Ferramentas home office: ajude o time de marketing

Tecnologia e inovação

Ferramentas home office: ajude o time de marketing

6 Minutos

3 de abril de 2020

Sua empresa adota o modelo remoto de trabalho, mas ainda enfrenta falta organização e produtividade? Confira algumas ferramentas home office que podem ajudar seu time.

O trabalho home office é tendência por todo mundo, mas nunca esteve tão em alta no Brasil como agora. 

Na Motor Tech Content (nós!), somos especialistas em marketing de conteúdo para negócios de tecnologia e trabalhamos de forma remota desde a criação da empresa.

Nós já listamos as principais ferramentas de marketing. Mas nesse post vamos mostrar algumas que usamos eque são destaque para ajudar você e seu time no trabalho remoto. 

Tecnologia a seu favor: ferramentas home office indispensáveis

Trabalhar remoto não quer dizer trabalhar sozinho. A tecnologia é uma excelente aliada nesse processo de aproximação e conexão com o time, além de colaborar na organização e produtividade de cada um. Confira as ferramentas essenciais em cada fase do processo. 

1- Ferramentas home office para se conectar com o time 

São muitas as opções de ferramenta para fazer videochamadas diariamente/semanalmente com o time ou clientes. A maioria delas oferece uma versão gratuita para chamadas com até 10 pessoas. Algumas sugestões:  

  • Skype;
  • Slack;
  • Google Hangouts Meet;
  • Zoom.

Para aproximar as pessoas em escritórios virtuais é preciso comunicação, colaboração e conexão. Marque videochamadas para alinhar a equipe e passar feedbacks diariamente. Essa é uma prática que sugerimos entre as 10 dicas para um Homeoffice mais produtivo. 

2- Ferramentas de organização 

Ter uma rotina organizada e ser disciplinado são características fundamentais para que o trabalho home office seja produtivo e equilibrado. Algumas ferramentas que podem colaborar com essa organização são: 

  • Google Agenda;
  • Trello;
  • Slack;
  • Asana; 
  • Monday.com.

Em todos eles, é possível organizar as demandas por ordem de prioridades e nomear os responsáveis por cada tarefa, além de analisar o andamento dos projetos. Ferramentas como essas concentram as atividades em um único lugar para todo o time e reduz a quantidade de e-mails. Ao terminar cada demanda, dê um check na ferramenta ou na sua lista. Isso aumenta sua sensação de dever cumprido e produtividade. 

Muitos desses apps de organização de processos e fluxos de trabalho são integrados a nuvens gratuitas ou pagas. Elas armazenam os documentos que você está desenvolvendo. Para concentrar os arquivos na nuvem, com acesso rápido a todos os envolvidos e manter a organização das tarefas, recomendamos: 

  • One Drive;
  • Google Drive.

3- Ferramentas para produtividade

A procrastinação no home office é uma tentação constante. Notificações do WhatsApp, TV, email, pessoas conversando; tudo isso distrai e acaba impactando diretamente na produtividade. Quem trabalha em casa precisa desenvolver a disciplina para não perder sempre para a procrastinação, que é normal, mas não deve dominar seu trabalho. 

Portanto, defina seus horários para começar e encerrar o expediente, e estabeleça algumas pausas durante o dia para equilibrar sua vida pessoal e profissional. Algumas ferramentas que podem ajudar cronometrando o tempo de concentração e pausas: 

  • Forest App;
  • Pomodoro Timer;
  • RescueTime;
  • Strict Workflow;
  • Write or Die.

Se o ambiente em que você trabalha em casa tem muito barulho, ouvir música pode ajudar a aumentar sua concentração e produtividade. Para te ajudar nesta missão, recomendamos essa playlist no Spotify e no Youtube. 

4- Ferramentas home office de integração  

Quem trabalha com marketing digital, de conteúdo ou marketing de tecnologia também precisa contar com uma ferramenta que integre os processos do time, com dinâmica, agilidade e eficiência.

A Motor, especializada em produzir conteúdo para negócios de tecnologia, tem em seu ecossistema tech de produção de conteúdo uma plataforma própria. Essa ferramenta conecta os makers (especialistas em criação de conteúdo de tecnologia) a negócios que precisam dos melhores conteúdos para alimentar suas estratégias de inbound marketing.  Falando nisso, a Tania Dagostim, sócia e CMO da Motor, falou em entrevista sobre o tema marketing de conteúdo e Covid-19.

Podcast: Marketing de conteúdo e Covid-19

Sabemos da importância que o conteúdo tem. Por isso, empresas tech podem acessar o nosso ecossistema de forma gratuita, usufruindo dos recursos disponíveis para organizar a produção de conteúdo. É neste ambiente que você gerencia a produção e pode comprar créditos para produzir conteúdo on demand. Nossa plataforma permite a integração de todo o processo de trabalho online, otimizando o tempo e a gestão do time remotamente. 

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