A Motor Tech Content sempre foi Home Office e pode ajudar você a trabalhar de casa, com dicas que realmente funcionam.
Antes da chegada do novo Coronavírus no Brasil, trabalhar home office era uma medida ainda pouco adotada por aqui. Porém, para achatar a curva de contágio pela Covid-19, o isolamento social é a medida mais recomendada. Por isso, o trabalho remoto e a suspensão das atividades presenciais em empresas consideradas não essenciais foi amplamente adotado.
Na Motor Tech Content (nós!), somos especialistas em marketing de conteúdo para negócios de tecnologia e trabalhamos de forma remota desde a criação da empresa. Usando plataformas digitais e outras opções trazidas pela tecnologia, engajamos e capacitamos nosso ecossistema, atendemos nossos clientes e fazemos nossas entregas.
Mas para muitos essa forma de trabalho ainda é novidade. Por isso resolvemos trazer algumas dicas do nosso time para ajudar o seu a superar os desafios nesta fase de adaptação.
Principais assuntos desta postagem:
Dica 1: Busque formas de se conectar com as pessoas
Trabalhar home office não quer dizer trabalhar sozinho. Para aproximar as pessoas em escritórios virtuais é preciso comunicação, colaboração e conexão. Por isso listamos algumas ideias que você pode aplicar:
- Faça um alinhamento semanal com o time para planejar as demandas;
- Distribua as tarefas com seus respectivos responsáveis;
- Use uma ferramenta de gestão para acompanhar o andamento dos projetos, como o Trello, Asana, Teamwork, entre outras;
- Programe videochamadas periodicamente com o time para trocar feedbacks. Vocês podem plataformas como o Google Hangouts ou o Zoom;
- Utilize a comunicação assíncrona, ou seja, quem manda e quem recebe a mensagem pode manter relacionamento na medida em que tenham tempo disponível. Alguns exemplos são chat e e-mail.
Ao colocar como prioridade a comunicação com os colegas de trabalho, você pode estabelecer uma rotina. Confira como fazemos isso.
Dica 2: Defina uma rotina diária
É muito comum para quem não está acostumado com o home office se enganar quanto aos horários de trabalho e rotina em casa. Na verdade, para trabalhar com produtividade e qualidade de vida em casa, é preciso o dobro de rotina. Caso contrário, as tarefas da sua casa, da sua vida pessoal e do seu trabalho vão se misturar e você vai se ver cada vez mais sem tempo e mais cansado.
Por isso, crie uma rotina com:
- Horário para começar a trabalhar;
- Estabeleça pequenas pausas durante o dia com horário pré-definido e use a técnica de Pomodoro, dividindo a rotina em períodos de 25 minutos de trabalho seguidos de descansos breves (cronometre aqui, com Tomato Timer);
- Horário para encerrar o expediente. Lembre-se: trabalhar home office não é trabalhar o tempo todo.
É importante dedicar um tempo para você mesmo antes de começar a trabalhar. A sua rotina matinal pode influenciar na sua motivação e desempenho ao longo de todo dia. Alimente-se bem, pratique alguma atividade física e veja como você vai começar muito melhor seu dia de trabalho em casa.
Dica 3: Seja disciplinado
Trabalhar em casa tem suas vantagens e armadilhas. A flexibilidade de horário é a maior delas. Você ganha liberdade, mas precisa é preciso ter sabedoria para ser livre. Por isso, desenvolver a disciplina é fundamental para não perder constantemente para a procrastinação, muito tentadora em alguns momentos do home office.
Se você estabelece uma rotina, mas não a cumpre, é provável que falte disciplina. Mas cumprir com rigor os horários disciplina torna você mais livre, porque vai sobrar tempo para curtir aquela série sem deixar de cumprir com todos os compromissos.
Sabe o que é bom para isso? Escrever em um mural, papel ou até colar na geladeira a lista da rotina. Assim, cada vez que você fugir dela pela casa, vai se lembrar que precisa voltar a ter foco.
Dica 4: Organize o ambiente de trabalho
Organizou a rotina. Está desenvolvendo a disciplina. Mas a sua mesa de jantar virou um campo de batalha. Cada um disputa um pedaço e quem ganha é a bagunça.
Saiba que um local de trabalho desorganizado causa confusão e estafa mental. Por isso, é importante que, dentro do possível, você escolha um ambiente da casa para ser “seu escritório”.
No início dessa experiência, trabalhar na cama, de pijama ou no sofá pode fazer você se sentir bem. Mas procure escolher um local com menos circulação, e combine isso com quem divide a casa com você, inclusive com seus filhos (se tiver).
Você não precisa necessariamente ter um escritório todo projetado por arquitetos, mas é ideal ter um local dedicado para o trabalho, de modo que seu cérebro (e sua família) saiba que ali é lugar de concentração e produtividade.
Busque manter suas coisas organizadas e a mesa livre, apenas com o essencial. Além do computador, você deve manter a lista de tarefas sempre por perto.
