, você deve avaliar as formas de contratação dos serviços. Contratos de longa duração com fee mensal podem não ser tão estratégicos no momento. Então, veja se a agência tem um plano sob demanda. O que facilita a aquisição de serviços de UX Writing qualificados sem comprometer o orçamento e o planejamento da empresa de tecnologia.

Quer ter o melhor UX Writing à sua disposição? Explicamos como neste artigo.

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