O marketing de conteúdo é muito importante para as empresas de tecnologia e as redes sociais são ótimas vitrines para divulgação de conteúdo relevante publicado nos blogs corporativos. A Ion Interactive divulgou um infográfico que mostra que 92% das ações de marketing são reproduzidas nas mídias sociais, e 94% delas são compartilhadas especificamente no LinkedIn. Uma forma muito bacana de participação nessa rede, são os grupos de discussão. Nós inclusive já escrevemos sobre como destacar sua empresa de tecnologia nos grupos do LinkedIn.
Mas o que fazer se os grupos dos quais sua empresa participa estiverem muito parados, sem novos debates? Confira abaixo dicas valiosas de como sua empresa pode engajar as pessoas nos grupos, gerar troca de ideias e estimular o fluxo para o seu site (ou blog):
#1 Você pode perfeitamente iniciar debates.
Se o grupo está meio parado, dê o primeiro passo: lance um tema pertinente, faça perguntas ou peça opiniões sobre uma publicação anterior. O importante é instigar o interesse do público e trazer movimento. Assim você gera engajamento e durante o debate pode apresentar, por exemplo, um post do blog da sua empresa, gerando tráfego para o seu site. Veja aqui como operacionalizar essa ação.
#2 Compartilhe links interessantes para o grupo.
Ofereça informações prévias ou um pequeno resumo sobre o assunto, como uma isca para aguçar a curiosidade dos leitores. Tente estabelecer uma relação direta do seu conteúdo com um tema que esteja em evidência – e que tenha relevância para o grupo, é claro! – ou com algum debate que o grupo já tenha realizado. As chances de atrair o interesse e iniciar uma conversa sobre o assunto são bem grandes! Ah, isso vale para materiais disponíveis no seu blog, ou portais de notícias como Valor Econômico, Revista Exame, Computerworld, entre outros. Para saber como compartilhar os links, clique aqui.
#3 E por que não falar de carreira?
Lembre-se: o LinkedIn é uma rede profissional, e nas páginas dos grupos, existe inclusive a guia “Vagas”, justamente para compartilhar informações sobre oportunidades em aberto nas empresas. Analise essas informações identificando assuntos relevantes para iniciar debates sobre carreiras e perfis profissionais. Se sua empresa fornece uma solução de BI (Business Intelligence), você pode iniciar um debate sobre o perfil do Gestor de Informação, por exemplo. Vale falar sobre cursos de atualização, eventos interessantes para networking, entre outros aspectos. Outra opção é mostrar como O BI facilita seu trabalho diário e pode ajudar na sua evolução profissional.
#4 Acompanhe sempre o desempenho das suas ações.
Toda ação empresarial tem um objetivo, certo? Ter presença no LinkedIn, não é diferente. Você precisa acompanhar o desempenho e interpretar os resultados para direcionar suas ações. Consulte o painel que fica do lado direito da tela, e avalie o nível de contribuição da sua empresa, em cada grupo que participa. Assim, você administra suas interações e se mantém ativo.
Sua empresa pode, e deve, fomentar debates para movimentar os grupos para se tornar autoridade no seu segmento. Que tal jogar um tema em pauta para animar um pouco e ainda gerar mais fluxo para o seu site? Aí está uma excelente maneira de impulsionar o marketing de conteúdo da sua empresa de TI.