Dica 5: Liste as tarefas principais do dia e da semana
Para não se perder em meio às demandas e acabar desenvolvendo ansiedade, é importante ter controle das tarefas, listando-as por ordem de prioridade. Reserve um momento para listar todas as atividades importantes da semana. Domingo à noite, segunda-feira de manhã, sexta-ao final do expediente. Você define quando, mas não deve deixar de fazer essa lista.
É importante, ao listar tarefas, colocá-las em ordem de execução. Assim, quando voltar de um intervalo, você retoma ou começa uma atividade, sem aquela sensação de esquecimento. Não importa que a lista seja feita em papel ou em aplicativos, marque sempre as tarefas concluídas. É algo simples mas que traz muita satisfação e serve como recompensa para o esforço de ter e cumprir uma rotina com disciplina.
Dica 6: Dê significado aos momentos de pausa
Trabalhar em casa pode se transformar em sobrecarga mental se você não souber dosar o trabalho. Ficar sentado durante muitas horas é prejudicial para a saúde do corpo, gerando dores musculares e lesões ao longo do tempo. Os intervalos, seguindo ou não a técnica de Pomodoro, precisam ser de movimento do corpo e descanso da mente.
Sabe a ginástica laboral? Faça alguns exercícios básicos. Tem vários vídeos no Youtube sobre isso. Também é importante caminhar pela casa. Se você tem plantas, use o intervalo para regá-las. Faça um lanche. Dê atenção aos familiares. Faça uma videochamada com amigos.
A gente sabe que essas são ideias simples e até óbvias. Mas no home office, a gente esquece disso. E se você começou na rotina de teletrabalho e não tem um passatempo, está na hora de buscar um.
Dica 7: Tenha hobbies e preencha as pausas com eles
Você gosta de ler, praticar atividades físicas, jogar games, desenhar, fazer trabalhos manuais? Todos esses são hobbies que podem ser incluídos ao longo do seu dia para distrair e curtir seus momentos de pausas. Quando esses momentos fazem parte da rotina, sua produtividade é maior e você fica até mais feliz.
Os hobbies também são importantes para começar e terminar o trabalho. Você pode por exemplo, iniciar o dia com exercícios físicos e finalizar o período de trabalho com um momento de meditação. Hoje em dia, a tecnologia ajuda a guiar essas práticas, basta baixar alguns aplicativos.
Dica 8: Treine a sua concentração
Muitas são as distrações em casa, ainda mais nesse período de quarentena, principalmente para quem tem filhos. Para ser produtivo no home office é fundamental desenvolver a habilidade da concentração.
Desligue as notificações do celular. Deixe a televisão desligada. E avise aos seus familiares seu horário de trabalho, para que eles só o interrompam em casos de extrema necessidade.
Já tentou ouvir uma playlist de concentração? Tem várias no Youtube e no Spotify. A Tania Dagostim, uma das sócias da Motor Tech Content, usa e recomenda esta playlist no Spotify, chamada “Concentração Perfeita”. No Youtube, recomendamos essa seleção de músicas relaxantes: são 3 horas de sons instrumentais que se fundem aos da natureza.
Dica 9: Use e abuse das tecnologias
Ninguém precisa se sentir isolado trabalhando no estilo home office, pois a tecnologia é uma excelente aliada para aproximar e conectar pessoas à distância. Além de conectar, ferramentas e plataformas digitais ajudam a otimizar o tempo, ser mais produtivo, focado, organizado e ágil.
Quem trabalhar remoto pode e deve contar com algumas tecnologias. Confira algumas delas:
- Google Drive:cria e armazena documentos, permite edição de maneira colaborativa e salva automaticamente as alterações;
- Slack: ferramenta de comunicação para times remotos.
- Mindmeister: cria mapas mentais para organizar as ideias. Permite diversos usuários para brainstorming.
Dica 10: Integre processos de marketing de conteúdo
Para quem trabalha com marketing de conteúdo é fundamental também contar com uma ferramenta que integre os processos do time, com dinâmica, agilidade e eficiência.
A Motor, como uma especializada em produzir conteúdo para negócios de tecnologia, tem em seu ecossistema tech de produção de conteúdo uma plataforma própria que conecta seus makers (especialistas em criação de conteúdo de tecnologia) com as demandas das empresas que precisam dos melhores conteúdos para alimentar suas estratégias de inbound marketing.
Qualquer empresa tech pode acessar o ecossistema de produção que oferece planos on demand, ou seja, a empresa pode comprar créditos quando existir a necessidade de produzir algum material.
E como a plataforma online e gratuita, você pode integrar todo o processo de produção de conteúdo e estimular a produtividade do time, mesmo remotamente.
Conheça a plataforma Motor Tech Content e saiba como sua empresa tech pode se beneficiar com o home office e a integração de processos na produção de conteúdo no marketing de tecnologia.
Gostou das dicas para o seu momento de home office ser mais proveitoso? Agora conheça ferramentas que tornam a rotina de trabalho remoto mais produtiva.