Home, sweet home office: o que fazer para não surtar na quarentena de trabalho

Tecnologia e inovação

Home, sweet home office: o que fazer para não surtar na quarentena de trabalho

7 de abril de 2020

Uma criança de 4 anos invadiu um telejornal ao vivo para chamar a atenção da mãe e acabou roubando a cena nos Estados Unidos. Isso aconteceu no canal NBC. Em outra cena inusitada, a filha do professor Robert Kelly entra na sala em que o pai estava em conversa ao vivo com o âncora do jornal BBC News do Reino Unido.

Bem, se situações inusitadas como essas acontecem com grandes corporações de mídia, diante dos olhos de todos. Então, o que será que pode acontecer nas nossas casas nesse período de home office obrigatório por causa da pandemia Covid-19?

Vamos descontrair?

Temos certeza que com essas semanas de Home Office você já se identifica com cada palavrinha desse texto!

Não se preocupe, o home office é para você também

“Eduardo abriu os olhos, mas não quis se levantar. Ficou deitado e viu que horas eram.” 

I’m sorry, mas quando o assunto é home office, rotina e disciplina são fundamentais. No dia a dia do escritório, as coisas simplesmente vão acontecendo. As reuniões estão marcadas. Seus colegas ao seu redor estão focados em suas atividades. Seus superiores estão lhe solicitando coisas. Os projetos vão acontecendo e tudo flui naturalmente.

Mas quando se está em casa, precisamos nos organizar de forma diferente, ter horários pré-definidos para as atividades do dia e estar em um ambiente apropriado enquanto trabalhamos. 

Ter foco e não não deixar para depois pode ser um tremendo desafio nesse momento. Assim como exigir demais de você e de quem está na sua casa também pode ser “um tiro no pé”.

Como equilibrar tudo isso? 

Porque se organizar é tão importante nesse momento?

A resposta aqui também é simples: visão e compromisso. Com horários delimitados, você se colocará nas atividades certas, nas horas certas. Vai evitar a tal síndrome do estudante, que deixa tudo para última hora, assim como vai conseguir aproveitar melhor o seu dia. 

E veja que as atividades podem ser muitas, como:

  1. Se exercitar;
  2. Cozinhar;
  3. Cuidar dos filhos;
  4. Manter a casa limpa;
  5. Lavar as roupas;
  6. Manter a dispensa em dia;
  7. Manter as atividades da empresa dia.

Portanto, organizar bem a rotina e identificar os melhores momentos para realizar cada uma das tarefas faz toda a diferença. Isso acaba com aquela sensação de que “todos os dias da semana se parecem com domingos” (você já deve ter recebido um meme assim) pouco produtivos. 

Essa sensação, somada a alguma ansiedade que o isolamento social traz em alguns momentos, pode ter impactos não tão bons para seu dia a dia e convívio com a família e colegas de trabalho (mesmo que online).

Para quem tem filhos pequenos em casa, que demandam mais atenção e assistência, vale se organizar para se dedicar às atividades do trabalho nos horários da sone. Também é indicável definir um rodízio entre os adultos que estão na casa: um horário cuida um, outro horário cuida o outro. Para definir essa divisão, é importante analisar as demandas e horários mais adequados às exigências de cada empresa.

Outra ação também pode ser conversar com a criança, montar um cantinho para ela brincar ou assistir a um filme mais próximo de onde os pais estão trabalhando.

Mas esse é um cenário em que não dá para sermos exigentes demais: cada família tem sua dinâmica e cada criança suas necessidades. E algumas situações podem não dar tão certo, por isso é preciso cuidado para não sobrecarregar a todos e gerar um clima de estresse generalizado.

Para quem tem filhos maiores em casa, daí é só questão de organização mesmo. Principalmente para os que estão fazendo homeschooling. Nesses horários, todos podem ficar concentrados em seus compromissos: pais e filhos.

E o que fazer quando você mora com seus pais?

Esse é mais um desafio que alguns estão enfrentando no trabalho remoto. Se para alguns jovens millennials o home office tem se mostrado quase como um bicho de 7 cabeças, imagine como as gerações X ou até Y se adaptam a esse cenário?

Aqui, de novo, vale a delimitação de espaço e horário de trabalho. Caso contrário, rádio e televisão poderão estar ligados, em um volume que pode atrapalhar e muito sua concentração. 

Imagine você no meio de uma videoconferência e aparece sua mãe com um lanchinho ou vindo puxar assunto sobre a novela que está sendo reapresentada, ou sobre algum entrevero entre políticos e jornalistas por causa da Covid-19? 

Por isso, é bom aprender a deixar o microfone no mudo e restringir as imagens em momentos estratégicos. Além de sobrecarregar menos a internet, evita esses plot twists nas suas conferências.

Mas, sim, como dissemos mais acima, imprevistos no home office acontecem, mas se também tivermos um mínimo de disciplina, eles podem ser minimizados.

O lado bom é que se você se organizar, delimitar um local para o trabalho e todos souberem disso você vai conseguir cumprir com suas responsabilidades da empresa, comer a comidinha da mamãe e conversar com seus pais toda dia! 

Cozinha e limpeza podem fazer parte da rotina!

Essa tem sido uma mudança na realidade muitas famílias que não podem contar com o apoio de quem fazia a limpeza ou faxina de suas casas. Sim, diaristas, mensalistas e faxineiros têm também ficado em casa com suas famílias.

Então é necessário um pouco de organização no sentido de colocar na rotina da semana a limpeza da casa, assim como momentos para cozinhar. Mesmo que os delivery para alimentação esteja funcionando, muitas famílias preferem produzir suas refeições em casa.

Mas você pode se programar para cozinhar algumas vezes na semana e deixar algumas refeições prontas. Se possível, congele porções de arroz, feijão, carne refogada, por exemplo, e na hora da refeição complemente com uma saladinha.

E para a limpeza, vale envolver todos os membros da casa. As crianças devem aprender a manter seu quarto organizado, ajudar a tirar o lixo, secar a louça, e assim por diante. Dá para reservar um ou dois períodos da semana para fazer essa atividade de limpeza. A duração desses períodos vai variar de acordo com o tamanho da sua casa ou apartamento, e de quantas pessoas vão poder ajudar.

Está nas suas mãos tomar as rédeas da situação. Preserve o convívio familiar, organize as atividades, incluindo seu trabalho e proteja sua saúde física e mental durante o isolamento social.

E quando você pensar que está só no home office e bater aquela sensação de solidão, pegue o telefone e ligue para os amigos, debruce na janela pra falar com os vizinhos, dê uma volta pelas redes sociais, leia um livro ou aprenda uma coreografia do Fit Dance (não esqueça de filmar e nos mostrar depois)

Comentários