O marketing de conteúdo, pode ser trabalhado em um mundo de possibilidades. São blogs, links patrocinados, email marketing, landing pages, entre outros, e mais todos os mecanismos disponibilizados pelo Google, como Analytics e Adwords.
São mesmo muitas as opções e você só terá ganhos com elas, se não se perder no dia a dia e deixar de lado algumas tarefas muito importantes.
Que tal fazermos uma lista das que devem fazer parte da sua rotina, por que são essenciais para manter a cultura do marketing de conteúdo viva em sua empresa de tecnologia?
#1 Determine um investimento em marketing de conteúdo!
Durante o planejamento de marketing de sua empresa, considere um investimento específico no orçamento para trabalhar com marketing de conteúdo. Esta ação é muito importante, para que o marketing de conteúdo tenha espaço e importância e possa ser tratado como prioridade.
É preciso produzir um conteúdo com qualidade e considerar os canais que serão utilizados para divulgação e crescimento de sua audiência.
#2 Faça um bom plano editorial!
Este é um passo importantíssimo. Este plano precisa estabelecer claramente quais os objetivos a serem alcançados pelas ações, como geração de mais leads ou fidelização da audiência.
Tais objetivos, como ocorre em qualquer planejamento estratégico, devem vir acompanhados de metas quantitativas e possíveis de ser atingidas, para manter o time motivado a alcançá-las e para nortear ações corretivas, caso necessário.
Faça exercícios para gerar idéias sobre os conteúdos é uma prática excelente! Porque? É por meio destes exercícios que você e seu time irão identificar conteúdos relevantes para sua audiência
Importante: fique atento aos objetivos traçados ao selecionar os temas para os conteúdos, eles precisam estar alinhados.
#3 Revise constantemente seu plano editorial!
Acompanhar as tendências do mercado e buscar novas idéias baseadas nas novidades é necessário para que seu conteúdo esteja sempre atual e faz toda a diferença para conquistar sua audiência.
Fazer um bom acompanhamento dos resultados obtidos por meio das ações que foram planejadas inicialmente, permite que você corrija qualquer desvio, e continue obtendo os ganhos que o marketing de conteúdo traz!
Se necessário, faça um check-list pra seguir em suas reuniões períódicas de revisão do plano editorial. Assim é mais fácil garantir que você não vai esquecer de nada importante!
Viu só! Não basta criar conteúdo. Para ser efetivo, é preciso tratar alguns pontos muito importantes para garantir a assertividade do que será produzido.
Desta forma você atinge a sua audiência com um bom conteúdo, utilizando os melhores canais e em acordo com a estratégia da sua empresa.
Pense nisto para o próximo planejamento!
Se quiser compartilhar sua experiência conosco ou trabalhar conosco seu marketing de conteúdo, será um prazer.