O marketing de conteúdo veio para ficar, afinal, significa mais resultados com menos investimento. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo consiste em educar, adquirir e engajar clientes, parceiros e colaboradores também. O conteúdo pode ser produzido em diferentes formatos como white papers, ebooks, posts de blog, notícias, vídeos, guias, artigos, infográficos e outras opções.
Os objetivos com o marketing de conteúdo podem ser diferentes, ou ainda, sua empresa pode ter mais de um objetivo. Os mais comuns são: aumentar o número de visitantes no site, converter o número de visitantes em leads qualificados ou tornar a sua marca mais conhecida. Nós já falamos aqui no blog sobre marketing de conteúdo nas empresas de tecnologia que é um caminho para ajudar você entender melhor.
É momento de planejar, escolher as soluções sobre as quais você vai falar, quem é a audiência, em que formato e com qual frequência. E não é só isso, é preciso definir em quais canais o conteúdo será promovido e como será feita a mensuração dos resultados.
Se a sua empresa fornece soluções para a área da construção civil, por exemplo, você vai desenvolver conteúdo para esta oferta objetivando alcançar o engenheiro e o diretor financeiro das construtoras. Para esta audiência, um tema importante é a gestão do fluxo de caixa. No momento de planejar a produção do conteúdo é preciso pensar nas etapas, como no funil de vendas. Você pode apresentar primeiro um conteúdo que eduque sobre a importância de ter um fluxo preciso. Na sequência outro que sensibilize o leitor informando que a tecnologia ajuda muito a automatizar este processo. Depois, um terceiro que faça com que ele avalie as opções disponíveis e o que ele deve avaliar antes de adquirir a solução. Ao mesmo tempo, você prepara um conteúdo de capacitação para o time de vendas apresentando os argumentos principais no momento da venda da solução de fluxo de caixa.
Fique atento, afinal, o marketing de conteúdo tem tudo para ser o grande motor para gerar novos negócios. Porém, antes é preciso conhecer bem os seus processos. Aliás, uma boa dica é fazer a leitura do nosso ebook: “10 dicas para começar já a produzir conteúdo e gerar excelentes leads”. Se precisar de ajuda na sua campanha, conte com a Motor de Conteúdo, será ótimo atendê-lo.